Uma análise do discurso da pobreza e riqueza no Youtube

Autores

  • Iane da Silva Santos Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.830

Palavras-chave:

Análise do Discurso, classes sociais, pobreza, riqueza

Resumo

Levando em consideração a discussão de classe na sociedade do século XXI e o predomínio de discursos que são envolvidos nesse contexto, o objetivo desse artigo será analisar discursivamente como esses discursos são construídos nas falas dos sujeitos, através do website Youtube. Partindo de uma percepção inicial, constatou-se uma divergência entre o que ser pobre e ser rico é significado socialmente, percebendo que não possuem as mesmas repercussões e impactos sociais. Baseando-se em autores da Análise do Discurso (AD) de linha francesa como Pêcheux (2002) Orlandi (1996), Maldidier (1997) e Maingueneau (1997), serão utilizados seis vídeos retirados da referida plataforma para analisar como estão sendo disseminados os discursos do pobre como classe cômica ou negativa, em contrapartida com o desejo/comprovação da riqueza e, em decorrência, o fortalecimento do capitalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iane da Silva Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Licenciada em Letras Português- Inglês pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UFS e doutoranda em Linguística pelo PPGL na mesma instituição. Desenvolve trabalhos, principalmente, na área dos multiletramentos e das multimodalidades linguísticas. Também pesquisa sobre o ensino-aprendizagem da Língua Inglesa, razão pela qual foi professora do programa Inglês sem Fronteiras (Núcleo UFS) entre 2017-2018. Atualmente, é servidora pública estadual no cargo de professora de língua inglesa (2019).

Referências

COURTINE, J.; MARANDIN, J. Que objeto para a análise de discurso? (pp. 33- 53). In: CONEIN, Bernard [et al.] (orgs). Materialidades discursivas. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2016.

GUILHAUMOU, J.; MALDIDIER, D.; ROBIN, R. Discurso e Arquivo- Experimentações em Análise do Discurso. Tradutora: Carolina P. Fedatto e Paula Chiaretti. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2016.

MAINGUENEAU, D. Para além dos termos-pivôs (pp. 133-158). Novas tendências em análise do discurso. Campinas: Pontes/ Ed. da Unicamp, 3º edição, 1997.

MAIS de uma hora de recebidão de fim de ano. [S.l.: s. n.], 2018. 1 vídeo (1h12min). Publicado pelo canal da Karol.Pinheiro. Disponível.em:https://www.youtube.com/watch?v=QPUn1mVZMfE&t=337s&ab_channel=KarolPinheiro. Acesso em: 25 set. 2022

O RECEBIDOS mais longo da história! [S.l.: s. n.], 2018. 1 vídeo (53 min.). Publicado pelo canal da Niina Secrets. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2tLr2SChE70&t=76s&ab_channel=NiinaSecrets. Acesso em: 25 set. 2022

ORLANDI, E. Discurso, fato, dado, exterioridade. In: FAUSTA, Pereira de Castro (org.). O método e o dado no estudo da linguagem. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1996. Pp. 209-218.

PASSOS para ser rica de verdade. [S.l.: s. n.], 2016. 1 vídeo (7 min). Publicado pelo canal Me poupe. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NnQIynEgw&t=31s&ab_channel=MePoupe%21. Acesso em: 25 set. 2022

PÊCHEUX, M. O discurso, estrutura ou acontecimento. Tradução: Eni Puccinelli Orlandi. Campinas, SP: Pontes, 2002.

POSSENTI, S. O dado dado e o dado dado. (O dado em análise do Discurso). In: FAUSTA, Pereira de Castro (org.). O método e o dado no discurso da linguagem. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1996, pp. 195-207.

SACRIFÍCIOS que você precisa fazer para ser rico! (Nem todos vão conseguir..). [S.l.: s. n.], 2018. 1 vídeo (9 min.). Publicado pelo canal O Primo Rico. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SAGvs6Cjp-g&t=61s&ab_channel=OPrimoRico. Acesso em: 25 set. 2022

SER POBRE é maravilhoso. [S.l.: s. n.], 2018. 1 vídeo (8 min). Publicado pelo Canal do Darico. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=Ce3O9JVlfU&t=2s&ab_channel=CANALDODARICO. Acesso em: 25 set. 2022

Downloads

Publicado

2024-01-12

Como Citar

da Silva Santos, I. (2024). Uma análise do discurso da pobreza e riqueza no Youtube. Devir Educação, 8(1), e–830. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.830

Edição

Seção

Dossiê