Forjando uma pátria nova: a experiência singular das brizoletas no Rio Grande do Sul na segunda metade do século 20
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.689Palavras-chave:
História da educação, Prédios escolares, BrizoletasResumo
Por meio deste texto, apresenta-se um estudo relacionado aos prédios escolares denominados brizoletas, os quais foram construídos no Estado do Rio Grande do Sul, no decorrer do governo de Leonel Brizola (1959-1963). Trata-se de um estudo bibliográfico, documental e descritivo, que tem como objetivo demonstrar como as brizoletas têm sido constituídas em monumentos públicos dedicados à comemoração do seu próprio passado. Neste sentido, rastreou-se num conjunto de ações de mobilização, que têm sido desenvolvidas com vistas à conservação e restauração de remanescentes destes prédios escolares. Em termos gerais, percebe-se que, no âmbito dessas ações, destaca-se a difusão de noticiários relacionados às brizoletas; a mobilização da figura do ex-governador Leonel Brizola, enquanto liderança de movimentos pela escolarização; a rememoração dessa experiência singular, enquanto justificativa para a proposição de novas legislações; assim como diferentes usos da experiência e da relação familiar com Brizola, como qualificativo nas disputas políticopartidárias no Estado.
Downloads
Referências
BRIZOLA, J. Escola de tempo integral: a semente do amanhã. Porto Alegre: Assembléia Legislativa, 2013.
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO RS. Projeto de resolução n. 40/2007: cria o Troféu Educacional Governador Leonel de Moura Brizola e dá outras providências. Porto Alegre: Diário Oficial da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 31 mar. 2009, p. 20-27. Disponível em http://proweb.procergs.com.br/Diario/DA20090331-01-100000/DA20090331-01-100000.PDF. Acesso em 10 jan. 2023.
ERRANTE, A. Mas afinal, a memória é de quem? Histórias orais e modos de lembrar e contar. História da Educação, n. 8, 2000, p. 141-174.
FRAGO, A. V; ESCOLANO, A. Currículo, espaço e subjetividade. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
JORNAL DIÁRIO DE NOTÍCIAS. Porto Alegre, 31 jan. 1963, caderno especial, p. 20.
JORNAL O NACIONAL. Passo Fundo, 1958 a 1963.
LARROSA, J. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, T. T (org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 35-86.
MAIERON, B. L. As nossas brizoletas. Gazeta da Serra, v. 34, n. 85, 2018, p. 6-7.
NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História, v. 10, 1993, p. 7-28.
POLLAK, M. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos históricos, v. 2, n. 3, 1989, p. 3-15.
QUADROS, Claudemir de. A educação pública no Rio Grande do Sul durante o governo de Leonel Brizola (1959-1963): Nenhuma criança sem escola no Rio Grande do Sul. Passo Fundo: UPF, 1999. 268f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Passo Fundo.
QUADROS, Claudemir de. O Rio Grande coberto de escolas. Santa Maria: UFSM, 2003.
QUADROS, Claudemir de. Marcas do tempo: imagens e memórias das brizoletas. Santa Maria: Unifra, 2005.
REISDÖRFER, A. F. O engenheiro das brizoletas, Conselho em revista, v. 3, n. 33, 2007, p. 20-21.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.