Teacher docility and discipline in the context of the neoliberal educational project

Authors

  • Carlos Betlinski Universidade Federal de Lavras - UFLA https://orcid.org/0000-0003-1747-466X
  • Wesley Dias Santos Rede Municipal de Ensino de Tiradentes e Dores de Campos - MG

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.816

Keywords:

Racionalidade neoliberal, Disciplinamento, Trabalho docente

Abstract

O presente artigo tem como objetivo identificar os dispositivos da racionalidade neoliberal, na produção do disciplinamento docente, que se dá, na maioria das vezes, mediado por um discurso de progresso e inovação. O arquétipo do trabalhador, como empresário de si mesmo, acaba por responsabilizar os sujeitos pelo sucesso ou fracasso das atividades desenvolvidas, sempre numa perspectiva individualista que altera a compreensão da responsabilização coletiva e do próprio Estado pela execução dos projetos educativos. Para entendermos o trabalho docente, que é nosso objeto de investigação, buscamos referências teóricas em Michel Foucault (2007), Pierre Dardot & Christian Laval (2016) e Ricardo Antunes (2020) e, numa abordagem contextualizada junto às alterações do sistema produtivo capitalista, vinculamos a racionalidade neoliberal com o projeto de educação mercadológico para, então, compreendermos a configuração do trabalho docente, caracterizado pelos princípios do empreendedorismo, da meritocracia, concorrência e com perspectiva de formação pragmática vinculada à racionalidade instrumental. As análises permitiram concluir que há forte índice de interferência dos discursos e dos princípios empresariais, na organização da educação pública e, em consequência, na configuração do trabalho docente.

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Author Biographies

Carlos Betlinski, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Possui graduação em Filosofia - UNIFAI (1987), graduação em Pedagogia - Liceu São Paulo (1989), mestrado (2000) e doutorado em Educação (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Atualmente é professor associado da UFLA - Universidade Federal de Lavras, atuando na graduação e pós-graduação. È integrante dos grupos de pesquisa MOSAICO (Movimento, sabedoria, ideia e comunhão da UFLA) e grupo de pesquisa Teoria Crítica da Sociedade da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Realiza pesquisas e tem em experiência nas áreas de Filosofia da educação, teoria crítica da sociedade, estética, pedagogia da imagem, cultura política e pensamento pedagógico latino americano. É editor-chefe da revista científica Devir Educação.

Wesley Dias Santos, Rede Municipal de Ensino de Tiradentes e Dores de Campos - MG

Graduado em Filosofia pelo Instituto São Boaventura (2005),
Bacharel em Teologia pelo Instituto São Paulo de Estudos Superiores (2010), graduado
em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2018) e graduando
em Letras com habilitação em Português e Espanhol pelo Instituto Federal - Campus
São João Del Rei. Pós graduação Lato Sensu em Orientação, Supervisão e Gestão
escolar pela UNINTER e em Didática e Trabalho Docente pelo Instituto Federal
Sudeste - MG - Campus São João del Rei. Mestre em Educação pela Universidade
Federal de Lavras - UFLA. Tem experiência na área de Educação, onde atuou como
docente nas áreas de Filosofia e Ensino Religioso, entre os anos de 2008 a 2010. E
atuando como docente na educação básica das redes municipais de Tiradentes - MG e
Dores de Campos - MG. Interessado em autores da abordagem pedagógica libertária,
libertadora e da pedagogia histórico-crítica ou crítica social dos conteúdos. Interessado
em pesquisar temas relacionados a violência x educação, modelos de gestão x políticas
públicas, aspectos filosóficos da educação, relações e conflitos entre propostas
educacionais e neoliberalismo.

References

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Published

2023-12-21

How to Cite

Betlinski, C., & Wesley Dias Santos. (2023). Teacher docility and discipline in the context of the neoliberal educational project. Devir Educação, 7(1), e–816. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.816