Forjando uma pátria nova: a experiência singular das brizoletas no Rio Grande do Sul na segunda metade do século 20

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.689

Palavras-chave:

História da educação, Prédios escolares, Brizoletas

Resumo

Por meio deste texto apresenta-se um estudo relacionado à musealização de prédios escolares denominados brizoletas, os quais foram construídos no Estado do Rio Grande do Sul entre os anos de 1959 e 1963. Pode-se perceber que as brizoletas têm sido constituídas em monumentos públicos dedicados à comemoração do seu próprio passado e, neste sentido, têm sido desenvolvidas ações de mobilização com vistas à conservação e restauração de remanescentes destes prédios escolares; difusão nas mídias locais de noticiários relacionados a eles; mobilização da figura do ex-governador enquanto liderança de movimentos pela escolarização; rememoração desta experiência singular enquanto justificativa para a proposição de leis vinculadas com a escola de tempo integral, assim como diferentes usos da experiência e da relação familiar com o ex-governador como qualificativo nas disputas político-partidárias no Estado.

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Biografia do Autor

Claudemir de Quadros, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Licenciado em História, com mestrado e doutorado em Educação. É professor na Universidade Federal de Santa Maria/RS e atua em cursos de formação de professores e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. É editor da Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional - https://periodicos.ufsm.br/regae/index - e coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFSM. 

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Publicado

2024-01-15

Como Citar

Quadros, C. de. (2024). Forjando uma pátria nova: a experiência singular das brizoletas no Rio Grande do Sul na segunda metade do século 20. Devir Educação, 8(1), e–689. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.689

Edição

Seção

Artigos