Reflexões acerca de práticas pedagógicas voltadas para redução/prevenção a violências, aplicadas nas aulas do componente curricular Projeto de Vida
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.706Palavras-chave:
BNCC, Desenvolvimento integral, Educandos, Estratégias pedagógicasResumo
O componente Projeto de Vida é a centralidade do sistema de ensino pautado na formação integral dos educandos, cuja proposta relaciona-se às dimensões não só cognitiva, mas pessoal, social, emocional, profissional e partindo desta perspectiva, torna-se uma importante ferramenta para direcionar práticas docentes para prevenção de violências na escola. Contudo, este trabalho de cunho exploratória-descritiva com abordagem qualitativa objetivou analisar as contribuições deste componente no contexto de prevenção de possíveis eventos de violências que possam surgir em seu cotidiano, a partir das perspectivas dos docentes envolvidos. Assim, foi aplicada entrevista semiestruturada em cinco professores de Projeto de Vida da rede pública de ensino no Estado de Sergipe, cujo tratamento de dados foi com base na análise textual discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2016). Foi concluído que práticas docentes direcionadas a prevenção de possíveis ações de violências no espaço escolar, são realizadas ainda de forma pontual e descontínua.
Downloads
Referências
ABRAMOVAY, Míriam. Violência nas escolas. Programa de Prevenção à violência nas escolas. Brasil: Flacso, 2015. 24p. Disponível em: www.flacso.org.br/files/2015/08/Violencias-nas-Escolas.pdf. Acesso em:13/12/20.
ALVES, Maria Rosa Melo. ARAÚJO, Yzila Liziane Farias Maia. NEPOMUCENO, Aline Oliveira. Impacto da pandemia da COVID-19 no contexto da educação socioemocional. REnCiMa, v. 12, n. 3, p. 1-17, jun. 2021. Disponível: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2915/1570. Acesso em: 02/01/22.
ALVES, Maria Rosa Melo. Reflexões quanto à formação de professores para a disciplina projeto de vida: um olhar sobre a educação socioemocional. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão/Se, 2021, 120 p.
ARAÚJO, Ulisses Ferreira de. ARANTES, Valéria. PINHEIRO, Viviane. Projetos de Vida: Fundamentos Psicológicos, Éticos e Práticas Educacionais. 1. ed. São Paulo: Summus, 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 15/04/2021.
CHARLOT, Bernard. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias, Porto Alegre, a. 4, n. 8, Jul/Dez 2002, p. 432-443. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/soc/n8/n8a16.pdf. Acesso em:13/12/2020.
DELORS, Jacques. Educação um tesouro a descobrir. Relatório para UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século NXXI. Brasília, 2010. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001095/109590por.pdf. Acesso em 20/04/2021.
FODRA, Sônia Maria. O projeto de vida nas escolas do Programa Ensino Integral. Revista Meio Ambiente e Educação, v.10, n.2, out. 2017, p.251. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/320297148. Acesso em: 22/01/2022.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
INSTITUTO AYRTON SENNA. Competências Socioemocionais de educadores: seu papel central para uma concepção de educação integral. São Paulo: IAS, 2020. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/socioemocionais. Acesso em: 22/06/2021.
LUDKE, Menga. ANDRÉ, Marli. A pesquisa em educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MORAES, Roque. GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: os novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas: Papiros, 2015.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Prevenindo a violência juvenil: um panorama das evidências. São Paulo, 2015, 98 p. Disponível em: https://nev.prp.usp.br/publicacao/prevenindo-a-violencia-juvenil-um-panorama-das-evidencias/. Acesso em: 20/10/2022
PINHEIRO, Viviane Potenza Guimarães. Projetos de vida de professores do ensino médio: implicações para formação continuada e intervenções na escola. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 39., 2019, Rio de Janeiro. Anais da 39ª ANPED: Educação Pública e pesquisa: ataques, lutas e resistências. Niterói/RJ: Universidade Federal Fluminense, 2019, p. 1-7.
SILVA, Joyce Mary Adam de Paula. SALLES, Leila Maria Ferreira. A violência na Escola: abordagens teóricas e propostas de prevenção. Educar em revista, Curitiba: UFPR, n. 2, p. 217-232, 2010. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13657/14013. Acesso em: 16/05/2021.
SOUZA, Grasiela Ramos de Carvalho. SILVA, Márcio Antônio da. Projeto de Vida no novo ensino médio, em busca da regulação de condutas juvenis. In: NAVARRO, E.R. SOUSA, M.C. (Org.) Educação Matemática em Pesquisa Perspectivas e Tendências. ed. 1, São Paulo: Científica, v.2, p. 669-685, 2021. Disponível em: https://www.editoracientifica.org/books/isbn/978-65-87196-76-3. Acesso em: 12/01/2022.
TEIXEIRA, Karen Cristine. OLIVEIRA, Cynthia. Sanches de. ALVES, Gisele. Competências socioemocionais de educadores: seu papel central para uma concepção de educação integral. São Paulo: Instituto Ayrton Senna, 2020. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/socioemocionais. Acesso em: 22/01/2022.
UNESCO: Violência escolar e Bullying: Relatório sobre a situação mundial. Brasília, 2019, 54 p. Disponível em: https://prceu.usp.br/wp-content/uploads/2020/10/2018-UNESCO-Relatorio-Violencia-Escolar-e-Bullying.pdf. Acesso em: 12/04/2021.
UNESCO – Global Education Monitoring (GEM) Report 2020: Inclusion and Education: All Means. Paris, 2020. Disponível em: https://gem-report-2020.unesco.org/wp-content/uploads/2020/06/GEMR_2020-Full_Report-v0.2.pdf. Acesso em: 12/04/2021.
ZANELLA, Tânia. TREVISOL, Maria Teresa Ceron. Projetos de Vida e Processos de Ensino-Aprendizagem: Compreensão dos alunos do ensino médio. Cadernos de Educação, v.17, n. 34, jan.-jun. 2018.
Disponível:https://www.metodista.br/revistas/revistasmetodista/index.php/cadernosdeeducacao/article/view/8928. Acesso em: 28/04/2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.