Em comemoração dos 50 anos do programa de Pós-graduação em Educação da Unimep

Autores

  • Antônio Joaaquim Severino Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.762

Palavras-chave:

Joel Martins., Richard Senn., Elias Boaventura., Pós-Graduação.

Resumo

Ao ensejo do cinquentenário do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Metodista de Piracicaba, o artigo traz algumas análises e reflexões  nascidas das lembranças de minha participação nos inícios de sua criação e do acompanhamento que tive de seu desenvolvimento e de sua contribuição à educação nacional, ao longo dessas cinco décadas. Além de compartilhar da merecida homenagem a uma experiência exitosa, busca-se registrar referências históricas de sua trajetória bem como reiterar os desafios para os quais essa comemoração nos alerta, face às mudanças contextuais que envolvem a educação brasileira nos dias atuais.

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Biografia do Autor

Antônio Joaaquim Severino, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Professor titular, aposentado, de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP, ora atuando como docente colaborador. Licenciou-se em Filosofia na Universidade Católica de Louvain, Bélgica, em 1964. Na PUCSP, apresentou seu doutorado, defendendo tese sobre o personalismo de Emmamuel Mounier, em 1971. Prestou concurso de Livre Docência em Filosofia da Educação, na Universidade de São Paulo, em 2000. Em 2003, prestou concurso de titularidade. Atualmente integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uninove, Universidade Nove de Julho, de São Paulo, onde lidera o Grupo de Pesquisa e Estudo em Filosofia da Educação - GRUPEFE. Dentre suas publicações, destacam-se Metodologia do trabalho científico (Cortez, 1975; 21. ed. 2000); Educação, ideologia e contra-ideologia. (EPU, 1986); Métodos de estudo para o 2o. Grau (Cortez, 1987; 5. ed. 1996); A filosofia no Brasil (ANPOF, 1990); Filosofia (Cortez, 1992; 5. ed. 1999); Filosofia da Educação (FTD, 1995; 2. ed. 1998); A filosofia contemporânea no Brasil: conhecimento, política e educação (Vozes, 1999), Educação, sujeito e história (Olho d´Água, 2002), Filosofia na formação profissional (Cartago, 2017) e vários artigos sobre temas de filosofia da educação. Seus estudos e pesquisas atuais situam-se no âmbito da filosofia e da filosofia da educação, com destaque para as questões relacionadas com a epistemologia da educação e para as temáticas concernentes à educação brasileira e ao pensamento filosófico e sua expressão nas culturas brasileira e latinoamericana.

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Publicado

2024-01-03

Como Citar

Joaaquim Severino, A. (2024). Em comemoração dos 50 anos do programa de Pós-graduação em Educação da Unimep. Devir Educação, 8(1), e–762. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.762

Edição

Seção

Dossiê