A educação como um complexo ideológico em Lukács
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.807Palavras-chave:
Ser social, Educação, IdeologiaResumo
O objetivo deste artigo é identificar o vínculo entre educação e ideologia na obra Para uma ontologia do ser social de Georges Lukács (2018), com o intuito de demonstrar que a educação é um complexo essencialmente ideológico. A pesquisa é de natureza teórica, tendo como fundamentos metodológicos os pressupostos ontológicos lukácsianos. Para cumprir com o objetivo proposto, na primeira seção identificamos a essência e a função da educação. Na sequência, apreendemos os aspectos determinantes da ideologia. Por último, analisamos como as determinações da ideologia se vinculam ao complexo da educação na obra do autor. Como resultado desta pesquisa introdutória, observamos que a essência da educação é ser uma mediação entre indivíduo e gênero na apropriação e transmissão do patrimônio histórico-genérico humano. E como função social influenciar os indivíduos frente às novas alternativas para reagirem de modo socialmente desejado. Essas duas determinações da educação confluem tanto para o sentido amplo de ideologia, que é tornar a práxis consciente e operativa, como para o sentido estrito, ser meio para combater conflitos sociais.
Downloads
Referências
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de estado. 6. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1992.
LIMA, M. F.; JIMENEZ, S. V. O complexo da educação em Lukács: uma análise à luz das categorias trabalho e reprodução social. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 27, n. 02, p. 73-94, ago. 2011.
LUKÁCS, Georg. Para uma ontologia do ser social. Maceió: Coletivo Veredas, 2018. v. 14.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2013. Livro I.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
TONET, Ivo. Método Científico: uma abordagem ontológica. São Paulo: Instituto Lukács, 2013.
VAISMAN, Ester. Marx e Lukács e o problema da individualidade: algumas aproximações. Perspectiva. Florianópolis, v. 27, n. 2, p. 441-459, jul./dez. 2009. Disponível em: http://www.perspectiva.ufsc.br. Acesso em: 22 jul. 2023.
VAISMAN, Ester. A ideologia e sua determinação ontológica. Verinotio, ano VI, n. 12, p. 40-64, 2010. Disponível em: http:// www.verinotio.org/conteudo/0.49365 995032122.pdf. Acesso em: 09 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.