Formação inicial docente e a utilização do instagram: processos formativos em rede a partir do perfil @meninasdapedagogia

Autores

  • Cheila Raiane Menezes Oliveira Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Daniele Santana de Melo Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • José Batista de Souza Faculdade do Nordeste da Bahia https://orcid.org/0000-0001-9722-8818

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.681

Palavras-chave:

Experiências formativas, Instagram, Pedagogia, Tecnologia

Resumo

O presente estudo tem como foco central analisar uma experiência formativa com a criação e utilização do Instagram em uma turma do curso de Pedagogia da Faculdade do Nordeste da Bahia - FANEB, bem como apresentar estratégias pedagógicas utilizadas no contexto da cultura digital. O estudo buscou responder à seguinte problematização: como a construção do perfil no Instagram @meninasadapedagogia refletiu no processo de formação inicial das estudantes do curso de graduação em Pedagogia da Faculdade do Nordeste da Bahia (FANEB)? Metodologicamente, utilizou-se pesquisa de abordagem qualitativa, com caráter descritivo, cujo dispositivo para a coleta de dados do campo empírico foi uma roda de conversa com cinco discentes do curso supracitado. Os dados foram analisados a partir da inferência dos pesquisadores, à luz do aporte teórico utilizado. Diante dos relatos apresentados, pode-se observar que o Instagram como finalidade pedagógica tem potencial de revelar as impressões das práticas formativas desenvolvidas no perfil @meninasdapedagogia, evidenciando contribuições diretas na formação inicial docente.

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Biografia do Autor

Cheila Raiane Menezes Oliveira, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe  (UFS). Graduada em Pedagogia pela Faculdade do Nordeste da Bahia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação - Paidéia (FANEB) e do Grupo de Pesquisa Educação e Culturas Digitais (ECult/UFS).

Daniele Santana de Melo, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação - Paidéia (FANEB) e do Grupo de Pesquisa Educação e Culturas Digitais (ECult/UFS).

José Batista de Souza, Faculdade do Nordeste da Bahia

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe e Mestre em Letras pela mesma instituição. Professor da Faculdade do Nordeste da Bahia e das redes municipal e estadual de ensino da Bahia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação - FOPTIC; do Grupos de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade - EDUCON - UFS, e do Grupo de Estudos e Pesquisas Paidéia - FANEB.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-06-20

Como Citar

Oliveira, C. R. M., Melo, D. S. de ., & de Souza, J. B. (2023). Formação inicial docente e a utilização do instagram: processos formativos em rede a partir do perfil @meninasdapedagogia. Devir Educação, 7(1), e–681. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.681

Edição

Seção

Dossiê temático: Múltiplos olhares sobre a formação de professores e as práticas pedagógicas