Educação e espetáculo em tempos de reformas neoliberais

Autores

  • Alex Sander da Silva Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Thalia Estevam Universidade do Extemo Sul Catarinense - UNESC

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.747

Resumo

Com o intuito de pensar os paradoxos da formação caracterizada como um “espetáculo” das atuais configurações neoliberais na educação brasileira, André Cechinel e Rafael Rodrigo Mueller (professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc) escreveram o livro publicado em 2022 e intitulado “FORMAÇÃO ESPETACULAR! Educação em tempos de base nacional comum curricular”, objeto da presente resenha. Para isso, além de prefácio e introdução, a obra é dividida em duas grandes partes: I e II, que possuem subdivisões internas e são seguidas de algumas considerações finais, totalizando duzentas e nove páginas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Sander da Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1996) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande de Sul (2010). Pós-Doutorado PNPD/CAPES no PPGE/UNIMEP no núcleo de História e Filosofia da Educação (2014). Foi coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID - 2011-2013). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Formação Cultural e Sociedade (GEFOCS). Foi organizador do livro ?Tessituras pedagógicas da produção discente? do ano de 2009 e co-organizador da obra "Educação, Pesquisa e Produção do Conhecimento: abordagens contemporâneas" (2013). Membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e Minorias (NEAB-UNESC). Editor da Revista Criar Educação e professor do Programa Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGE/UNESC). Membro filiado da ANPED, foi parecerista ad hoc (2015-217) do GT Filosofia da Educação e da Revista Brasileira de Educação (RBE). Membro Filiado da SBPC; Associado a ALFE (Asociacion Latinoamericana de Filosofia del la Educacion). Membro da Rede Nexos (UDESC); Coordenador da Sub-sede do Grupo de Pesquisa Teoria Critica e Educação (UFSCar). Integrante do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE/ANPED). Faz parte do conselho consultivo da Revista Poiésis. Tem experiência na área de Filosofia da Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, Filosofia da Educação e Teoria Crítica da Educação, Educação Étnicorracial, Formação Cultural, Ética e Estética na Educação. Educação em Direitos Humanos.

Thalia Estevam, Universidade do Extemo Sul Catarinense - UNESC

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Educacional Barriga Verde (2020), como bolsista integral do Programa Universidade Para Todos (PROUNI), onde também atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) e do Programa de Residência Pedagógica (RESIDENCIA/CAPES). Atualmente é pós-graduanda no Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), bolsista do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU) e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Formação Cultural e Sociedade (GEFOCS/UNESC). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: prática e teoria na educação e Pedagogia Histórico-Crítica.

Referências

CECHINEL, André; MUELLER, Rafael Rodrigo. FORMAÇÃO ESPETACULAR!: educação em tempos de base nacional comum curricular. Salvador: Edufba, 2022. 209 p.

Downloads

Publicado

2023-12-04

Como Citar

Alex Sander da Silva, & Thalia Estevam. (2023). Educação e espetáculo em tempos de reformas neoliberais. Devir Educação, 7(1), e–747. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.747

Edição

Seção

Resenhas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)