Em comemoração dos 50 anos do programa de Pós-graduação em Educação da Unimep
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.762Palavras-chave:
Joel Martins., Richard Senn., Elias Boaventura., Pós-Graduação.Resumo
Ao ensejo do cinquentenário do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Metodista de Piracicaba, o artigo traz algumas análises e reflexões nascidas das lembranças de minha participação nos inícios de sua criação e do acompanhamento que tive de seu desenvolvimento e de sua contribuição à educação nacional, ao longo dessas cinco décadas. Além de compartilhar da merecida homenagem a uma experiência exitosa, busca-se registrar referências históricas de sua trajetória bem como reiterar os desafios para os quais essa comemoração nos alerta, face às mudanças contextuais que envolvem a educação brasileira nos dias atuais.
Downloads
Referências
BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana M. N. Reféns da produtividade: sobre produção do conhecimento, saúde dos pesquisadores e intensificação do trabalho na pós-graduação. Caxambu: Anped, 2006. Trabalho apresentado no GT. Educação e Trabalho.
BRANDÃO, Zaia. A pesquisa em educação e o impacto do crescimento da Pós-Graduação no Brasil. Em Aberto. Brasília, MEC/INEP, (31):25-30, ago./set. 1986.
GAMBOA, Sílvio. Pesquisa educacional: quantidade/qualidade, São Paulo: cortez,1995.
GASPARI, Elio. A ditadura envergonhada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
GASPARI, Elio A ditadura escancarada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
GASPARI, Elio. A ditadura derrotada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
GASPARI, Elio. A ditadura encurralada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
MARQUES, Fabrício. Esper Cavaleiro: habilidades de um doutor. Entrevista. Revista Pesquisa Fapesp. n. 320, São Paulo: FAPESP, 2022. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/esper-cavalheiro-habilidades-de-um-doutor/. Acesso em 06 out. 2022.
PAULO NETTO, José. Pequena história da ditadura brasileira. (1964-1985). São Paulo: Cortez Editora, 2014.
PUCCI, Bruno; OLIVEIRA, Cleiton de; FERREIRA, Júlio Romero. Entrevista com o Prof. Dr. José Luiz Sigrist. Comunicações, Unimep, v. 10, n.2, p. 61-92, 2003.
PUCCI, Bruno. Marcas/Marcos de uma História. Comunicações. Unimep, v. 10, no. 2, 2003. p. 113-121).
PUCCI, Bruno; ROMERO, Julio. Entrevista com o Prof. Elias Boaventura. Comunicações. Unimep. Ano 10, no. 2, dez. 2003. Reimpressa em Edição Especial, Ano 21, no. 3, p. 35-59.
RODRIGUES, Neidson. 30 anos de Pos-Graduação em Educação na Unimep. Comunicações. Unimep. Ano 10, no. 2. Dez. 2003.
SAVIANI, Dermeval. A pós-graduação em educação e a especificidade da pesquisa educacional. Argumentos Pró-Educação, Pouso Alegre, v. 2, nº 4, p. 3- 19, jan. / abr., 2017.
SEVERINO, Antônio J Pós-graduação e pesquisa: o processo de produção e de sistematização do conhecimento no campo educacional. In: BIANCHETTI, Lucídio e MACHADO, A. Maria N. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. São Paulo : Cortez, 2002. p. 67-88.
SEVERINO, Antônio J. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2007.
SEVERINO, Antônio J. Sobre os 45 anos do Programa de Pos-Graduação da Unimep: uma experiência de consolidação da pesquisa. Comunicações, n. 3 do vol. 25, no. 3, de 2018.
SEVERINO, Antonio J. Trajetos da pós-graduação em educação no Brasil: um testemunho pessoal. In: BAPTISTA, Ana M. Haddad et al (Orgs). Tempo-Memória na educação: reflexões. São Paulo: BT Acadêmica, 2015. p. 89-106.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.