ENTRE O IMPOSSÍVEL E O IMPROVÁVEL
A MORAL KANTIANA PENSADA A PARTIR DE MAX HORKHEIMER E JEAN PIAGET
DOI:
https://doi.org/10.30905/ded.v3i1.125Palavras-chave:
Moral kantiana, Max Horkheimer, Jean Piaget, Autonomia moral, Referencial axiológico.Resumo
O presente estudo teórico apresenta uma incursão nas relações de antagonismo derivadas a partir da análise de comparação levada a cabo com base em dois textos que, sobre o tema da moral, vieram a público praticamente à mesma época: O Juízo Moral da Criança, publicado por Jean Piaget em 1932, e Materialismo e Moral, datado por 1933 e de autoria de Max Horkheimer. Para isso, tomamos como referencial à comparação pretendida o modo com o qual ambos autores indicam se posicionar acerca da possibilidade ou não da realização da moral idealizada à luz dos imperativos categóricos de Immanuel Kant. Neste ínterim, após situarmos algumas noções gerais sobre o psiquismo humano e as diagnoses sociais que remetem, respectivamente, às concepções formuladas pelo pensador genebrino e pelo teórico frankfurtiano, concluímos que a autonomia moral kantiana se apresenta como impossível – conforme Horkheimer – ou como improvável – de acordo com Piaget.
Downloads
Referências
HORKHEIMER, Max. Materialismo e Moral. In: HORKHEIMER, Max. Teoria Crítica I. São Paulo: Perspectiva, 1933/2011a. p. 59-88.
KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes e outros escritos. Trad. de Paulo Quintela. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Trad. de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre
Fradique Morujão. 5ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
LA TAILLE, Yves de. Moral e Ética: Uma Leitura Psicológica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, 2010, Vol. 26 n. especial, pp. 105-114.
PIAGET, Jean. O juízo moral na Criança. São Paulo: Summus, 1932/1994.
PIAGET, Jean. Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro: Forense, 1965.
PIAGET, Jean. Sabedoria e Ilusões da Filosofia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.