Narrativas formativas: método e fenômeno de pesquisa a ser aplicado na formação docente

Autores/as

  • Bruna Duarte Ferreira Frohmut Centro Paula Souza
  • Rodrigo Avella Ramirez Centro Paula Souza

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.316

Palabras clave:

Investigação Narrativa; Histórias de Vida; Aprendizagem docente; Educação Profissional e Tecnológica.

Resumen

As narrativas formativas são utilizadas tanto como um instrumento de formação docente, para análise das dimensões pessoal e profissional do professor, como também método em pesquisas acadêmicas para acessar o percurso de vida e formação dos sujeitos. Este estudo objetiva, por meio de uma análise bibliométrica, verificar a aplicação das narrativas formativas em pesquisas acadêmicas, a partir de artigos sediados no Portal de Periódicos CAPES, no período de 1994 a 2019 e estimar o quanto estas foram empregadas na área de educação, especificamente na educação profissional. Esse objetivo foi guiado pela seguinte questão: as narrativas formativas são aplicadas como método para coleta de dados e analisadas como fenômeno de pesquisa na formação docente na educação profissional? Adota-se uma abordagem quantitativa e os resultados indicam que as narrativas formativas são utilizadas em estudos acadêmicos, concentrados, na área de educação, destacando-se na educação superior, porém ainda são pouco exploradas na educação profissional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruna Duarte Ferreira Frohmut, Centro Paula Souza

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional (CEETEPS/SP); Professora do ensino técnico do eixo de controle e processos industriais no Centro Paula Souza; São Paulo – SP

Rodrigo Avella Ramirez, Centro Paula Souza

Doutor em Educação (Mackenzie/SP); Docente do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional (CEETEPS/SP); São Paulo – SP

Citas

ANTUNES, Maria Pinto. Histórias de vida ou método (auto) biográfico: uma experiência na formação de educadores de adultos. Revista Roteiro, Joaçaba, v.36, n.1, p. 33-54, jan./jun. 2011. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/787/pdf_116 Acesso em: 26 out. 2019.

ARAÚJO, Carlos Alberto. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Revista Em Questão. Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32, 2006. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6134719> Acesso em: 13 jul. 2019.

BARBISAN, Carla; MEIGID Maria Auxiliadora Bueno Andrade. Categorias de narrativas: principais usos em pesquisa e formação de pedagogas. Educação Temática Digital, Campinas, v.20, n.4, p979-996, out./dez. 2018.

BIOGRAPH. Associação Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica. 2019. Disponível em: <https://www.biograph.org.br> Acesso em: 15 nov. 2019.

CAPES. Portal de Periódicos da Capes. 2020. Disponível em: <http://www.periodicos.capes.gov.br/> Acesso em: 16 jun. 2020.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: Experiências e história na pesquisa qualitativa. 2ª ed., edUFU. Uberlândia, 2015.

DEWEY, John. Democracia e Educação. Experiência e Pensamento. Capítulo 11. Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/dewey/cap11.htm Acesso em: 04 de abril de 2020.

FERNANDES, Natal Lánia Roque; LOPES, Maria Amélia. As narrativas de formação nos processos formativos de professores como dispositivo para a reflexão sobre a aprendizagem da docência na educação de jovens e adultos. Salvador: UFBA, 2011. (R. FACED, n.20, p. 35-49, jul./dez. 2011).

FIORENTINI, Dário; CRECCI, Vanessa. Desenvolvimento Profissional docente: um termo guarda-chuva ou um novo sentido à formação?.Revista Brasileira de Pesquisa sobre formação docente. Belo Horizonte, v.5, n.8, p. 11-23, jan/jun 2013. Disponível em: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br Acesso em: 04 de abril de 2020.

GATTI, Bernadete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: Novos cenários de Formação. Brasília: UNESCO, 2019. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/professores_do_brasil_novos_cenarios_de_formacao/. Acesso em 24 nov.2019

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de Vida e Formação. São Paulo: Cortez, 2004.

JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, Porto Alegre, ano XXX, n.3 (63), p. 413-438, set./dez. 2007. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/gepiem/files/2008/09/a_tranfor2.pdf Acesso em: 02 nov. 2019.

LANGHI, Celi; MACEDO, Elaine de Fátima Soares. Aprendizagem Ativa na educação profissional: um estudo bibliométrico dos artigos sediados pelo Portal de Periódicos Capes. São Paulo, outubro de 2018. In: Anais do XIII Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa: Práticas de Educação Profissional e Tecnológica e Educação Corporativa. Disponível em: http://www.portal.cps.sp.gov.br/pos-graduacao/workshop-de-pos-graduacao-e-pesquisa/013-workshop-2018/artigos/Educacao/Praticas_Educacao/Aprendizagem_Ativa_na_educacao_profissional.pdf Acesso em: 10 jul. 2019.

LARROSA, Jorge Bondia. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n.19 jan-abr, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf Acesso em: 04 de abril de 2020.

LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; GERALDI, Corinta Maria Grisolia; GERALDI, João Wanderley. O trabalho com narrativas na investigação em educação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.31, n.01, p.17-44, janeiro-março 2015.

MIZUKAMI, Maria da graça Nicoletti. Aprendizagem da docência: professores formadores. Revista E-curriculum, São Paulo, v.1, n. 1, dez-jul. 2005-2006. Disponível em: http://www.pucsp.br/ecurriculum Acesso em: 15 mai. 2019.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Escola e desenvolvimento profissional da docência. In: GATTI, B. et al.(Org) Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: editora UNESP, 2011. Cap. 1, p.23-54.

NÓVOA, Antonio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antonio (Org). Os professores e a sua formação. Lisboa. Dom Quixote, 1992, Cap.1, p. 15-33.

PAIVA, Cantaluce Mércia Ferreira. A identidade docente na educação profissional: como se forma o professor. XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – UNICAMP, 2012.

PETEROSSI, Helena Gemignani; MENINO, Sergio Eugenio. A formação do formador. São Paulo, SP: Centro Paula Souza, 2017.

RAMIREZ, Rodrigo Avella. Histórias de Vida na formação do professor. São Paulo: CEETEPS, 2014.

RAMIREZ, Rodrigo Avella. Aprendizagem da docência: a língua inglesa no ensino superior tecnológico: experiências, práticas e desafios. 2017. 215 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2017.

SHULMAN, Lee. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec. São Paulo, v.4, n.2, p. 196-229, dez. 2014.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Archivos adicionales

Publicado

2020-11-29

Cómo citar

Duarte Ferreira Frohmut, B., & Avella Ramirez, R. (2020). Narrativas formativas: método e fenômeno de pesquisa a ser aplicado na formação docente. Devir Educação, 4(2), 14–33. https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.316

Artículos más leídos del mismo autor/a