Conmemoración de los 50 años del Programa de postgrado en Educación de la Unimep

Autores/as

  • Antônio Joaaquim Severino Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.762

Palabras clave:

Joel Martins., Richard Senn., Elias Boaventura., Pós-Graduação.

Resumen

Con motivo del quincuagésimo aniversario del Programa de Posgrado en Educación, de la Universidad Metodista de Piracicaba, el artículo trae algunos análisis y reflexiones nacidas de los recuerdos de mi participación que tuve en el inicio de su creación y el seguimiento que realicé, tenido de su desarrollo y su aporte a la educación nacional a lo largo de estas cinco décadas. Además de compartir el merecido homenaje a una experiencia exitosa, busca registrar referencias históricas de su trayectoria, así como reiterar los desafíos sobre los que nos alerta esta conmemoración, dados los cambios contextuales que involucran la educación brasileña hoy.

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Biografía del autor/a

Antônio Joaaquim Severino, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Professor titular, aposentado, de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP, ora atuando como docente colaborador. Licenciou-se em Filosofia na Universidade Católica de Louvain, Bélgica, em 1964. Na PUCSP, apresentou seu doutorado, defendendo tese sobre o personalismo de Emmamuel Mounier, em 1971. Prestou concurso de Livre Docência em Filosofia da Educação, na Universidade de São Paulo, em 2000. Em 2003, prestou concurso de titularidade. Atualmente integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uninove, Universidade Nove de Julho, de São Paulo, onde lidera o Grupo de Pesquisa e Estudo em Filosofia da Educação - GRUPEFE. Dentre suas publicações, destacam-se Metodologia do trabalho científico (Cortez, 1975; 21. ed. 2000); Educação, ideologia e contra-ideologia. (EPU, 1986); Métodos de estudo para o 2o. Grau (Cortez, 1987; 5. ed. 1996); A filosofia no Brasil (ANPOF, 1990); Filosofia (Cortez, 1992; 5. ed. 1999); Filosofia da Educação (FTD, 1995; 2. ed. 1998); A filosofia contemporânea no Brasil: conhecimento, política e educação (Vozes, 1999), Educação, sujeito e história (Olho d´Água, 2002), Filosofia na formação profissional (Cartago, 2017) e vários artigos sobre temas de filosofia da educação. Seus estudos e pesquisas atuais situam-se no âmbito da filosofia e da filosofia da educação, com destaque para as questões relacionadas com a epistemologia da educação e para as temáticas concernentes à educação brasileira e ao pensamento filosófico e sua expressão nas culturas brasileira e latinoamericana.

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Publicado

2024-01-03

Cómo citar

Joaaquim Severino, A. (2024). Conmemoración de los 50 años del Programa de postgrado en Educación de la Unimep. Devir Educação, 8(1), e–762. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.762