Trabalho de campo, lugares geopsíquicos e formação de professores: encontros com a cidade

Autores

  • Juliana Maddalna Trifilio Dias Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Fernanda Cristina de Paula Universidade do Vale do Rio doce - UNIVALE

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1103

Palavras-chave:

Trabalho de campo, Lugar geopsíquico, Formação de professores, Escuta, Educação

Resumo

O artigo problematiza o lugar do trabalho de campo na formação de professores, a partir de uma atividade realizada com estudantes de Licenciatura em Geografia. A questão central é destacar como o trabalho de campo contribui para a formação inicial e continuada de professores a partir da palavra presente nas narrativas sobre a experiência subjetiva e espacial dos participantes. O trabalho de campo é apresentado como uma prática que vai além da exclusividade dos saberes teóricos, permitindo que os estudantes vivenciem a dimensão geográfica de cada um de nós com e na Terra. A partir da Geografia Humanista com a valorização da memória e a imaginação na experiência espacial, o artigo vai ao encontro da Psicanálise e sua prática de escuta e caminho com as palavras através das narrativas e registros de campo.  O conceito de lugar geopsíquico é central para leitura das experiências marcadas pelo encontro das dinâmicas psíquicas e terrestres e no modo de reconhecer e incluir a singularidade subjetiva de cada participante para a construção de saberes profissionais.

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Biografia do Autor

Juliana Maddalna Trifilio Dias, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Estágio Pós-doutoral no Programa de Teoria Psicanalítica da UFRJ. Doutora em Geografia pela Unicamp. Mestre em Educação pela UFJF. Possui especialização em Currículo e Prática Educativa pela PUC-Rio e especialização em Psicanálise, Laço Social e Saúde Mental. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é professora Associada I da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFJF. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Teoria e Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Lugar geopsíquico, Psicanálise e Educação, geografia escolar, ensino de Geografia, educação geográfica, Geografia Humanista de base psicanalítica, Geografia e Psicanálise, Epistemologia da Geografia, saberes escolares e não-escolares, crianças e favelas, população em situação de rua, migrantes e refugiados. Integrante da RUEPSY - Rede Universitária Internacional de Estudos Psicanalíticos em Educação. Integrante do GHUM - Grupo de Pesquisa em Geografia Humanista. Integrante da Rede Mineira de Pesquisa em Educação. É coordenadora do grupo GhEnTE: Geografia Humanista-Ensino-Teoria-Experiência. É autora do livro "Lugar geopsíquico: onde a Psicanálise e a Geografia se encontram".

Fernanda Cristina de Paula, Universidade do Vale do Rio doce - UNIVALE

Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2007), Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2010) e Doutorado em Geografia pela mesma universidade (2017), período no qual realizou Doutorado-Sanduíche na Université de Pau et des Pays de lAdour, França. É integrante do Grupo de Pesquisa Geografia Humanista Cultural (EAU-FAU/ UFF) e realiza pesquisas na área da Geografia, com ênfase em Epistemologia da Geografia, Fenomenologia Geográfica, História do Pensamento Geográfico, assim como riscos, vulnerabilidades e resiliência de lugares e territórios. Atualmente é docente do Mestrado Interdisciplinar em "Gestão Integrada do Território", da Universidade Vale do Rio Doce (Univale).

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Publicado

2025-11-07

Como Citar

Maddalna Trifilio Dias, J., & Cristina de Paula, F. (2025). Trabalho de campo, lugares geopsíquicos e formação de professores: encontros com a cidade. Devir Educação, 9(1), e-1103. https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1103

Edição

Seção

Dossiê