Los aportes del Programa de Posgrado en Educación de la UNIMEP a la investigación y educación de personas con discapacidad

Autores/as

  • Maria Inês Bacellar Monteiro Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Mateus Henrique do Amaral Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Maria Cecilia Carareto Ferreira Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.768

Palabras clave:

Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIMEP, Dissertações e Teses do PPGE , UNIMEP

Resumen

Este texto tiene como tema la investigación en Educación Especial realizada por estudiantes y sus asesores en el Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Metodista de Piracicaba desde su creación en 1972. Las discusiones incluyen una historia de la construcción de la Educación Especial como área de investigación en PPGE - UNIMEP y un relevamiento de tesis y disertaciones defendidas entre 2004 y 2021 y puestas a disposición en la Biblioteca Digital de UNIMEP. Se considera la importancia de indagar en lo producido como una forma de contribuir al (re)conocimiento de la historia de la Educación Especial como campo de investigación del Programa y como instrumento y motor para la (re)construcción de una sociedad plural y futuro posible en lo que respecta a la producción científica en el área.

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Biografía del autor/a

Maria Inês Bacellar Monteiro, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1978), Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1985) e Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1992). Foi professora da Universidade Metodista de Piracicaba de 1997 a 2018 e vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE/UNIMEP de 2005 a 2018. Foi Professora Visitante do Programa de Pós Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, campus Guarulhos (2019 - 2021). Temas de interesse: Educação, com ênfase em: linguagem, educação especial, deficiência e relações de ensino.

Mateus Henrique do Amaral, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Bolsista CNPq e doutorando na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e formado no curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa da UNIMEP (2016). Foi bolsista PIBIC/CNPq em três projetos de pesquisa entre os anos de 2014 e 2016, atuando em contexto colaborativo na formação continuada de professores na perspectiva da inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial. Tem interesse nos seguintes tópicos: Trabalho docente, Formação de professores, Estágio Supervisionado da licenciatura e Escolarização da criança e do adolescente com deficiência.

Maria Cecilia Carareto Ferreira, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília (1971), graduação em Bacharel Em Psicologia pela Universidade de Brasília (1970), mestrado em Especial Education - Vanderbilt University (1977) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de Piracicaba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, deficiência mental e formação de professores.

Citas

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Publicado

2024-01-03

Cómo citar

Bacellar Monteiro, M. I., do Amaral, M. H. ., & Carareto Ferreira, M. C. (2024). Los aportes del Programa de Posgrado en Educación de la UNIMEP a la investigación y educación de personas con discapacidad. Devir Educação, 8(1), e–768. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.768