A educação como um complexo ideológico em Lukács

Autores

  • Sheila Nunes Pereira UNESP, Marília/SP
  • Neusa Maria Dal Ri UNESP, Marília/SP

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.807

Palavras-chave:

Ser social, Educação, Ideologia

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar o vínculo entre educação e ideologia na obra Para uma ontologia do ser social de Georges Lukács (2018), com o intuito de demonstrar que a educação é um complexo essencialmente ideológico. A pesquisa é de natureza teórica, tendo como fundamentos metodológicos os pressupostos ontológicos lukácsianos. Para cumprir com o objetivo proposto, na primeira seção identificamos a essência e a função da educação. Na sequência, apreendemos os aspectos determinantes da ideologia. Por último, analisamos como as determinações da ideologia se vinculam ao complexo da educação na obra do autor. Como resultado desta pesquisa introdutória, observamos que a essência da educação é ser uma mediação entre indivíduo e gênero na apropriação e transmissão do patrimônio histórico-genérico humano. E como função social influenciar os indivíduos frente às novas alternativas para reagirem de modo socialmente desejado. Essas duas determinações da educação confluem tanto para o sentido amplo de ideologia, que é tornar a práxis consciente e operativa,  como para o sentido estrito, ser meio para combater conflitos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila Nunes Pereira, UNESP, Marília/SP

Mestre em Sociologia (UFGD). Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), na Faculdade de Filosofia e Ciências em Marília. Membro do grupo de pesquisa Organizações e Democracia (UNESP).

Neusa Maria Dal Ri, UNESP, Marília/SP

Professora associada livre-docente III da Unesp, Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília, Programa de Pós-Graduação em Educação, Líder do Grupo de Pesquisa Organizações e Democracia, Editora do periódico ORG&DEMO, Bolsista PQ do CNPq nível 1.

Referências

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de estado. 6. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1992.

LIMA, M. F.; JIMENEZ, S. V. O complexo da educação em Lukács: uma análise à luz das categorias trabalho e reprodução social. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 27, n. 02, p. 73-94, ago. 2011.

LUKÁCS, Georg. Para uma ontologia do ser social. Maceió: Coletivo Veredas, 2018. v. 14.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2013. Livro I.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.

TONET, Ivo. Método Científico: uma abordagem ontológica. São Paulo: Instituto Lukács, 2013.

VAISMAN, Ester. Marx e Lukács e o problema da individualidade: algumas aproximações. Perspectiva. Florianópolis, v. 27, n. 2, p. 441-459, jul./dez. 2009. Disponível em: http://www.perspectiva.ufsc.br. Acesso em: 22 jul. 2023.

VAISMAN, Ester. A ideologia e sua determinação ontológica. Verinotio, ano VI, n. 12, p. 40-64, 2010. Disponível em: http:// www.verinotio.org/conteudo/0.49365 995032122.pdf. Acesso em: 09 jul. 2023.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-03-20

Como Citar

Sheila Nunes Pereira, & Dal Ri, N. M. (2024). A educação como um complexo ideológico em Lukács. Devir Educação, 8(1), e–807. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.807

Edição

Seção

Artigos