Celebrating 50 years of Unimep's graduate Program in Education

Authors

  • Antônio Joaaquim Severino Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.762

Keywords:

Joel Martins., Richard Senn., Elias Boaventura., Pós-Graduação.

Abstract

On the occasion of the fiftieth anniversary of the Methodist University of Piracicaba Graduate Program in Education, the paper brings analyzes and reflections arising from the memories of my participation in the early days of its creation and the follow-up I had of its development and its contribution to national education over these five decades. Besides sharing a well-deserved tribute to a successful experience, it seeks to record historical references of its trajectory as well as reiterate the challenges to which this commemoration alerts us, given the contextual changes that involve Brazilian education today.

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Author Biography

Antônio Joaaquim Severino, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Professor titular, aposentado, de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP, ora atuando como docente colaborador. Licenciou-se em Filosofia na Universidade Católica de Louvain, Bélgica, em 1964. Na PUCSP, apresentou seu doutorado, defendendo tese sobre o personalismo de Emmamuel Mounier, em 1971. Prestou concurso de Livre Docência em Filosofia da Educação, na Universidade de São Paulo, em 2000. Em 2003, prestou concurso de titularidade. Atualmente integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uninove, Universidade Nove de Julho, de São Paulo, onde lidera o Grupo de Pesquisa e Estudo em Filosofia da Educação - GRUPEFE. Dentre suas publicações, destacam-se Metodologia do trabalho científico (Cortez, 1975; 21. ed. 2000); Educação, ideologia e contra-ideologia. (EPU, 1986); Métodos de estudo para o 2o. Grau (Cortez, 1987; 5. ed. 1996); A filosofia no Brasil (ANPOF, 1990); Filosofia (Cortez, 1992; 5. ed. 1999); Filosofia da Educação (FTD, 1995; 2. ed. 1998); A filosofia contemporânea no Brasil: conhecimento, política e educação (Vozes, 1999), Educação, sujeito e história (Olho d´Água, 2002), Filosofia na formação profissional (Cartago, 2017) e vários artigos sobre temas de filosofia da educação. Seus estudos e pesquisas atuais situam-se no âmbito da filosofia e da filosofia da educação, com destaque para as questões relacionadas com a epistemologia da educação e para as temáticas concernentes à educação brasileira e ao pensamento filosófico e sua expressão nas culturas brasileira e latinoamericana.

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Published

2024-01-03

How to Cite

Joaaquim Severino, A. (2024). Celebrating 50 years of Unimep’s graduate Program in Education. Devir Educação, 8(1), e–762. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.762