Entre a estereotipia e o entretenimento: imagens da docência no Centro de Mídias da Educação SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.874

Palavras-chave:

Centro de Mídias da Educação de São Paulo, Hermenêutica Objetiva, docência, entretenimento

Resumo

A plataforma do Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP) foi criada no ano de 2020, com o objetivo de suprir a demanda escolar que seria interditada frente ao imperativo do isolamento social decorrente da pandemia da COVID-19. A principal estratégia dessa plataforma pautava-se na produção e exibição de vídeoaulas via televisão, sendo estas ministradas por professores da Rede Estadual nomeados de docentes-estúdio. Levando em conta a atuação desta figura central, o presente artigo visa expor uma análise reconstrutiva da performance de docentes-estúdio que apresentaram vídeoaulas direcionadas ao Ensino Fundamental I. Respaldados pela metodologia Hermenêutica Objetiva, conclui-se que o design proposto pelo CMSP produz imagens representativas da docência, balizadas por aspectos exógenos à cena pedagógica habitualmente delineada no espaço da sala de aula, orientados pela lógica do entretenimento. Tal performance, por seu caráter, apresenta implicações para a mediação didática dos conteúdos.

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Biografia do Autor

Helga Caroline Peres, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP -Araraquara

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCar, na linha de pesquisas educação, cultura e subjetividade, tendo como foco de suas pesquisas a interface entre formação estético-cinematográfica, Teoria Crítica da Sociedade e ensino escolar. Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo/FAPESP no período de 2018 a 2021, tendo sido contemplada com bolsa de estágio e pesquisa no exterior/BEPE - FAPESP (2020), a ser realizado na European-Universität Flensburg/ Alemanha. Coordenou, durante dois anos (2018-2019), o curso de formação continuada intitulado Novos olhares sobre o cinema na escola junto à Secretaria Municipal de Educação de Araraquara-SP. Concluiu seu mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista/UNESP, campus de Araraquara (2016), na linha de pesquisas teorias pedagógicas, trabalho educativo e sociedade, analisando a relação entre formação estético-cinematográfica e formação docente. Atualmente realiza estágio pós-doutoral na Universidade Estadual Paulista/UNESP, Campus de Araraquara, desenvolvendo o projeto "Ensino Remoto no mundo interditado: uma análise das vídeoaulas produzidas pelo Centro de Mídias da Educação de São Paulo durante a pandemia do coronavírus", e participa como pesquisadora-colaboradora no projeto de pesquisa "Ensino remoto na era da computação ubíqua: análise comparativa dos processos formativos de alunos universitários brasileiros e alemães em tempos de COVID-19", em parceria com a Goethe-Universität/Frankfurt e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo/FAPESP. Áreas de interesse: práticas de ensino; didática; tecnologias da educação; ensino remoto emergencial; filosofia da educação; Teoria Crítica da Sociedade; indústria cultural; cinema e produção audiovisual na escola; pesquisa social empírica.

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Publicado

2024-07-16

Como Citar

Caroline Peres, H. (2024). Entre a estereotipia e o entretenimento: imagens da docência no Centro de Mídias da Educação SP. Devir Educação, 8(1), e–874. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.874

Edição

Seção

Artigos