A educação na contemporaneidade: construindo relações com os pensamentos de Christoph Türke a partir da análise de uma sequência do filme "A religiosa", de Jacques Rivette

Autores/as

  • Daniela Aparecida de Melo Costa Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Bruna Beatriz Rocha Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais- Campus São João del-Rei
  • Luciana Azevedo Rodrigues UFLA - Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.266

Palabras clave:

educação, cinema, teoria crítica

Resumen

Este trabalho é fruto dos estudos realizados na disciplina de “Linguagens midiáticas e Ensino” do Mestrado profissional em Educação na Universidade Federal de Lavras, bem como os estudos realizados sobre o Filme “A Religiosa” de Jacques Rivette no projeto Cinema com Vida na mesma Universidade. A pesquisa inscreve-se no esforço da análise de determinado fragmento do filme “A Religiosa” à luz dos conceitos abordados por Türcke (2016) sobre o “choque de imagem do cinema” e a “compulsão à repetição traumática” apresentados na obra “Hiperativos! Abaixo a cultura do déficit de atenção”. Busca-se a partir dessa relação entre o fragmento escolhido e a literatura de Türcke (2016) traçar reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem que envolvem a educação na contemporaneidade. Como resultados percebemos a partir das relações com o pensamento de Türcke (2016) que na contemporaneidade, os processos de ensino e aprendizagem e principalmente a relação aluno-professor vem sendo afetados pela era do regime global de atenção.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniela Aparecida de Melo Costa, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras - UFLA.

Bruna Beatriz Rocha, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais- Campus São João del-Rei

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Lavras - UFLA.

Luciana Azevedo Rodrigues, UFLA - Universidade Federal de Lavras

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, Docente da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Lavras, Minas Gerais, Brasil.

Citas

DIDEROT, Denis. A Religiosa. Direção de Jacques Rivette. França: Georges de Beauregard, 1966.
LESSARD, Claude; TARDIF, Maurice. O Trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis – Ed. Vozes, 2014.
STAKE, Robert E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Penso Editora, 2016.
TÜRCKE, Christoph. Hiperativos!: Abaixo a cultura do déficit de atenção. Editora Paz e Terra, 2016.

Publicado

2020-08-12

Cómo citar

de Melo Costa, D. A. ., Rocha, B. B., & Rodrigues, L. A. (2020). A educação na contemporaneidade: construindo relações com os pensamentos de Christoph Türke a partir da análise de uma sequência do filme "A religiosa", de Jacques Rivette. Devir Educação, 101–111. https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.266