Uso de IA em educação: experiências metodológicas no ChatGPT
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.985Palavras-chave:
ChatGPT, Inteligência Artificial, Metodologia, EducaçãoResumo
A proposta deste artigo é relatar um conjunto de experiências de pesquisa bibliográfica inicial, com auxílio do ChatGPT, para desenvolvimento do estado da arte de uma investigação sobre professores e fãs. Em vez da consulta a conhecidas bases de dados científicas nacionais e internacionais, iniciamos uma conversa com o ChatGPT, tecnologia de Inteligência Artificial que simula conversas humanas, a partir de perguntas, num ambiente virtual. Esta experiência possibilitou uma análise das respostas formuladas pelo Chatbot, conforme alguns autores têm realizado (Hutson, 2022; Rossoni, 2022) e, adicionalmente, foi possível testar as métricas de análise propostas pela metodologia EIAF (Exploratory Interview for Assessing Functionalities) (Santos, 2023). Por outro lado, pudemos refletir a respeito dos desafios impostos aos docentes relativamente ao contexto educacional em tempos de IA.
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