Letramento de género y sexualidad en la formación docente

Autores/as

  • Jonathan Machado Domingues Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
  • Matheus Reuter Sena SEDSODH/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.840

Palabras clave:

Educação Inclusiva, Formação Docente, Orientação Sexual, Identidade de Gênero, Currículo

Resumen

Este artículo tiene como objetivo analizar y presentar soluciones prácticas para educadores, superando desafíos culturales y resistencias, con el fin de fomentar una educación más inclusiva y respetuosa. La pregunta orientadora que dirige esta investigación es: ¿cómo pueden los educadores desarrollar e implementar estrategias en el letramento de género y sexualidad? La metodología adoptada incluyó una revisión de literatura, explorando teorías fundamentales de estos temas y proporcionando una base teórica. Los resultados señalan la necesidad de un enfoque inclusivo, reconociendo la diversidad y las intersecciones entre diferentes identidades de género y orientaciones sexuales. Estrategias como prácticas pedagógicas dinámicas e integración curricular destacan como herramientas efectivas para superar desafíos culturales y promover un entorno educativo más acogedor e inclusivo. En resumen, este estudio destaca la relevancia de abordar las complejidades del letramento de género y sexualidad en la práctica docente.

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Biografía del autor/a

Jonathan Machado Domingues, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Doutorando em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Educação, Gênero e Sexualidade pela Faculdade Iguaçu. Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Colaborador da Comissão de Diversidade sexual e Gênero da OAB/RJ. Colaborador da Comissão de Direitos Humanos da OAB Ilha do Governador/RJ. Idealizador do Projeto Direitos Humanos e Educação. Organizou dois e-books na área de Diversidade Sexual e de Gênero e Direitos Humanos pela Editora Akademy.

Matheus Reuter Sena, SEDSODH/UERJ

Advogado no Programa Estadual Rio Sem LGBTIfobia. Especialista em Direito Público pela Faculdade Legale. Pós-graduando em Docência do Ensino em Direitos Humanos pela Faculdade Iguaçu. Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ. Membro da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero e da Diretória de Valorização da Advocacia no Âmbito da Diversidade da OAB/RJ. Coidealizador do Projeto DIreitos Humanos e Educação.

 

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Publicado

2024-10-18

Cómo citar

Domingues, J. M., & Sena, M. R. (2024). Letramento de género y sexualidad en la formación docente. Devir Educação, 8(1), e–840. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.840