Pedagogia como ciência da Educação e seus desafios na contemporaneidade

Autores

  • Helante Amorim Nogueira Universidade Federal do Piaui - UFPI https://orcid.org/0000-0003-3584-8717
  • Marli Clementino Gonçalves Universidade Federal do Piaui - UFPI
  • Gésica Mayara Souza Sobral Universidade Federal do Piaui - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.877

Palavras-chave:

Ciência, Pedagogia, Educação, Profissão, Contemporâneidade

Resumo

A indagação que originou este trabalho teve como base os conceitos e as percepções acerca da Pedagogia como ciência e enquanto campo profissional. Consideramos que a Pedagogia como ciência é uma construtora e reformuladora do conhecimento através da pesquisa e da prática que se dá por intermédio de sua interação com o meio no qual está inserida. Este trabalho tem como objetivos:  analisar a Pedagogia enquanto ciência na contemporaneidade; refletir sobre os desafios da Pedagogia como campo profissional; e discutir a Pedagogia e seu uso na prática pedagógica e na docência. Teoricamente, nos embasamos nos autores:  Pimenta (2011), Franco (2008), Libâneo (2010), Tardif e Lessard (2008), Silva e Ferreira (2021). O trabalho exposto ancora-se no debate epistemológico sobre a Pedagogia como ciência sendo seu objeto de estudo a educação. Constitui uma pesquisa de caráter qualitativo de procedimento bibliográfico. A Pedagogia passou por transformações ao longo dos anos o que, muitas vezes, contribuiu para que sua natureza científica fosse questionada, razão pela qual dispõe de vasta literatura que define seu conceito historicamente. Muitas críticas que recaem sobre a Pedagogia surgem a partir do questionamento sobre seu objeto de estudo, que delimitamos como educação. Neste âmbito, precisamos nos atentar para outras análises, a fim de compreendermos todo o processo que a Pedagogia tem sofrido e que vem contribuindo para sua (des)valorização.

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Biografia do Autor

Helante Amorim Nogueira, Universidade Federal do Piaui - UFPI

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, especialista em gestão da educação,professora da educação infantil e fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Teresina ( SEMEC), graduada do curso de pedagogia pela UFPI e graduada do curso de licenciatura em matemática. Tenho como motivação profissional e pessoal a luta por políticas públicas educacionais de qualidade e uma educação emancipadora, utilizando como base os ensinamentos de Paulo Freire, Bourdieu entre outros que efetivaram e efetivam em suas teorias a importância de uma educação crítico- reflexiva e libertadora.Atualmente sou sindicalizada e participo ativamente das lutas por valorização docente junto ao Sindserm -Teresina.

Marli Clementino Gonçalves, Universidade Federal do Piaui - UFPI

Professora Doutora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação (NUPPEGE) da UFPI. 

Gésica Mayara Souza Sobral, Universidade Federal do Piaui - UFPI

Mestranda em educação do programa de Pós – Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação (NUPPEGE) da UFPI.

Referências

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Publicado

2024-11-05

Como Citar

Amorim Nogueira, H., Clementino Gonçalves, M., & Souza Sobral, G. M. (2024). Pedagogia como ciência da Educação e seus desafios na contemporaneidade. Devir Educação, 8(1), e–877. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.877

Edição

Seção

Artigos