El poder de la educación literaria: formando lectores críticos y transformando a los ciudadanos – entrevista con el profesor Fernando Azevedo

Autores/as

  • Fernando Universidade do Minho - Portugal
  • Ludmila Magalhães Naves Universidade de Évora - Portugal

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.984

Palabras clave:

Educación literaria;, Mediación lectora;, Comprensión lectora;, Alfabetismo.

Resumen

En el contexto de las discusiones nacionales e internacionales sobre la educación literaria, se destacan los estudios del Prof. Dr. Fernando Azevedo. En este contexto, se realizó una entrevista con el Profesor Asociado con Agregación del Instituto de Educación de la Universidad de Minho (Braga, Portugal), donde es responsable de la regencia de las unidades curriculares de pregrado y posgrado en las áreas de Didáctica de la Lengua Portuguesa y Formación del Lector. En la entrevista, la autora señala diferentes aspectos que involucran la educación literaria, ampliando la comprensión de la mediación literaria, la comprensión lectora y la lectoescritura en la enseñanza de la literatura en las escuelas.

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Biografía del autor/a

Fernando, Universidade do Minho - Portugal

Professor Associado com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal), onde é o responsável pela regência de unidades curriculares de graduação e de pós-graduação nas áreas da Didática da Língua Portuguesa e da Formação de Leitores. É atualmente vice-presidente do Instituto de Educação da Universidade do Minho, com os cargos da Qualidade, Investigação e Internacionalização, tendo sido diretor do Programa Doutoral em Estudos da Criança entre 2019 e 2024. Na vertente de interação com a sociedade, é o responsável científico do Plano Local de Leitura de Braga e do Plano Local de Leitura de Guimarães. Possui o título de Doutor em Ciências da Literatura. É membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). Integra o Observatório de Literatura Infanto-Juvenil (OBLIJ). Pertence à Comissão de Honra do Plano Nacional de Leitura. Possui obras publicadas nos domínios da hermenêutica textual, literatura infantil e formação de leitores.

Ludmila Magalhães Naves, Universidade de Évora - Portugal

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade de Évora – Portugal. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Lavras – UFLA, Professora Colaboradora e Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Linguagens Leitura e Escrita – NELLE/UFLA, Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Literatura Infantil – GEPLI/CEALE-UFMG.

Publicado

2024-11-19

Cómo citar

Fernando, & Magalhães Naves, L. (2024). El poder de la educación literaria: formando lectores críticos y transformando a los ciudadanos – entrevista con el profesor Fernando Azevedo. Devir Educação, 8(1), e–984. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.984