Perpectivas de uma Filosofia Política da Educação em John Dewey
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.660Palavras-chave:
experiência; reflexão; filosofia; democracia; educação.Resumo
O presente artigo busca discutir alguns elementos acerca da compreensão de filosofia da educação do pensador estadunidense John Dewey. De início procura situar as origens históricas e culturais do autor, desde sua herança familiar democrática, passando pelo modelo de formação religiosa na infância, até contemplar as influências filosóficas que vão do idealismo alemão ao pragmatismo americano de James. Sua compreensão de educação, filosofia e democracia mesclam-se de tal forma que não é possível entendê-las separadamente: uma educação emancipadora, voltada para as questões humanas, acompanhada de um projeto filosófico crítico que reconhece o papel da cultura e também do potencial dos indivíduos, concebida num viés democrático de participação conjunta, colaboração e troca de ideias. Eis, em síntese, a relevância desta pesquisa: trazer a contribuição de um pensador acerca da importância da democracia na construção de uma sociedade mais participativa e reflexiva.
Downloads
Referências
AMARAL, Maria Nazaré de Camargo Pacheco. Dewey: filosofia e experiência democrática. São Paulo: Perspectiva, 1990.
BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo (Tradução por Marco Aurélio Nogueira). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
CHOMSKY, Noam. LA (DES)EDUCACIÓN (Traducción de Gonzalo G. Djembé). Barcelona: Austral, 2012.
CUNHA, Marcus Vinícius da. John Dewey: uma filosofia para educadores em sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
DERRIDA, Jacques. Margens da Filosofia. Trad. Joaquim Costa, António M. Magalhães. Campinas, SP: Papirus, 1991.
DEWEY, Jane, M. Biography of John Dewey. In:SCHILPP, Paul Arthur.(ed). The Philosophy of John Dewey. New York: Tudor Publishing Co, 1939, p.3-45.
Disponível em https://brocku.ca/MeadProject/Dewey/Dewey_1939.html . Acesso em: 8 Dez. 2021.
DEWEY, John. Democracia e Educação: Introdução à Filosofia da Educação (Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira), 3.ed., São Paulo: Nacional, 1979.
DEWEY, John. Experiência e Educação. (Tradução de Anísio Teixeira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979a.
DEWEY, John. Reconstrução em filosofia (Tradução de Eugênio Marcondes Rocha). São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1958.
FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina. A Democracia como Credo Pedagógico na Filosofia de John Dewey. In: FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina (orgs.). Leitura sobre John Dewey e a educação. Campinas: Mercado de Letras, 2011. p.103-128.
LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna (Tradução de Ricardo Corrêa Barbosa), 5. ed., Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.
PAGNI, Pedro Angelo. Leituras sobre as considerações de John Dewey para a educação. In: FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina (orgs.). Leitura sobre John Dewey e a educação. Campinas: Mercado de Letras, 2011. p.43-60.
TEIXEIRA, Anísio; WESTBROOK, Robert B. John Dewey (Tradução de José Eustáquio Romão e Verone Lane Rodrigues). Recife: Massangana, 2010. (Coleção Educadores).
TOCQUEVILLE, Alexis de. A democracia na América: leis e costumes de certas leis e certos costumes políticos que foram naturalmente sugeridos aos americanos por seu estado social democrático (Tradução de Eduardo Brandão). 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.