Saúde mental na universidade pública: um incipiente diálogo entre promoção em saúde e a criatividade humana
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.765Palavras-chave:
Palavras-chave: Engenharia; Projetos de Vida; Permanência Estudantil; Vivências AcadêmicasResumo
O presente ensaio discute a saúde mental dos jovens universitários no contexto da universidade pública mostrando de forma introdutória suas possíveis causas, origens e impacto. Situa a Promoção em Saúde como uma via factível de implantação de políticas públicas saudáveis no meio acadêmico. Apresenta elementos não trabalhados na prevenção de agravos em saúde e qualidade de vida no contexto atual, detentores de possibilidade de combater o adoecimento juvenil, como os projetos de arteterapia, cultura, ciência e inovação de aporte tecnológico. Tais elementos podem ser estímulo à criatividade humana e serem elementos potenciais de promoção em saúde. Conclui que a interface Arte e Ciência poderia ampliar os espaços de interação cultural, de negociação, de trocas afetivas, entre os diversos atores envolvidos nos problemas impeditivos do alcance de parâmetros de qualidade de vida acadêmica.
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