PPGE/Unimep – 50 Anos Núcleos de Estudos e Pesquisas

Autores

  • Valdemar Sguissardi Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.787

Palavras-chave:

Estudos e pesquisas, Atividades curriculares, Orientação coletiva

Resumo

Resumo

Este artigo teve por escopo, em estudo descritivo-analítico, conceituar e descrever uma das mais importantes atividades curriculares do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimep denominada Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEP), assim como avaliar sua importância para o alcance dos objetivos essenciais desse Programa ao longo dos seus 27 anos de funcionamento. Para tanto este texto inicia-se com um conjunto de questões que pode ser representado pelas que seguem: 1) Em que momento da trajetória do PPGE-Unimep foram constituídos os Núcleos de Estudos e Pesquisas (NEP)?  2) Qual era sua finalidade e como se inseria no Currículo do Programa (Mestrado e Doutorado)? 3) Qual sua relação com as anteriores áreas de concentração e com as ações necessárias para concretizar os dois Eixos Temáticos preferenciais do Programa adotados desde a implantação do doutorado (1992)? A resposta a essas e outras questões foi alicerçada em informações e dados constantes de atas do Colegiado do Programa, de portarias e/ou resoluções, dos relatórios anuais, bianuais, trianuais e quadrienais da Coleta Capes, assim como de Pareceres de Comissões de Visita, enviadas pela Capes, e de decisões deste órgão de regulação e controle sobre o desempenho do Programa.

Palavras-chave: Estudos e Pesquisas; atividades curriculares; orientação coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdemar Sguissardi, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Licenciado em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1966), mestrado em Science de lÉducation - Université de Paris X, Nanterre (1972) e doutorado em Sciences de lÉducation - Université de Paris X, Nanterre (1976). Professor Titular aposentado da Universidade Federal de São Carlos (1992) e professor aposentado da Universidade Metodista de Piracicaba (2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, política de educação superior, reforma da educação superior, público e privado na educação superior.

Referências

Referências

OLIVEIRA, C. de; SCHNETZLER, R. P. (Org.). Orientadores em foco – O processo de orientação de teses e dissertações em educação. Brasília: Liber Livro Editora, 2010.

PUCCI, Bruno. PPGE-UNIMEP: da arte de narrar a sua história, 2020. In: ______. Ensaios Estético-Filosóficos Teoria Crítica e Educação. Vol. 1. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021, p. 397-440.

PPGE-UNIMEP. Proposta de Programa do Quadriênio – 2017-2020: Piracicaba, 2021. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/propostaPrograma/listaProposta.jsf>. Acesso em: 10 jul. 2022.

UNIMEP-PPGE. Plano de Atividades, (Atas), Piracicaba, 2 nov. 1994. Não publicado.

UNIMEP-PPGE. Semana de Avaliação e Planejamento, (Atas), Piracicaba, 5 a 9 fev. 1996. Não Publicado.

UNIMEP-PPGE. Ata da Semana de Avaliação e Planejamento, (Atas), 4 a 6 fev. Piracicaba, 1997. Não publicado.

Downloads

Publicado

2024-01-03

Como Citar

Sguissardi, V. (2024). PPGE/Unimep – 50 Anos Núcleos de Estudos e Pesquisas. Devir Educação, 8(1), e–787. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.787

Edição

Seção

Dossiê