Educação social e infância: perspectivas para uma visão transcultural da cultura
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v5i2.475Keywords:
Educação Social. Infância. Ludicidade. Formação e Atuação.Abstract
This research focuses on the constitutive intricacies of the performance of social educators based on the language of games and recreational activities with children and adolescents in educational institutions associated with public policies and social protection at the national level, called Community and Bond Strengthening Services - SCFVs, in the city of Ivaiporã-PR. The qualitative research was organized as a case study and consisted of interviews with social educators analyzed using Content Analysis. As a result, we can point out that the educators do not have a consistent training in the area, which implies in the lack of consensus on the functions and objectives of the work, and in the lack of recognition as a professional social educator, leading to the development of activities mostly as an occupation of the free time of children and adolescents.
Downloads
References
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BAULI, Régis Alan; MÜLLER, Verônica Regina. Educador social no Brasil: normatização e profissionalização. Chapecó/SC; Editora Livrologia, 2020.
BAULI, Régis Alan; MÜLLER, Verônica Regina. Evolução e perspectivas da normatização da profissão de educador social no Brasil. Convergencias. Revista de educación, v. 2, n. 4, p. 153-171, 2019.
BORBA, A. M. Culturas da infância nos espaços-tempos do brincar: um estudo com crianças de 4-6 anos em instituição pública de educação infantil- 2005. 298 f. Fluminense. Niterói. Tese (Doutorado) Curso de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, 2005.
BROUGERE, G. A criança e a cultura lúdica. Rev. Fac. Educ., São Paulo, v. 24, n. 2, p. 103-116, 1998.
DELGADO, A. C. C. Infâncias e Crianças: o que nós adultos sabemos sobre elas?. Rio Grande, Universidade Federal do Rio Grande, 2003.
FREIRE, Paulo. Educação como prática para libertação. Rio de Janeiro; Paz e Terra, 1967.
MAGER, M. et al. Práticas com crianças, adolescentes e jovens: pensamentos decantados. Maringá: EDUEM, 2011.
MINAYO, M. C. S; DESLANDES, S. F; GOMES, R. (Org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 31. ed. Petrópolis, Vozes, 2012.
MÜLLER, V. R. et al. O brincar das crianças: aproximações às culturas infantis. 2007. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd104/o-brincar-das-criancas-aproximacoes-as-culturas-infantis.htm. Acesso em: 19 mar 2021.
NATALI, P. M. Formação Profissional na Educação Social: Subsídios a Partir de Experiências de Educadores Sociais Latino Americanos. 243f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá. Orientador: (Verônica Regina Müller). Maringá, 2016
NUÑEZ, Violeta. Pedagogia Social: Cartas para Navegar en el nuevo milênio. 2. ed. Buenos Aires: Ediciones Santillana, 2004.
LUZ, Lucas Henrique da. Formação e Atuação de Educadores/as Sociais: a ação educativa com jogos e brincadeiras nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos no municipio de Ivaiporã-PR . Ivaiporã, 2017. Monografia (Licenciatura em Educação Física), Universidade Estadual de Maringá. 2017.
PAIVA, Jacyara Silva de. Compreendendo as Vivencias e Experiências, Produzidas na Educação Social de Rua: Desvelamentos Pertinentes ao Educador Social de Rua. 2011. 245 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.
SARMENTO, M. J. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. Braga: Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho, 2003
SARMENTO, M.J. GERAÇÕES E ALTERIDADE: INTERROGAÇÕES A PARTIR DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA. Educação Social, Campinas, vol. 26, n. 91, p. 361- 378, Maio/Ago. 2005.
SOUZA, Cléia Renata Teixeira de. Educação Social e Avaliação: Indicadores para Contextos Educativos Diversos. 2016. 220 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR, 2016.
SUAS, Censo SUAS 2020, 2020. Disponível em: < SAGI | Censo SUAS 2020 (mds.gov.br)>. Acesso em: 03 mai 2021.
TRIVINÕS, A. N. S. Introdução a pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas. 198
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.