Educação social e infância: perspectivas para uma visão transcultural da cultura

Autores/as

  • Lucas Luz Grupo Marista
  • Paula Marçal Natali pmnatali Universidade Estadual de Maringá
  • Verônica Regina Müller Veremuller Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v5i2.475

Palabras clave:

Educação Social. Infância. Ludicidade. Formação e Atuação.

Resumen

Esta investigación se ha centrado en los meandros constitutivos de las acciones de los educadores sociales basadas en el lenguaje del juego y llo lúdico con niños y adolescentes en las instituciones educativas vinculadas a las políticas públicas y de protección social a nivel nacional, llamadas Servicios de Fortalecimiento Comunitario y de Vínculos - SCFVs en la ciudad de Ivaiporã-PR. La investigación, de carácter cualitativo, se organizó como un estudio de casos y consiste en entrevistas con educadores sociales analizadas a partir del Análisis de Contenido. Como resultado, podemos señalar que los educadores no tienen una formación consistente en el área, lo que implica la falta de consenso sobre las funciones y objetivos del trabajo, la falta de reconocimiento como educador social profesional, provocando que las actividades se desarrollen mayormente como una ocupación del tiempo libre de los niños y adolescentes.

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Biografía del autor/a

Lucas Luz, Grupo Marista

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2018), mestrando em educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professor do Núcleo de Atividades Complementares-NAC do colégio Marista de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Infância, atuando principalmente nos seguintes temas: crianças e adolescentes, educação social, educação comunitária, jogos e brincadeiras.

Paula Marçal Natali pmnatali, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Educação Fisica pela Universidade Estadual de Maringá (2003), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2009), doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Maringá- Campus Regional do Vale do Ivaí e coordenadora do Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente-PCA/UEM. Tem experiência na área de Educação Física e Educação Social, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos e brincadeiras, direitos, crianças e adolescentes com direitos violados

Verônica Regina Müller Veremuller, Universidade Estadual de Maringá

Possui Licenciatura Plena de Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986), Doutorado em História da Educação Social Contemporânea - Universidad de Barcelona (1996) e pós-doutorado na mesma área em Barcelona. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Maringá ( Mestrado e Doutorado em Educação) e membro da coordenadora do PCA (Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente). Tem experiência pedagógica e em investigação na área de infância, adolescência, Educação Social, com ênfase em Educação Social, atuando principalmente nos seguintes temas: história da infância, culturas infantis, brincadeiras, direitos da infância, violência contra crianças e adolescentes, políticas públicas para a infância e adolescência. Presidente da AESMAR- Associação de Educadores Sociais de Maringá. Membro representante do Brasil na Dynamo International-Street Workers Network. Membro da Diretoria da Edusobrasil. Membro da Comissão Local-Maringa/Pr do MNMMR - Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua.

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Publicado

2021-11-27

Cómo citar

Luz, L., pmnatali, P. M. N., & Veremuller, V. R. M. (2021). Educação social e infância: perspectivas para uma visão transcultural da cultura. Devir Educação, 5(2), 192–206. https://doi.org/10.30905/rde.v5i2.475