Saúde mental na universidade pública: um incipiente diálogo entre promoção em saúde e a criatividade humana

Autores

  • Renata Trasse de Olivieria Barbosa Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Ilha Solteira
  • Mario Sergio vasconcelos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Ilha Solteira

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.765

Palavras-chave:

Palavras-chave: Engenharia; Projetos de Vida; Permanência Estudantil; Vivências Acadêmicas

Resumo

O presente ensaio discute a saúde mental dos jovens universitários no contexto da universidade pública mostrando de forma introdutória suas possíveis causas, origens e impacto. Situa a Promoção em Saúde como uma via factível de implantação de políticas públicas saudáveis no meio acadêmico. Apresenta elementos não trabalhados na prevenção de agravos em saúde e qualidade de vida no contexto atual, detentores de possibilidade de combater o adoecimento juvenil, como os projetos de arteterapia, cultura, ciência e inovação de aporte tecnológico. Tais elementos podem ser estímulo à criatividade humana e serem elementos potenciais de promoção em saúde. Conclui que a interface Arte e Ciência poderia ampliar os espaços de interação cultural, de negociação, de trocas afetivas, entre os diversos atores envolvidos nos problemas impeditivos do alcance de parâmetros de qualidade de vida acadêmica.

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Biografia do Autor

Renata Trasse de Olivieria Barbosa, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Ilha Solteira

Assistente Social da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, mestre em Promoção de Saúde pela UNIFRAN e Doutoranda em Psicologia na Unesp de Assis. Atua no contexto técnico cientifico e empírico nos seguintes temas: Ação Afirmativa, Permanência Estudantil; Juventudes e Projetos de Vida, Promoção em Saúde com ênfase na Saúde Mental.

Mario Sergio vasconcelos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Ilha Solteira

Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (1978), mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1995), pós-doutorado em Processos Cognitivos pela Universidade de Barcelona (2003 e 2012) e Professor Livre-docente em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Estadual Paulista (2007). Vice presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (SBPD-2006/2008), Diretor da Faculdade de Ciências e Letras de Assis/UNESP(2007/2011), Coordenador de Permanência Estudantil da UNESP (2913/atual) e Presidente do Conselho Curador da Editora UNESP (2012/atual). As principais pesquisas estão direcionadas para as áreas de desenvolvimento humano e criatividade, modelos organizadores do pensamento, construção de valores na educação, inclusão e permanência estudantil no ensino superior.

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Publicado

2024-07-17

Como Citar

Trasse de Olivieria Barbosa, R., & Sergio vasconcelos, M. (2024). Saúde mental na universidade pública: um incipiente diálogo entre promoção em saúde e a criatividade humana. Devir Educação, 8(1), e–765. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.765

Edição

Seção

Artigos