Pedagogia como ciência da Educação e seus desafios na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.877Palavras-chave:
Ciência, Pedagogia, Educação, Profissão, ContemporâneidadeResumo
A indagação que originou este trabalho teve como base os conceitos e as percepções acerca da Pedagogia como ciência e enquanto campo profissional. Consideramos que a Pedagogia como ciência é uma construtora e reformuladora do conhecimento através da pesquisa e da prática que se dá por intermédio de sua interação com o meio no qual está inserida. Este trabalho tem como objetivos: analisar a Pedagogia enquanto ciência na contemporaneidade; refletir sobre os desafios da Pedagogia como campo profissional; e discutir a Pedagogia e seu uso na prática pedagógica e na docência. Teoricamente, nos embasamos nos autores: Pimenta (2011), Franco (2008), Libâneo (2010), Tardif e Lessard (2008), Silva e Ferreira (2021). O trabalho exposto ancora-se no debate epistemológico sobre a Pedagogia como ciência sendo seu objeto de estudo a educação. Constitui uma pesquisa de caráter qualitativo de procedimento bibliográfico. A Pedagogia passou por transformações ao longo dos anos o que, muitas vezes, contribuiu para que sua natureza científica fosse questionada, razão pela qual dispõe de vasta literatura que define seu conceito historicamente. Muitas críticas que recaem sobre a Pedagogia surgem a partir do questionamento sobre seu objeto de estudo, que delimitamos como educação. Neste âmbito, precisamos nos atentar para outras análises, a fim de compreendermos todo o processo que a Pedagogia tem sofrido e que vem contribuindo para sua (des)valorização.
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