A tutoria do mestrado profissional no contexto pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.607Keywords:
Tutoria acadêmica virtual; Mestrado profissional em educação; Aprendizagem colaborativa.Abstract
The objective of this article is to analyze whether and how the tutoring of the Postgraduate Studies Program in Education: Formation of Trainers, from the Pontifical Catholic University of São Paulo, which, in 2020, took place virtually due to the pandemic, generated collaborative learning and criticism for tutors and mentees. Data were produced through a discussion group, in which three master's students evaluated the online tutoring process with the participation of two tutors. Data analysis was inspired by Prose Analysis. The results indicate that academic tutoring, even between screens, generated learning for those involved. The affective relationships established and the construction of bonds created in interpersonal relationships produced trust and mutual help and favored an environment conducive to collaborative and critical learning.
Downloads
References
ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Diários de itinerância, recurso para formação e avaliação de estudantes universitários. Estudos em avaliação educacional, São Paulo: Fundação Carlos Chagas, v. 23, n. 51, p. 250-269, jan./abr. 2012. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1961 Acesso em: 26 jun. 2022.
ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Relações Interpessoais potencializadoras do trabalho colaborativo na formação de professores. In. ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. O coordenador pedagógico e o trabalho colaborativo na escola. São Paulo: Edições Loyola, 2016, p. 25-40.
ANDRÉ, Μarli Eliza Dalmazo Afonso de. Texto, contexto e significado: algumas questões na análise de dados qualitativos. Cadernos de Pesquisa, [S.l.], v.45, p.66-71, maio 1983. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1491/1485. Acesso em: 10 dez. 2020.
ANDRÉ, Μarli Eliza Dalmazo Afonso de; et al. Tutoria acadêmica no mestrado profissional: um aprendizado compartilhado. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 25, n. 47, p. 37-50, set./dez. 2016. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/3207/2076 Acesso em: 11 out. 2021.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 359-371, maio/ago., 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/GxgXTXCCBkYzdHzbMrbbkpM/abstract/?lang=pt Acesso em: 17 jun. 2021.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e Educação: figuras do indivíduo-projeto. RN: EDUERN, 2014.
FERREIRA, Fernando Ilídio; FLORES, Maria Assunção. Repensar o sentido de comunidade de aprendizagem: contributos para uma concepção democrática emancipatória. In: FLORES, Maria Assunção; FERREIRA, Fernando Ilídio. Currículo e comunidades de aprendizagem: desafios e perspectivas. Santo Tirso: De Facto Editores, 2012, p. 202-248.
JOSSO, Marie-Christine. Histórias de vida e projeto: a história de vida como projeto e as “histórias de vida” a serviço de projetos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 11-23 ,jul./dez. 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/FPRNJxFHvDf8jX5Yx55ThhH/abstract/?lang=pt Acesso em: 3 jun. 2021.
KULNIG, Rita de Cássia Mitleg; REIS, A. T.; SANTOS, Luane Neves. Da experiência de tutoria à aprendizagem de orientação. In: EDUCERE - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., 2015, Curiba. ANAIS… Curitiba: PUCPR, 2015, p. 40913-40920. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17964_10756.pdf Acesso em: 27 set. 2021.
MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo. O método para Vygotsky: a zona proximal de desenvolvimento como zona de colaboração e cri¬ticidade criativas. In: SCHETTINI, Rosemary Hohlenwerger, et al. (Orgs.). Vygotsky: uma revisita no início do século XXI. São Paulo: Andross, 2009. – (Linguagem em movimento), p. 53-78.
TORRES, Patrícia Lupion; ALCÂNTARA, Paulo.; IRALA., Esrom Adriano Freitas. Grupos de consenso: uma proposta de aprendizagem colaborativa para o processo de ensino-aprendizagem. Revista Diálogo Educacional, 4(13), 2004, 129-145. Disponível em: https://doi.org/10.7213/rde.v4i13.7052 Acesso em: 20 jun. 2022.
PASSARELLI, Lilian MARIA GHIURO. Conexão entre pesquisa e prática na sala de aula: do produto para o processo. In: PASSARELLI, Lilian MARIA GHIURO. Ensinando a escrita: o processual e o lúdico. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2004. p. 79-101.
PASSARELLI, Lilian MARIA GHIURO. Ensino e correção na produção de textos escolares. São Paulo: Cortez, 2012.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas autobiográficas: solidariedade e ética em educação. Rizoma Freireano, n. 11, 2011a. Disponível em http://www.rizoma-freireano.org/narrativas-autobiograficas-solidariedade-e-etica-em-educacao-maria-da-conceicao-passeggi. Acesso em 08 set. 2020.
PASSOS, Laurizete Ferragut. Uma janela de possibilidades na educação da infância em tempos de pandemia. In: SANCHES, Emilia Maria Bezerra Cipriano Castro (Org.) et al. Uma janela de possibilidades na educação da infância em tempos de pandemia. Manifesto do Grupo de Pesquisa de Políticas Públicas da Infância- Criando PUC-SP/ Organizadoras: Emília Cipriano Sanches, Sandra Cavaletti Toquetão e Shirlei Nadaluti Monteiro – 1, ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.
PERÉZ-GOMÉZ, Angel. A Cultura Escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
REIS, Adriana Teixeira; ARANHA, Elvira Maria Godinho.; ANDRÉ, Μarli Eliza Dalmazo Afonso de. Uso de narrativas na construção de projeto de pesquisa dos mestrandos do FORMEP/PUC-SP. Revista Ciências Humanas - Educação e Desenvolvimento Humano (UNITAU) Taubaté/SP. Brasil, v. 12, n 2, edição 24, p. 244 - 251, Maio/Agosto 2019. Disponível em: https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/537 Acesso em: 7 maio 2022.
RETALLICK, Jamie. Teacher´s Workplace Learning: towards legitimation and accreditation. Teachers and teaching: theory and practice, 5 (1), 33-50, 1999. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/1354060990050103 Acesso em: 4 maio 2022.
SIGALLA, Luciana Andréa Afonso. Tutoria acadêmica entre pares na Pós-Graduação stricto sensu: contribuições desse espaço coletivo-colaborativo de trabalho e formação. A experiência do Formep na PUCSP. 251f. 2018. TESE. (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21050 Acesso em: 3 maio 2022.
SIGALLA, Luciana Andréa Afonso; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. Aprendizagens de mestrandas do curso de Mestrado Profissional em Educação: formação de formadores (FORMEP), da PUC-SP, no contexto da tutoria acadêmica entre pares. Revista Ciências Humanas - Educação e Desenvolvimento Humano (UNITAU) Taubaté/SP. Brasil, v. 12, n 2, edição 24, p. 144 - 153, Maio/Agosto 2019. Disponível em: https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/533 Acesso em: 6 maio de 2022.
SIGALLA, Luciana Andréa Afonso, PENTEADO, Maria Emiliana Lima; PEREIRA, Rodnei. A tutoria acadêmica do programa de mestrado profissional em educação: formação de formadores, da PUC-SP: um espaço de aprendizagem colaborativa e crítica. Revista Ciências Humanas, 11(2), 2018. Disponível em: https://doi.org/10.32813/rchv11n22018artigo9 Acesso em: 5 maio 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Devir Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.