Entre a estereotipia e o entretenimento: imagens da docência no Centro de Mídias da Educação SP
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.874Palavras-chave:
Centro de Mídias da Educação de São Paulo, Hermenêutica Objetiva, docência, entretenimentoResumo
A plataforma do Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP) foi criada no ano de 2020, com o objetivo de suprir a demanda escolar que seria interditada frente ao imperativo do isolamento social decorrente da pandemia da COVID-19. A principal estratégia dessa plataforma pautava-se na produção e exibição de vídeoaulas via televisão, sendo estas ministradas por professores da Rede Estadual nomeados de docentes-estúdio. Levando em conta a atuação desta figura central, o presente artigo visa expor uma análise reconstrutiva da performance de docentes-estúdio que apresentaram vídeoaulas direcionadas ao Ensino Fundamental I. Respaldados pela metodologia Hermenêutica Objetiva, conclui-se que o design proposto pelo CMSP produz imagens representativas da docência, balizadas por aspectos exógenos à cena pedagógica habitualmente delineada no espaço da sala de aula, orientados pela lógica do entretenimento. Tal performance, por seu caráter, apresenta implicações para a mediação didática dos conteúdos.
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