Concepções de alunos do Ensino Médio sobre vírus e bactérias
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.838Palavras-chave:
Educação científica; Ensino de microbiologia; Concepções alternativas; Conhecimento científico.Resumo
A pesquisa objetivou conhecer a percepção de alunos do ensino médio sobre vírus e bactérias em seus aspectos estrutural e ecológico, além de discutir sobre os aspectos sociais, econômicos e políticos que os envolvem, tomando o viés da Ciência e da Tecnologia. A pesquisa de natureza qualitativa, é caracterizada como um estudo de campo, e teve a participação de 90 alunos de três turmas da 2ª série do ensino médio de uma escola estadual de Parnamirim – RN. Os desenhos produzidos pelos alunos a partir dos questionamentos propostos foram agrupados em quatro categorias, sendo: A (sem desenho), B (representações parciais), C (representações escritas) e D (concepções alternativas e erros conceituais). Verificou-se que a maioria dos desenhos produzidos (60%) se encaixam na categoria D. Inferimos, também, que a maioria dos alunos do ensino médio não possuem um senso crítico sobre as possíveis causas negativas do uso da Ciência e da Tecnologia, podendo essa ser a causa para uma concepção reducionista. Isso mostra a necessidade de se trabalhar os conceitos científicos a partir das concepções prévias dos alunos, de forma que possam construir significados e relaciona-los com fatos do seu cotidiano.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Lorena Sampaio; COTA, Ana Lídia Soares; RODRIGUES, Diego Freitas. Saneamento, Arboviroses e Determinantes Ambientais: Impactos na Saúde Urbana. Ciências & Saúde Coletiva, v. 25, n. 10, p.3857-3868, 2020.
ARRUDA, Pimenta Eucídio; Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede – Revista de Educação à Distância, v. 7, n. 1, 257-275, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em: 25 set. 2022.
AULER, Décio. Interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade no contexto da formação de professores de Ciências. 2002. 258 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis-SC, 2002.
BAHAR, B. et al. Seasonal variation in the C, N and S stable isotope composition of retail organic and conventional Irish beef. Food Chemistry, v. 106, n. 3, p. 1299-1305, 2008.
BERK, Amanda; ROCHA, Marcelo. O uso de recursos audiovisuais no ensino de ciências: uma análise em periódicos da área. Revista Contexto & Educação, v. 34, n. 107, p. 72-87, 2019.
BRASIL, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INPE). Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Ministério da Educação, Brasília, 2012. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/pisa. Acesso em: 14 set. 2020.
CARRASCOSA, Alís J. El problema de las concepciones alternativas en la actualidad: Análisis sobre las causas que las originan y/o mantienen. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v. 2, n. 2, p. 183-208, 2005.
COSTA, Marco Antônio Ferreira da et al. O desenho como estratégia pedagógica no ensino de ciências: o caso da biossegurança. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 5, n. 1, 2006.
DIAS-DA-SILVA, Clécio Danilo et al. Análise das concepções dos estudantes do ensino fundamental sobre as bactérias e suas relações com a saúde humana. Revista Brasileira de educação Básica, v. 14, n. 14, 2019.
FRANÇA, Nágila Naiara de Carvalho; NASCIMENTO, Ana Carolina Lemos Morais do; SILVA, Liana Eloiza de Oliveira; DIAS-DA-SILVA, Clécio Danilo; SANTOS, Daniele Bezerra dos; ALMEIDA, Lucia Maria. Atividades práticas no ensino de ciências: a relação teoria e prática e a formação do licenciando em ciências biológicas. Revista Cultural e Científica do UNIFACEX, v. 16, n. 1, p. 44–60, 2018. Disponível em: https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/926. Acesso em: 25 set. 2022.
GARCIA, Andreia; GOMES, Mafalda Eirós. O papel da comunicação: a utilização das redes sociais nos cuidados de saúde primários. Comunicação e sociedade, p. 197-217, 2020.
GIL, Antonio Carlos. Como classificar as pesquisas. Como elaborar projetos de pesquisa, v. 4, n. 1, p. 44-45, 2002.
KIST, Cristiane Patrícia; FERRAZ, Daniela Frigo. Compreensão de professores de Biologia sobre as interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 1, 2010.
KÖSE, Sacit. Diagnosing student misconceptions: Using drawings as a research method. World Applied Sciences Journal, v. 3, n. 2, p. 283-293, 2008.
LUNETTA, Avaetê; GUERRA, Rodrigues. Metodologia da pesquisa científica e acadêmica. Revista OWL (OWL Journal) - Revista Interdisciplinar de Ensino e Educação, v. 1, n. 2, p. 149-159, 2023.
MAGOGA, Thiago Flores; MUENCHEN, Cristiane. A Abordagem Temática caracterizada por pesquisadores da área de Ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 315-343, 2020.
MARTINS, Jéssica Taynara; OLIVEIRA, Elrismar Auxiliadora Gomes. Natureza da ciência e o ensino de ciências. Educamazônia-Educação, Sociedade e Meio Ambiente, v. 23, n. 2, p. 70-81, 2019.
MENDONÇA, Francisco de Assis; SOUZA, Adilson Veiga; DUTRA, Denecir de Almeida. Saúde púbica, urbanização e dengue no Brasil. Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 21, n. 3, p. 257-269, 2009.
OMS, Organização Mundial da Saúde. O que é a Covid-19? Ministério da saúde, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/o-que-e-o-coronavirus. Acesso em: 25 set. 2022.
POPE, Catherine; MAYS, Nicholas. Pesquisa qualitativa na atenção à saúde. 2ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2005. 118 p.
POZO, Juan Ignacio; CRESPO, Miguel Ángel Gómez. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
PROKOP, Pavol; PROKOP, Matel; TUNNICLIFFE, Sue Dale. Is biology boring? Student attitudes toward biology. Journal of biological education, v. 42, n. 1, p. 36-39, 2007.
RIBEIRO, Vivian de Paula; GODOY, Elenilton Vieira; ROLKOUSKI, Emerson. Análise de erros: um estudo com ingressantes de cursos de graduação. Revista BOEM, v. 8, n. 16, p. 112-133, 2020.
SANTOS, Déborah Cristina Miranda dos et al. Interação universidade-escola: uso de jogos didáticos para conhecer e prevenir o Aedes aegypti. Revista Extensão & Sociedade, v. 8, n. 1, p. 57-68, 2017.
SILVA, Gerlane de Santana; SOUSA, Rose Kelly dos Santos; FREITAS, Thiago da Silva. Microbiologia na percepção de estudantes do ensino médio: quais os desafios? In: Anais V CONEDU, Olinda, Pernambuco, 2018. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47864. Acesso em: 25 set. 2022.
TORTORA, Gerard J.; CASE, Christine L.; FUNKE, Berdell R. Microbiologia. 12ª Edição: Artmed Editora, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.