Uso de IA em educação: experiências metodológicas no ChatGPT

Autores

  • Fernanda Castilho Santana Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - UPEP/CEETEPS

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.985

Palavras-chave:

ChatGPT, Inteligência Artificial, Metodologia, Educação

Resumo

A proposta deste artigo é relatar um conjunto de experiências de pesquisa bibliográfica inicial, com auxílio do ChatGPT, para desenvolvimento do estado da arte de uma investigação sobre professores e fãs. Em vez da consulta a conhecidas bases de dados científicas nacionais e internacionais, iniciamos uma conversa com o ChatGPT, tecnologia de Inteligência Artificial que simula conversas humanas, a partir de perguntas, num ambiente virtual. Esta experiência possibilitou uma análise das respostas formuladas pelo Chatbot, conforme alguns autores têm realizado (Hutson, 2022; Rossoni, 2022) e, adicionalmente, foi possível testar as métricas de análise propostas pela metodologia EIAF (Exploratory Interview for Assessing Functionalities) (Santos, 2023). Por outro lado, pudemos refletir a respeito dos desafios impostos aos docentes relativamente ao contexto educacional em tempos de IA.

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Biografia do Autor

Fernanda Castilho Santana, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - UPEP/CEETEPS

Pós-doutora pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) (bolsa CNPq). Doutora e Mestre em Comunicação pela Universidade de Coimbra (Portugal) (bolsa Capes-exterior). Graduada em Comunicação Social, Jornalismo, pela PUC-Campinas. Professora e pesquisadora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) - Área de concentração: Educação e Trabalho. Professora convidada do Mestrado Profissional em Produção de Conteúdo Multiplataforma (PPGCOM) e Especialização da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora permanente nos cursos de graduação da Fatec Barueri (CEETEPS). Ex-coordenadora do Grupo de Pesquisa Ficção Seriada da Intercom. Foi pesquisadora do Centro de Estudos de Telenovela da ECA-USP (CETVN) entre 2015 e 2018, no âmbito do pós-doutorado. Participou entre 2008 e 2018 do Observatório Ibero-americano de Ficção Televisiva Obitel internacional (Portugal) e Obitel Brasil (2015-18). Desenvolve pesquisas, principalmente, com os seguintes temas: narrativas transmídia, ficção televisiva, consumos digitais, identidades, gênero e mídia, mídia e educação.

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Publicado

2025-01-02

Como Citar

Santana, F. C. (2025). Uso de IA em educação: experiências metodológicas no ChatGPT. Devir Educação, 9(1), e–985. https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.985

Edição

Seção

Dossiê