Reflexões acerca de práticas pedagógicas voltadas para redução/prevenção a violências, aplicadas nas aulas do componente curricular Projeto de Vida

Autores

  • Fernanda Seabra Félix Universidade Federal de Sergipe - UFS https://orcid.org/0000-0002-6170-6096
  • Yzila Liziane Farias Maia de Araújo Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.706

Palavras-chave:

BNCC, Desenvolvimento integral, Educandos, Estratégias pedagógicas

Resumo

O componente Projeto de Vida é a centralidade do sistema de ensino pautado na formação integral dos educandos, cuja proposta relaciona-se às dimensões não só cognitiva, mas pessoal, social, emocional, profissional e partindo desta perspectiva, torna-se uma importante ferramenta para direcionar práticas docentes para prevenção de violências na escola. Contudo, este trabalho de cunho exploratória-descritiva com abordagem qualitativa objetivou analisar as contribuições deste componente no contexto de prevenção de possíveis eventos de violências que possam surgir em seu cotidiano, a partir das perspectivas dos docentes envolvidos. Assim, foi aplicada entrevista semiestruturada em cinco professores de Projeto de Vida da rede pública de ensino no Estado de Sergipe, cujo tratamento de dados foi com base na análise textual discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2016). Foi concluído que práticas docentes direcionadas a prevenção de possíveis ações de violências no espaço escolar, são realizadas ainda de forma pontual e descontínua.

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Biografia do Autor

Fernanda Seabra Félix, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professora de Ciências/Biologia, com experiência docente no Ensino Fundamental, anos finais, possuindo graduação em Ciências Biológicas Lic. Plena pela Universidade Federal de Sergipe (2012-2018); Pós graduanda (Especialização) em Ensino Superior à distância pelo Educa Minas, possuindo também Pós graduação (Mestrado) em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe.

Yzila Liziane Farias Maia de Araújo, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Tiradentes (2005), Especialização em Ecologia e Conservação de Ecossistemas Costeiros pela Universidade Federal de Sergipe (2007), Mestrado em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes (2009) sendo bolsista CAPES. Participou durante o mestrado do PROCAD desenvolvendo parte da dissertação na USP-Ribeirão Preto e na UFBA. Possui Doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Sergipe com bolsa CNPq e Pós-Doutorado pela UFRB na temática Educação a Distância/EAD. A pesquisadora possui ainda experiência como Professor Tutor de ensino superior a distância, experiencia como coordenadora de disciplinas no CESAD (EAD) da área de ensino, tendo atuado também como Docente orientadora dos programas de PIBID e Residência Pedagógica e atualmente está como coordenadora do Curso de Biologia modalidade EAD. Exerce atualmente a função de Professora Adjunta na Universidade Federal de Sergipe na área de ensino da biologia. É orientadora e está como vice-coordenadora no programa de pós-graduação em ensino de ciências e matemática - PPGECIMA/UFS. A docente possui experiência em gestão de projetos de pesquisa e coordena projetos na área de educação/ensino.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-06-20

Como Citar

Seabra Félix, F., & Araújo, Y. L. F. M. de . (2023). Reflexões acerca de práticas pedagógicas voltadas para redução/prevenção a violências, aplicadas nas aulas do componente curricular Projeto de Vida. Devir Educação, 7(1), e–706. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.706

Edição

Seção

Dossiê temático: Múltiplos olhares sobre a formação de professores e as práticas pedagógicas