A educação para as relações étnico-raciais e a educação infantil: o que diz a legislação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.709Palavras-chave:
Infância. Diversidade. Políticas Educacionais.Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar as contribuições das principais legislações e documentos nacionais que contemplem a educação para as Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil. A ênfase da análise recai sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e sua alteração pelas leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, como também sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular. Utilizou-se uma metodologia qualitativa de cunho documental. Os resultados das análises evidenciam que as legislações existentes contemplam ações educativas antirracistas, bem como favorecem para o rompimento com o preconceito nos espaços de educação infantil, porém, a Base Nacional Comum Curricular - BNCC revela um ocultamento acerca da temática racial, possibilitando um retrocesso nos avanços já conquistados. Nesse sentido, é de grande importância que os profissionais da educação conheçam e execute toda a legislação e não apenas à Base Nacional Comum Curricular.
Downloads
Referências
ABRAMOWICZ, Anete; RODRIGUES, Tatiane Cosentino; CRUZ, Ana Cristina Juvenal da. A diferença e a diversidade na educação. Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar. São Carlos, Departamento e Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, 2011, n. 2. p. 85-97.
ABRAMOWICZ, Anete; CRUZ, Ana Cristina Juvenal da; MORUZZI, Andrea Braga. Alguns apontamentos: a quem interessa a Base Curricular Nacional? Debates em Educação, Maceió, v. 8, n. 16, p. 46-65, 2016. https://doi.org/10.28998/2175-6600.2016v8n16p46
ASSIS, Liliana Coutinho de. Referentes político-normativos de cumprimento dos artigos 26-A e 79-B da Lei de Diretrizes e Bases: uma pauta para a igualdade racial nas escolas. 2018. 158 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018. Disponível em: https://www.prppg.ufpr.br/siga/visitante/trabalhoConclusaoWS?idpessoal=42589&idprograma=40001016001P0&anobase=2018&idtc=1355. Acesso em: 16 fev. 2021.
BENTO, Maria Aparecida Silva. (org.) Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, 2012.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_ 03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 19 abr. 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 19 ago. 2020.
BRASIL. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jan. 2001. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/LEIS_2001/L10172.htm. Acesso em: 20 ago. 2020.
BRASIL, Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jan. 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 25 abr. 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNP/CP nº 3, de 10 de março de 2004. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 mar. 2004a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cnecp_003.pdf. Acesso em: 25 abr. 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 jun. 2004b. Seção 1, p. 11. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf. Acesso em: 26 abr. 2020.
BRASIL. Lei nº 11.645, de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 mar. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 26 abr. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC; SEB, 2009a.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, DF: SECADI; SEPPIR, 2009b.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MEC; CONSED; UNDIME, 2017.
CUNHA, Katia Silvia; SILVA, Janine de Paula da. Sobre base e bases curriculares, nacionais, comuns: de que currículo estamos falando? Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 14, n. 4, p. 1.236-1.257, out. 2016.
FANON, Frantz. Pele negra máscaras brancas. São Paulo: Ubuntu, 2020.
GOMES, Nilma Lino. Educação e relações raciais: discutindo algumas estratégias de atuação. In: MUNANGA, K. (org.). Superando o racismo na escola. Brasília: MEC, 1999. p. 143-155.
GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: SECAD. Educação antirracista: caminhos abertos pela lei federal nº 10.639/03. Brasília: MEC; SECAD, 2005. p. 39-61.
GOMES, Nilma Lino. (org.). Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei 10.639/2003. Brasília: MEC; UNESCO, 2012.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019
MACEDO, Elisabeth. Base Nacional Curricular Comum: a falsa oposição entre conhecimento para fazer algo e conhecimento em si. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 2, p. 45-68, 2016. https://doi.org/10.1590/0102-4698153052
MUNANGA, Kabengele. Educação e diversidade étnico-racial: a importância da história do negro e da África no sistema educativo brasileiro. In: MÜLLER, T. M. P.; COELHO, W. de N. B. Relações étnico-raciais e diversidade. Niterói: EDUFF, 2013. p. 21-33.
OLIVEIRA, Fernada Silva de. Vozes da docência: o desafio da implementação do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na prática pedagógica. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
PEREIRA, Fábio Hoffmann. Campos de experiência e a BNCC: um olhar crítico. Zero-A-Seis, Florianópolis, v. 22, n. 41, p. 73-89, jan. 2020. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17695/209209214204. Acesso em: 15 jan. 2021. https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22n41p73
ROCHA, Luís Carlos Paixão da. Políticas afirmativas e educação: a lei 10639/03 no contexto das políticas educacionais no Brasil contemporâneo. 2006. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006.
SANTIAGO, Flávio. “O meu cabelo é assim... igualzinho o da bruxa, todo armado”: hierarquização e racialização das crianças pequenininhas negras na educação infantil. 2014. 127 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.
SILVA, Simone Rezende da. A trajetória do negro no Brasil e a territorialização quilombola. Revista NERA, Presidente Prudente, ano 14, n. 19, p. 73-89, 2011. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i19.1801
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.