Estratégias didáticas de professores no Ensino Remoto Emergencial (ERE) frente à pandemia da Covid-19: novos desafios, outros aprendizados

Autores

  • Carloney Alves de Oliveira Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Joenneyres Raio de Souza Amancio Escola Espaço Educar

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.455

Palavras-chave:

Estratégias didáticas, Ensino Remoto Emergencial, Covid-19

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão acerca de estratégias didáticas utilizadas por professores do estado de Alagoas frente ao contexto pandêmico causado pelo novo coronavírus no Ensino Remoto Emergencial (ERE), mediado, especialmente, pelas tecnologias digitais (TD). Este estudo toma como base autores que discutem sobre TD, ERE e desafios à educação, a partir de artigos e vídeos já socializados em periódicos, internet, sites e redes sociais. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo numa abordagem exploratória. Para tanto, os dados foram coletados a partir de um questionário online disponibilizado em rede para os professores do estado. Participaram desta pesquisa 21 professores que atuam no Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, e do Ensino Médio, distribuídos em instituições públicas e/ou privadas de 8 cidades alagoanas. Os resultados evidenciam que as TD em si não promovem a produção do conhecimento nem o aprendizado, pois é preciso uma reconfiguração de estratégias didáticas para a potencialização da interação entre os sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, de maneira a compreender que as vivências com o ERE podem dar um impulso para se pensar essa prática mediada pelas TD, mas também possibilidades para além delas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carloney Alves de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Pós-Doutor em Educação (UFS), Doutor e Mestre em Educação Brasileira (UFAL) e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Educação (CEDU), na área de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática e professor vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas e do Doutorado em Ensino em Rede (RENOEN). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educativas e Práticas Pedagógicas em Educação Matemática (GPTPEM). 

Joenneyres Raio de Souza Amancio, Escola Espaço Educar

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFAL). Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Graduado em Licenciatura em Matemática (IFPE), e Bacharelado em Direito pela Faculdade Cesmac do Sertão (CESMAC). Professor na Escola Espaço Educar.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-09-18

Como Citar

Carloney Alves de Oliveira, & Joenneyres Raio de Souza Amancio. (2021). Estratégias didáticas de professores no Ensino Remoto Emergencial (ERE) frente à pandemia da Covid-19: novos desafios, outros aprendizados. Devir Educação, 323–340. https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.455

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)