Sociologia da educação: uma outra aproximação

Autores

  • Iael de Souza Universidade Federal do Piauí - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.805

Palavras-chave:

Sociologia da educação, Classes sociais, Educação, Trabalho

Resumo

O artigo pretende servir de material complementar, de apoio, à disciplina de Sociologia da Educação para os cursos universitários de licenciatura. Aborda o surgimento da sociologia aplicada à educação, enfatizando o fato de que não há neutralidade na produção científica. Esclarece o significado da educação numa perspectiva ontológica e sua apropriação interesseira e interessada pelas classes sociais. Evidencia a atuação possível da sociologia da educação na perspectiva do capital e na perspectiva do trabalho, diferenciando-as. Procura, enfim, fortalecer a perspectiva do trabalho na sua luta contra-hegemônica e para além do capital mediante leituras sociológicas histórico-críticas da realidade, permitindo ações organizadas, mais conscientes e eficazes, para sua transformação radical. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iael de Souza, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutora em Educação pela UNICAMP. Mestre em Ciências Sociais pela UNESP/Marília. Graduada em Ciências Sociais pela antiga FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ. Professora efetiva da Universidade Federal do Piauí, Teresina. Lotada no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, CCE-UFPI/Teresina; colaboradora do curso de Ciências Econômicas do CCHL-UFPI/Teresina; pesquisadora do NESPEM (Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação e Emancipação Humana), CCE-UFPI, Teresina; Pesquisadora do NETSS (Núcleo de Estudo em Trabalho, Saúde e Subjetividade), UNICAMP/SP. Autora dos livros: MARX – Muito Prazer! Formação intelectual e militância político-social (1842 a 1848) – para iniciantes, vol. I (Lutas Anticapital); Alguns escritos na quarentena da Sars-Cov-2 (Lutas Anticapital). Desenvolve pesquisa na área de trabalho, política, Estado e organização popular, numa perspectiva marxiana-leniniana, atuando principalmente nos seguintes temas: emancipação política e emancipação humana; socialismo e comunismo; organização de massas/popular; estratégia e táticas para transitar para a transição; trabalho e emancipação humana; luta de classes, partido, movimentos sociais; desvelamento da lógica e funcionalidade da sociabilidade capitalista e do Estado; sistema capital e seu sociometabolismo

Referências

APPLE, Michel W.; BALL, Stephen J.; GANDIN, Luís Armando (Orgs). Sociologia da Educação – Análise Internacional. Trad. Cristina Monteiro. Consultoria, supervisão e revisão técnica Luís Armando Gandin. Penso Editora Ltda: Porto Alegre, 2013.

BITTAR, Marisa. História da educação – da antiguidade à época contemporânea. São Carlos: EdUFSCAR, 2009. (Coleção UAB-UFSCAR).

COGGIOLA, Osvaldo. Florestan Fernandes e o socialismo. In: FERNANDES, Florestan. Em busca do socialismo: últimos escritos & outros textos. São Paulo: Xamã, 1995.

CUNHA, Luiz Antônio. “A educação na sociologia: um objeto rejeitado?”. Cadernos Cedes, 27, p. 9-22, 1992.

DARWIN, Charles. A Origem das Espécies. Trad. Daniel Moreira Miranda. Prefácio Nélio Bizzo. São Paulo: Edipro Grupo Editorial, 2018.

ENGELS, Friedrich. A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado – trabalho relacionado com as investigações de L. H. Morgan. 12ª ed. Trad. Leandro Konder. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S/A, 1991.

ENGUITA, Mariano Fernandez. A face oculta da escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

FERNANDES, Florestan. Em busca do socialismo: últimos escritos & outros textos. São Paulo: Xamã, 1995.

HOBSBAWN, Eric. A era das revoluções – 1789/1848. 9ª ed. 10ª reimpressão. Trad. Maria Tereza Lopes Teixeira, Marcos Penchel. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. (Pensamento crítico, v. 13)

LÊNIN, Vladimir I. A Revolução Proletária e o Renegado Kautsky. Trad. Aristides Lobo. São Paulo: Livraria Editora Ciências Humanas, 1979.

LOBATO, Monteiro. História do Mundo para as Crianças. São Paulo: Editora Brasiliense, 1972.

LUKÁCS, George. Para uma ontologia do ser social, 2. Trad. Nélio Schneider, Ivo Tonet, Ronaldo Vielmi Fontes. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Strner, e do socialismo alemão em seus deferentes profetas (1845-1846). Supervisão editorial, Leandro Konder; tradução, Rubens Enderle, Nélio Schneider, Luciano Cavini Martorano. São Paulo: Boitempo, 2007.

OLIVEIRA, Amurabi. Repensando a Sociologia da Educação no Brasil: ações afirmativas e teorias do sul. Revista de Sociologia de la Educácion (RASE), vol. 11, n. 1, p. 59-69, 2018.

OLIVEIRA, Amurabi; SILVA, Camila Ferreira da. Mapeando a Sociologia da Educação no Brasil: análise de um campo em construção. Atos de Pesquisa em Educação, v. 9, n 2, p. 289-315, maio/ago. 2014.

PONCE, Aníbal. Educação e Luta de Classes. Trad. José Severo de Camargo Pereira. 20 ed. São Paulo: Cortez, 2003.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica – primeiras aproximações. 10ª ed. ver. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. (Coleção educação contemporânea)

TONET, Ivo. Método científico: uma abordagem ontológica. São Paulo: Instituto Lukács, 2013.

Downloads

Publicado

2024-05-09

Como Citar

de Souza, I. (2024). Sociologia da educação: uma outra aproximação . Devir Educação, 8(1), e–805. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.805

Edição

Seção

Artigos