Relações étnico-raciais na formação continuada de professores: o que dizem as dissertações e teses defendidas no brasil no período 2014 a 2024?

Autores

  • Rafael Casaes de Brito Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Catiana Nery Leal Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v10i1.1069

Palavras-chave:

Formação continuada de professores, Relações étnico-raciais;, Lei 10.639/03.

Resumo

Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura que analisou dissertações e teses defendidas no Brasil entre os anos de 2014 e 2024, com ênfase nas relações étnico-raciais no âmbito da formação continuada de professores. Desse modo, o objetivo foi analisar por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura, como as dissertações e teses defendidas no Brasil, entre 2014 e 2024, abordam a temática das relações étnico-raciais na formação continuada de professores. A investigação identificou lacunas significativas na implementação efetiva da Lei 10.639/03, evidenciando que as formações oferecidas ainda ocorrem de forma pontual, desarticulada e, muitas vezes, sem compromisso com a transformação curricular e pedagógica necessária. Por outro lado, o estudo revelou experiências potentes e inspiradoras que utilizam o letramento racial crítico, metodologias colaborativas e recursos pedagógicos como o cinema, a literatura negra e a oralidade ancestral. A análise reforça a urgência de políticas públicas que assegurem uma formação continuada permanente, crítica, interseccional e comprometida com a equidade racial nas instituições escolares. Ressalta-se ainda a importância de construir processos formativos que dialoguem com os saberes e vivências das populações negras, quilombolas e indígenas no contexto educacional brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Casaes de Brito, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutorando em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEn/UESB), Mestre em Relações Étnicas e Contemporaneidade (2022) pelo Programa de Pós Graduação em Relações e Contemporaneidade (PPGREC - UESB/ODEERE) a nível de Mestrado Acadêmico com área de concentração em Relações Étnicas, Gênero e Sociedade. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2017). Membro do Grupo de Pesquisa Ensino, Currículo, e Formação de Professores  vinculado ao PPGEn/UESB e pesquisador do do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Étnico-Raciais e Ensino de Ciências e Biologia da UNIFESSPA (GEPRREC/CNPq). 

Catiana Nery Leal , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutora em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (Rede Nordeste de Ensino - RENOEN) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEN/UESB). Mestre em Relações Étnicas e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC - UESB/ODEERE), em 2022. Pós-graduada Lato Sensu em Educação e Interdisciplinaridade pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em 2019. Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Formação de Professores (UFRB/CFP), campus de Amargosa-BA, em 2017. Membro do Grupo de Pesquisa Discursos, Representações e Violência na Escola, coordenado pela professora Maria de Fátima de Andrade Ferreira. Áreas de interesse: Educação e diversidades, Educação Física Escolar, Educação Inclusiva, Relações Étnico-Raciais, Currículo, Interculturalidade e Violência na Escola.

Referências

ALVES, Samanta dos Santos. Letramento racial crítico e práticas educacionais no ensino fundamental do município do rio de janeiro: a formação continuada de professores da sala de leitura e suas narrativas. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://dippg.cefet-rj.br/pprer/attachments/article/81/104_Samanta%20dos%20Santos%20Alves.pdf. Acesso em: 11 de abr. de 2025.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm. Acesso em: 22 de fev. De 2025.

CASTRO, Moacir Silva de. Educação para as relações étnico-raciais: concepções e práticas de professoras da educação infantil. São Paulo, 2015. Disponível em: https://bibliotecatede.uninove.br/bitstream/tede/1173/2/Moacir%20Silva%20de%20Castro.pdf. Acesso em: 9 de abr. de 2025.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

GHIGGI, Gioconda. Análise da formação continuada de professoras e professores no núcleo de estudos afro-brasileiros na universidade federal do paraná. Curitiba, 2017. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/xmlui/bitstream/handle/1884/52035/R. Acesso em: 19 de mar de 2025.

GOMES, Adriana Bom Sucesso. Estratégias metodológicas de formação continuada de professoras da educação infantil em um núcleo de estudos das relações étnico-raciais de belo horizonte/mg. Belo Horizonte, 2022. Disponível em: Acesso em: 21 de mar. de 2025.

GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores: Relatos e experiências. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

GOUGH, David; OLIVER, Sandy; THOMAS, James. An introduction to systematic reviews. London: SAGE, 2017.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação: A pesquisa-formação e a construção da identidade docente. São Paulo: Cortez, 2004.

KITCHENHAM, Barbara. Procedures for performing systematic reviews. Keele: Keele University, 2004.

LEAL, Franklin Paulino. Diversidade e relações étnico-raciais na educação profissional e tecnológica: uma proposta de curso livre sobre enfrentamento ao preconceito. Campo Grande-MS, 2023. Disponível em: file:///C:/Users/catia/Downloads/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Final_FranklinLeal-1.pdf. Acesso em: 11 de abr. de 2025.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2001.

Morais, Marinete da Silva. Formação continuada de educação em relações étnico-raciais para professores (ras) da educação de jovens e adultos – EJA. João Monlevade – MG.200119. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/30581. Acesso em: 10 de fev. De 2025.

MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2009.

NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

PEIXOTO, Marcia Maria Silva. Africanidades: formação continuada para professores do ensino fundamental –anos iniciais. Vitória, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/634. Acesso em: 15 de mar. de 2025.

PETTICREW, Mark; ROBERTS, Helen. Systematic reviews in the social sciences: A practical guide. Oxford: Wiley-Blackwell, 2006.

PIMENTEL, Jhaynara Bitencourt. A formação continuada de professores (as) e a educação das relações étnico-raciais: os docentes da ree/mg e a implementação da lei no 10.639/2003 na região dos inconfidentes. Mariana, 2021. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/server/api/core/bitstreams/bbfa2273-af14-40ce-92cb-e18f5ad6021e/content. Acesso em: 22 de mar. de 2025.

ROMEU, Marceli Lucia Paveglio. Formação continuada de professores e relações étnico raciais em escola bilíngue: possibilidades e limites. Jaguarão, 2016. Disponível em: file:///C:/Users/catia/Downloads/Marceli%20Lucia%20Paveglio%20Romeu.pdf. Acesso em: 16 de fev. De 2025.

SANTOS, Leandro Bulhoes dos. Pedagogia antirracista: Uma proposta de formação continuada de professores para o enfrentamento do Racismo Institucional na escola. Seropédica – RJ, 2022. Disponível em: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15039. Acesso em: 21 de mar de 2025.

SANTOS, Simone Ferreira Soares dos. Lei nº 10.639/2003 e a formação continuada para a discussão das relações étnico raciais do 6º ao 9º ano em uma escola pública estadual de campo grande – MS com alto IDEB.2016. Disponível em: https://site.ucdb.br/public/md-dissertacoes/18916-simone-ferreira-soares-dos-santos.pdf. Acesso em: 13 de fev. De 2025.

SANTOS, Thais Santana Araujo dos. Construindo pontes para uma educação antirracista: formação continuada de professores de matemática na perspectiva das relações étnico-raciais. Feira de Santana, Bahia, 2024. Disponível em: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1701. Acesso em: 23 de abr de 2025.

SONI, G. e R. KODALI. A critical analysis of supply chain management content in empirical Research. Business Process Management Journal, v. 17, n. 2, p. 238-266, 2011.

SOUZA, Maria T.; SILVA, Maria D.; CARVALHO, Roberta. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), São Paulo, v. 8, n. 1, p. 102-106, 2010.

Downloads

Publicado

2026-05-26

Como Citar

Casaes de Brito, R., & Nery Leal , C. (2026). Relações étnico-raciais na formação continuada de professores: o que dizem as dissertações e teses defendidas no brasil no período 2014 a 2024?. Devir Educação, 10(1), e-1069. https://doi.org/10.30905/rde.v10i1.1069

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.