Forjando uma pátria nova: a experiência singular das brizoletas no Rio Grande do Sul na segunda metade do século 20

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.689

Palavras-chave:

História da educação, Prédios escolares, Brizoletas

Resumo

Por meio deste texto, apresenta-se um estudo relacionado aos prédios escolares denominados brizoletas, os quais foram construídos no Estado do Rio Grande do Sul, no decorrer do governo de Leonel Brizola (1959-1963). Trata-se de um estudo bibliográfico, documental e descritivo, que tem como objetivo demonstrar como as brizoletas têm sido constituídas em monumentos públicos dedicados à comemoração do seu próprio passado. Neste sentido, rastreou-se num conjunto de ações de mobilização, que têm sido desenvolvidas com vistas à conservação e restauração de remanescentes destes prédios escolares. Em termos gerais, percebe-se que, no âmbito dessas ações, destaca-se a difusão de noticiários relacionados às brizoletas; a mobilização da figura do ex-governador Leonel Brizola, enquanto liderança de movimentos pela escolarização; a rememoração dessa experiência singular, enquanto justificativa para a proposição de novas legislações; assim como diferentes usos da experiência e da relação familiar com Brizola, como qualificativo nas disputas políticopartidárias no Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudemir de Quadros, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Licenciado em História, com mestrado e doutorado em Educação. É professor na Universidade Federal de Santa Maria/RS e atua em cursos de formação de professores e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. É editor da Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional - https://periodicos.ufsm.br/regae/index - e coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFSM. 

Referências

BRIZOLA, J. Escola de tempo integral: a semente do amanhã. Porto Alegre: Assembléia Legislativa, 2013.

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO RS. Projeto de resolução n. 40/2007: cria o Troféu Educacional Governador Leonel de Moura Brizola e dá outras providências. Porto Alegre: Diário Oficial da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 31 mar. 2009, p. 20-27. Disponível em http://proweb.procergs.com.br/Diario/DA20090331-01-100000/DA20090331-01-100000.PDF. Acesso em 10 jan. 2023.

ERRANTE, A. Mas afinal, a memória é de quem? Histórias orais e modos de lembrar e contar. História da Educação, n. 8, 2000, p. 141-174.

FRAGO, A. V; ESCOLANO, A. Currículo, espaço e subjetividade. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.

JORNAL DIÁRIO DE NOTÍCIAS. Porto Alegre, 31 jan. 1963, caderno especial, p. 20.

JORNAL O NACIONAL. Passo Fundo, 1958 a 1963.

LARROSA, J. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, T. T (org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 35-86.

MAIERON, B. L. As nossas brizoletas. Gazeta da Serra, v. 34, n. 85, 2018, p. 6-7.

NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História, v. 10, 1993, p. 7-28.

POLLAK, M. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos históricos, v. 2, n. 3, 1989, p. 3-15.

QUADROS, Claudemir de. A educação pública no Rio Grande do Sul durante o governo de Leonel Brizola (1959-1963): Nenhuma criança sem escola no Rio Grande do Sul. Passo Fundo: UPF, 1999. 268f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Passo Fundo.

QUADROS, Claudemir de. O Rio Grande coberto de escolas. Santa Maria: UFSM, 2003.

QUADROS, Claudemir de. Marcas do tempo: imagens e memórias das brizoletas. Santa Maria: Unifra, 2005.

REISDÖRFER, A. F. O engenheiro das brizoletas, Conselho em revista, v. 3, n. 33, 2007, p. 20-21.

Downloads

Publicado

2024-01-15

Como Citar

Quadros, C. de. (2024). Forjando uma pátria nova: a experiência singular das brizoletas no Rio Grande do Sul na segunda metade do século 20. Devir Educação, 8(1), e–689. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.689

Edição

Seção

Artigos