Contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) para a inserção profissional de professoras iniciantes

Autores

  • Glaucia Signorelli Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0001-5288-8409
  • Marli André Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v3i2.173

Palavras-chave:

Professora iniciante, Pibid, Inserção profissional

Resumo

O foco deste estudo é o processo de inserção profissional de professoras iniciantes, egressas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). O objetivo principal é analisar os efeitos da participação no Pibid, na prática profissional dessas professoras. As participantes da pesquisa são 12 professoras iniciantes, ex-pibidianas, egressas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia, campus do Pontal – Ituiutaba/MG, que estavam atuando na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, em escolas públicas estaduais e municipais, e sete supervisoras dessas escolas. Foram realizados dois grupos de discussão com as ex-pibidianas e entrevistas individuais com as supervisoras. As professoras iniciantes relataram desafios enfrentados por terem sido direcionadas às turmas mais difíceis da escola, pela falta de material e de acolhimento dos gestores e das colegas de trabalho. No entanto, descreveram situações que mostravam iniciativa e segurança para enfrentar os desafios encontrados, os quais as inspiravam a buscar novas estratégias de ensino, atividades diferenciadas e a criar vínculos afetivos com os alunos, no desejo de promover a aprendizagem. As supervisoras comprovaram as iniciativas das ex-pibidianas, valorizando-as por terem domínio do conteúdo a ser trabalhado em sala de aula, pela capacidade de análise das situações difíceis e pelas soluções criativas no enfrentamento dos problemas encontrados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marli André, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

 Dra. em Psicologia da Educação. Docente do Programa de Estudos pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e do Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores da PUC SP. marli.andre@gmail.com

Referências

ALVES, Mariana Gaio. Inserção na vida activa de licenciados: a construção de identidades sociais profissionais. Sociologia – problemas e práticas, nº 26, 1998, pp. 131-147.
ALVES, Roberlúcia Rodrigues. Professores Iniciantes Egressos do Pibid em Ação: aproximações à sua prática/ Roberlúcia Rodrigues Alves. Orientadora: Isabel Maria Sabino de Faria. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará. Programa de Pos-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará. 2017. 137 p.
AMBROSETTI, Neusa Banhara et al. O Pibid e a aproximação entre universidade e escola: implicações na formação profissional dos professores. Atos de Pesquisa em Educação. Blumenau, v. 10, n.2, p.369-392, mai./ago. 2015. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2015v10n2p369-392 >. Acesso em: 20 Jan. 2019.
ANDRÉ, Marli. Texto Contextos e Significados: algumas questões na análise de dados qualitativos, Cadernos de Pesquisa, São Paulo (45), p. 66-71, maio, 1983.
ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: questões de teoria e de método. Educ. Tecnol., v.10, n.1, p.29-35, 2005.
ANDRÉ, Marli. Políticas de iniciação à docência para uma formação profissional qualificada. In André, M. (org.) Práticas Inovadoras na Formação de Professores. Campinas, Papirus, 2016, p.49-70.
BRASIL. DEB. Relatório de gestão 2013. Brasília, 2013. Disponível em: < https://www.capes.gov.br/images/stories/.../2562014-relatrorio-DEB-2013-web.pdf. > Acesso em: 12 ago. 2019.
CAVACO. M. H. Ofício do professor: o tempo e as mudanças. In: NÓVOA. A. Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1995, p. 155-189.
FRANCO, Maria Amélia. Santoro. Entre a lógica da formação e a lógica das práticas: a mediação dos saberes pedagógicos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 1, p. 109-126, jan./abr. 2008.
GABARDO, C. V. L.; HOBOLD, M. de S. O bem e o mal estar dos professores iniciantes: um estudo com professores do ensino fundamental. In: IV Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docência. 2014, Curitiba. Anais.... Curitiba: Editora UTFPR, 2014. 1 CD.

GAMBOA, Silvio Sanchez. Teoria e prática: uma relação contraditória. In: V Colóquio de Epistemologia da Educação Física. Maceió, Alagoas-Brasil, 22 e 23 de outubro de 2010. Anais... Maceió, Alagoas, 2010. p. 1-12.
GATTI, Bernadete. Formação de Professores: condições e problemas atuais. Revista Brasileira de Formação de Professores. V. 1, nº1, maio, 2009. p.90-102.
GATTI, B. et al. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). São Paulo: FCC/SEP, 2014.
GATTI, Bernadete; BARRETO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.
GOMES, Claudia, FELÍCIO, Helena Maria dos Santos. Contribuições do Pibid/Unifal-MG na formação de professores: reflexões, compreensões e desafios. In: BORGES, Maria Celia, MARTINS, S. E. C., ZEULLI, Elizandra. (Orgs.). Políticas e Contribuições das Práticas do Pibid para a formação de professores. Uberlândia: EDUFU, 2015, 91-112p.
GIOVANNI, L. M.; GUARNIERI, M. R. Pesquisas sobre professores iniciantes e as tendências atuais da reforma da formação de professores: distância, ambiguidades e tensões. In: GIOVANNI, L. M.; MARIN, A. J., (Orgs.) Professores iniciantes: diferentes necessidades em diferentes contextos. Araraquara, SP: Junqueira e Marin, 2014. p. 5-12.
HUBERMAN, Michael. O Ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antônio. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Portugal: Porto Editora, 1992, 31-61p.MALGLAIVE,
MALGLAIVE, Gerard. Formação e Saberes Profissionais: entre a teoria e a prática. In: CANÁRIO, R. (org.). Formação e situações de trabalho. Portugal: Porto Editora, 1997, p. 53-63.
MARCELO GARCIA, C. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. In: Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisas sobre Formação de Professores. Vol. 3, n. 03, ago-dez., 2010.
MIZUKAMI, Maria. da Graças. Nicoletti., et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCAR, 2002.

NÓVOA, Antônio. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Educación. Madrid: 2009.
PAPI, Silmara. de Oliveira Gomes.; MARTINS, Pura Lucia Oliveira. As pesquisas sobre professores iniciantes: algumas aproximações. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 03, p. 39‐56, dez. 2010.

PANIAGO, Rosenilde Nogueira. SARMENTO, Teresa. ROCHA, Simone Albuquerque da. O Pibid e a inserção à docência: experiências possibilidades e dilemas. Educação em Revista. v.34, 1-31 p. 2018.
SIGNORELLI, Gláucia. Inserção Profissional de Egressos do Pibid: desafios e aprendizagem da docência. 2016. 243 p. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, Campinas, v.21, n. 73, p. 209-244, dez. 2000.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
VAILLANT, Denise. MARCELO GARCIA, Carlos. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Ed. UTFPR, 2012.
WELLER, Wivian. Grupos de discussão na pesquisa com adolescentes e jovens: aportes teórico-metodológicos e análise de uma experiência com método. Educação e Pesquisa, v. 32, n.2, p. 241-260, 2006.
ZEICHNER.Kenneth. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação, v. 35, n. 3, p. 479-504, 2010.

Downloads

Publicado

2019-11-27

Como Citar

Signorelli de Queiroz Gonçalves, G., & André, M. . (2019). Contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) para a inserção profissional de professoras iniciantes. Devir Educação, 3(2), 27–52. https://doi.org/10.30905/ded.v3i2.173

Edição

Seção

Artigos