Estado de conhecimento: formação docente com foco na educação inclusiva para aluno surdo

Authors

  • Wagner dos Santos Guimarães Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Maristela Félix dos Santos Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Renildes de Melo Souza Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEDUC)

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.794

Keywords:

Mapeamento; Formação Continuada; Educação Inclusiva; Surdo.

Abstract

This investigation called state of knowledge aims to present a bibliographical survey on the scientific productions of the Digital Library of Thesis and Dissertations (BDTD) on permanent training in inclusive education for eligible students. In a time frame of 2010-2020, the studio analyzed the corpus of 11 works. The results highlight that only 11 scientific productions addressed this topic over a period of time, with new dissertations and thesis, the Middle West region has the greatest quantity of production and the predominance of qualitative research. We conclude that investigations carried out in postgraduate programs are extremely scarce, highlighting that most of the theses are from exact science programs. In the area of education, even though many teachers work with students with disabilities, there is no incentive for scientific investigations.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Wagner dos Santos Guimarães, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutorando e Mestre em Educação (PPGED/UFS). Professor da educação básica das redes pública e privada. Membro do Grupo de Estudos em Educação Superior (GEES/UFS)

Maristela Félix dos Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutoranda em Educação (PPGED/UFS). Professora da SEDUC. Membro do Grupo de Estudos em Educação Superior (GEES/UFS).

Renildes de Melo Souza, Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEDUC)

Mestra em Educação (UFS). Professora da SEDUC. Membro do Grupo de Estudos em Educação Superior (GEES/UFS)

References

BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: UNESCO, 1994.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm> Acesso em 21 de julho de 2021.

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Salamanca-Espanha. 1994.

CARVALHO, Vinicius da Silva. Investigando os processos de emersão e modificações de sinais, durante a apropriação de sinalização científica por surdos ao abordar os saberes químicos matéria e energia. 139f. 2017. Dissertação (Mestrado em Química) –Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2017.

COSTA, Márcia Cunha da Silva. Educação inclusiva e prática docente: tenho um aluno surdo em minha sala. E agora? 115f. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, 2013.

FLICK, Uew. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FREITAS, Adriana de Oliveira. Atuação do professor de apoio à inclusão e os indicadores de ensino colaborativo em Goiás. 123f. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2013.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas ‘estado da arte’. In: Revista Educação e Sociedade, nº 79. Campinas: CEDES, 2002. p. 257-272.

Field's, Karla Amâncio Pinto. Saberes profissionais para o exercício da docência em química voltado à educação inclusiva. 200f. 2014. Tese (Doutorado em Química) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.

GATTI, Bernadete; ANDRÉ, Marli. A Relevância dos Métodos de Pesquisa Qualitativa em Educação no Brasil. In. WELLER, W; PFAFF, N. (Org.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação. Petrópolis: Vozes, 2010, p. 28-38.

GOLDFELD, Márcia. A criança Surda: Linguagem e Cognição numa perspectiva Sociointeracionista. 7. ed. São Paulo: Plexus, 2002.

MOROSINI, Marília Costa. Estado de conhecimento: sua contribuição à ruptura de pré-conceitos. Revista de Educação da UFSM, Santa Maria: Centro de Educação, v. 40, 2015.

MACHADO, Jéssica Lais Novais. Tenho um aluno surdo: aprendi o que fazer! 2016. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

MAURICIO, Aline Crociari. Surdez: um estudo da formação continuada oferecida aos professores em uma diretoria de ensino no interior do estado de São Paulo. 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, São Paulo, 2015.

OLIVEIRA, Maria Marly. Como fazer pesquisa qualitativa. Recife: Ed. Bagaço, 2005.

PHILIPPSEN, Eleandro Adir. Formação inicial de professores de Química em uma perspectiva de atuação profissional como tradutor e intérprete de Língua de Sinais: um estudo sobre a codocência. 338f. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

RIBEIRO, Eveline Borges Viela. Formação de professores de ciências e educação inclusiva em uma instituição de ensino superior em Jataí-Go. 106f. 2011. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.

SOUZA, Rita Cácia Souza. Educação Física Inclusiva: perspectiva para além da deficiência. Aracaju: Editora UFS, 2013.

SOUZA, Márcia Cristina. Contextos Educacionais Inclusivos de Alunos Surdos: ações frente à realidade inclusiva de professores de matemática da educação básica. 219f. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências em Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.

SOARES, Maria Eliane. Educação Matemática e Educação de surdos: tecendo memórias na perspectiva da educação inclusiva. 2017. 218 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas). Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

SILVA, Alecrisson. Práticas pedagógicas na educação de surdos: análise crítica do discurso de professores da educação básica. 2017. 137 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017.

SASSAKI, Romeu Kassaki. As escolas inclusivas na opinião mundial. Disponível em: http://www.viverconsciente.com.br/exibe_artigo.asp?codigo=75&codigo_categoria. Acesso em: 20 de julho de 2012.

UNESCO. Declaração Universal dos Direitos Humanos: adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (resolução 217 A III) em 10 de dezembro 1948.10 p. 2009. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos Acesso em: 30. set. 2022.

Published

2024-01-12

How to Cite

dos Santos Guimarães, W., Félix dos Santos, M. ., & de Melo Souza, R. . (2024). Estado de conhecimento: formação docente com foco na educação inclusiva para aluno surdo. Devir Educação, 8(1), e–794. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.794