The contributions of the Graduate Program in Education at UNIMEP to the research and education of people with disabilities

Authors

  • Maria Inês Bacellar Monteiro Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Mateus Henrique do Amaral Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Maria Cecilia Carareto Ferreira Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.768

Keywords:

Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIMEP, Dissertações e Teses do PPGE , UNIMEP

Abstract

This text has as its theme the research in Special Education carried out by students and their advisors in the Graduate Program in Education of the Universidade Metodista de Piracicaba since its creation in 1972. The discussions include a history of the construction of Special Education as an area of ​​investigation at PPGE - UNIMEP and a survey of theses and dissertations defended between 2004 and 2021 and made available in the UNIMEP Digital Library. It is considered the importance of investigating what was produced as a way of contributing to the (re)knowledge of the history of Special Education as a research field in the Program and as an instrument and engine for the (re)construction of a plural and likely future in the regarding scientific production in the area.

 

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Author Biographies

Maria Inês Bacellar Monteiro, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1978), Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1985) e Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1992). Foi professora da Universidade Metodista de Piracicaba de 1997 a 2018 e vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE/UNIMEP de 2005 a 2018. Foi Professora Visitante do Programa de Pós Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, campus Guarulhos (2019 - 2021). Temas de interesse: Educação, com ênfase em: linguagem, educação especial, deficiência e relações de ensino.

Mateus Henrique do Amaral, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Bolsista CNPq e doutorando na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e formado no curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa da UNIMEP (2016). Foi bolsista PIBIC/CNPq em três projetos de pesquisa entre os anos de 2014 e 2016, atuando em contexto colaborativo na formação continuada de professores na perspectiva da inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial. Tem interesse nos seguintes tópicos: Trabalho docente, Formação de professores, Estágio Supervisionado da licenciatura e Escolarização da criança e do adolescente com deficiência.

Maria Cecilia Carareto Ferreira, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília (1971), graduação em Bacharel Em Psicologia pela Universidade de Brasília (1970), mestrado em Especial Education - Vanderbilt University (1977) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de Piracicaba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, deficiência mental e formação de professores.

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Published

2024-01-03

How to Cite

Bacellar Monteiro, M. I., do Amaral, M. H. ., & Carareto Ferreira, M. C. (2024). The contributions of the Graduate Program in Education at UNIMEP to the research and education of people with disabilities. Devir Educação, 8(1), e–768. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.768