Perpectivas de uma Filosofia Política da Educação em John Dewey

Autores/as

  • Felipe Trindade Santos Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ
  • Wanderley Cardoso de Oliveira Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.660

Palabras clave:

experiência; reflexão; filosofia; democracia; educação.

Resumen

El presente artículo pretende discutir algunos elementos sobre la concepción de la filosofía de la educación del pensador estadounidense John Dewey. En un primer momento, trata de situar los orígenes históricos y culturales del autor, desde su herencia familiar democrática, pasando por el modelo de formación religiosa en la infancia, hasta las influencias filosóficas que van desde el idealismo alemán hasta el pragmatismo americano de James. Su forma de entender la educación, la filosofía y la democracia se funden de tal manera que no es posible entenderlas por separado: una educación emancipadora, centrada en las cuestiones humanas, acompañada de un proyecto filosófico crítico que reconoce el papel de la cultura y también el potencial de los individuos, concebido en una perspectiva democrática de participación conjunta, colaboración e intercambio de ideas. He aquí, en síntesis, la relevancia de esta investigación: aportar la contribución de un pensador sobre la importancia de la democracia en la construcción de una sociedad más participativa y reflexiva.

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Biografía del autor/a

Felipe Trindade Santos, Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares da UFSJ (2023). Possui Especialização em História pela Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira (2018) e Especialização em Ciências da Religião (2021). Graduação em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2009), Graduação em Teologia (2017) pelo Instituto Santo Tomás de Aquino. Graduação em Letras pelo Centro Universitário Facvest de Santa Catarina e em História pela Universidade Cruzeiro do Sul (2021). Tem experiência na área de Filosofia com ênfase na História da Filosofia e Filosofia Política e em Teologia e Ciências da Religião com ênfase em História da Igreja e seus desdobramentos políticos e culturais. Atua como Professor do Ensino Fundamental na rede municipal em Minas Gerais. Vice-Presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb do Município de Madre de Deus de Minas.

Wanderley Cardoso de Oliveira, Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ

Graduação (PUC-MG,1989), mestrado (UFMG, 1994), doutorado (UFRJ, 2002) e pós-doutorado (Université Paris 1:Pantheon-Sorbonne, 2013) em Filosofia. Bolsista do Programa de Doutorado com Estágio no Exterior (PDEE/CAPES) durante um ano na Universidade de Paris-XII. Professor do Departamento de Ciências da Educação e dos Mestrados em Educação e Filosofia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Membro do International Merleau-Ponty Circle e do GT Filosofia Francesa Contemporânea (ANPOF). Pesquisador do Núcleo de Estudos Corpo, Cultura, Expressão e Linguagens (NECCEL/CNPq). Experiência nas áreas de Filosofia e Educação. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Fenomenologia, Filosofia Francesa Contemporânea, Educação e Corporeidade

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Publicado

2023-07-30

Cómo citar

Santos, F. T., & Cardoso de Oliveira, W. . (2023). Perpectivas de uma Filosofia Política da Educação em John Dewey. Devir Educação, 7(1), e–660. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.660