Concepções de alunos do Ensino Médio sobre vírus e bactérias

Autores

  • Jussara Freire de Azevedo Santiago Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Natanael Charles da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.838

Palavras-chave:

Educação científica; Ensino de microbiologia; Concepções alternativas; Conhecimento científico.

Resumo

A pesquisa objetivou conhecer a percepção de alunos do ensino médio sobre vírus e bactérias em seus aspectos estrutural e ecológico, além de discutir sobre os aspectos sociais, econômicos e políticos que os envolvem, tomando o viés da Ciência e da Tecnologia. A pesquisa de natureza qualitativa, é caracterizada como um estudo de campo, e teve a participação de 90 alunos de três turmas da 2ª série do ensino médio de uma escola estadual de Parnamirim – RN. Os desenhos produzidos pelos alunos a partir dos questionamentos propostos foram agrupados em quatro categorias, sendo: A (sem desenho), B (representações parciais), C (representações escritas) e D (concepções alternativas e erros conceituais). Verificou-se que a maioria dos desenhos produzidos (60%) se encaixam na categoria D. Inferimos, também, que a maioria dos alunos do ensino médio não possuem um senso crítico sobre as possíveis causas negativas do uso da Ciência e da Tecnologia, podendo essa ser a causa para uma concepção reducionista. Isso mostra a necessidade de se trabalhar os conceitos científicos a partir das concepções prévias dos alunos, de forma que possam construir significados e relaciona-los com fatos do seu cotidiano. 

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Biografia do Autor

Jussara Freire de Azevedo Santiago, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (UFRN); Professora pela rede estadual do Rio Grande do Norte (RN). 

Natanael Charles da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (UFRN); Mestrado em Ensino de Biologia (UFPA); Professor de Biologia pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Abaetetuba. 

Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Professora titula pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

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Publicado

2024-10-15

Como Citar

Santiago, J. F. de A. ., Silva, N. C. da, & Araújo, M. F. F. de. (2024). Concepções de alunos do Ensino Médio sobre vírus e bactérias . Devir Educação, 8(1), e–838. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.838

Edição

Seção

Artigos