Educação social e infância: perspectivas para uma visão transcultural da cultura
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v5i2.475Palabras clave:
Educação Social. Infância. Ludicidade. Formação e Atuação.Resumen
Esta investigación se ha centrado en los meandros constitutivos de las acciones de los educadores sociales basadas en el lenguaje del juego y llo lúdico con niños y adolescentes en las instituciones educativas vinculadas a las políticas públicas y de protección social a nivel nacional, llamadas Servicios de Fortalecimiento Comunitario y de Vínculos - SCFVs en la ciudad de Ivaiporã-PR. La investigación, de carácter cualitativo, se organizó como un estudio de casos y consiste en entrevistas con educadores sociales analizadas a partir del Análisis de Contenido. Como resultado, podemos señalar que los educadores no tienen una formación consistente en el área, lo que implica la falta de consenso sobre las funciones y objetivos del trabajo, la falta de reconocimiento como educador social profesional, provocando que las actividades se desarrollen mayormente como una ocupación del tiempo libre de los niños y adolescentes.
Descargas
Citas
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BAULI, Régis Alan; MÜLLER, Verônica Regina. Educador social no Brasil: normatização e profissionalização. Chapecó/SC; Editora Livrologia, 2020.
BAULI, Régis Alan; MÜLLER, Verônica Regina. Evolução e perspectivas da normatização da profissão de educador social no Brasil. Convergencias. Revista de educación, v. 2, n. 4, p. 153-171, 2019.
BORBA, A. M. Culturas da infância nos espaços-tempos do brincar: um estudo com crianças de 4-6 anos em instituição pública de educação infantil- 2005. 298 f. Fluminense. Niterói. Tese (Doutorado) Curso de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, 2005.
BROUGERE, G. A criança e a cultura lúdica. Rev. Fac. Educ., São Paulo, v. 24, n. 2, p. 103-116, 1998.
DELGADO, A. C. C. Infâncias e Crianças: o que nós adultos sabemos sobre elas?. Rio Grande, Universidade Federal do Rio Grande, 2003.
FREIRE, Paulo. Educação como prática para libertação. Rio de Janeiro; Paz e Terra, 1967.
MAGER, M. et al. Práticas com crianças, adolescentes e jovens: pensamentos decantados. Maringá: EDUEM, 2011.
MINAYO, M. C. S; DESLANDES, S. F; GOMES, R. (Org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 31. ed. Petrópolis, Vozes, 2012.
MÜLLER, V. R. et al. O brincar das crianças: aproximações às culturas infantis. 2007. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd104/o-brincar-das-criancas-aproximacoes-as-culturas-infantis.htm. Acesso em: 19 mar 2021.
NATALI, P. M. Formação Profissional na Educação Social: Subsídios a Partir de Experiências de Educadores Sociais Latino Americanos. 243f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá. Orientador: (Verônica Regina Müller). Maringá, 2016
NUÑEZ, Violeta. Pedagogia Social: Cartas para Navegar en el nuevo milênio. 2. ed. Buenos Aires: Ediciones Santillana, 2004.
LUZ, Lucas Henrique da. Formação e Atuação de Educadores/as Sociais: a ação educativa com jogos e brincadeiras nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos no municipio de Ivaiporã-PR . Ivaiporã, 2017. Monografia (Licenciatura em Educação Física), Universidade Estadual de Maringá. 2017.
PAIVA, Jacyara Silva de. Compreendendo as Vivencias e Experiências, Produzidas na Educação Social de Rua: Desvelamentos Pertinentes ao Educador Social de Rua. 2011. 245 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.
SARMENTO, M. J. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. Braga: Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho, 2003
SARMENTO, M.J. GERAÇÕES E ALTERIDADE: INTERROGAÇÕES A PARTIR DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA. Educação Social, Campinas, vol. 26, n. 91, p. 361- 378, Maio/Ago. 2005.
SOUZA, Cléia Renata Teixeira de. Educação Social e Avaliação: Indicadores para Contextos Educativos Diversos. 2016. 220 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR, 2016.
SUAS, Censo SUAS 2020, 2020. Disponível em: < SAGI | Censo SUAS 2020 (mds.gov.br)>. Acesso em: 03 mai 2021.
TRIVINÕS, A. N. S. Introdução a pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas. 198
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.