Perpectivas de uma Filosofia Política da Educação em John Dewey

Autores

  • Felipe Trindade Santos Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ
  • Wanderley Cardoso de Oliveira Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.660

Palavras-chave:

experiência; reflexão; filosofia; democracia; educação.

Resumo

O presente artigo busca discutir alguns elementos acerca da compreensão de filosofia da educação do pensador estadunidense John Dewey. De início procura situar as origens históricas e culturais do autor, desde sua herança familiar democrática, passando pelo modelo de formação religiosa na infância, até contemplar as influências filosóficas que vão do idealismo alemão ao pragmatismo americano de James. Sua compreensão de educação, filosofia e democracia mesclam-se de tal forma que não é possível entendê-las separadamente: uma educação emancipadora, voltada para as questões humanas, acompanhada de um projeto filosófico crítico que reconhece o papel da cultura e também do potencial dos indivíduos, concebida num viés democrático de participação conjunta, colaboração e troca de ideias. Eis, em síntese, a relevância desta pesquisa: trazer a contribuição de um pensador acerca da importância da democracia na construção de uma sociedade mais participativa e reflexiva.

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Biografia do Autor

Felipe Trindade Santos, Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares da UFSJ (2023). Possui Especialização em História pela Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira (2018) e Especialização em Ciências da Religião (2021). Graduação em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2009), Graduação em Teologia (2017) pelo Instituto Santo Tomás de Aquino. Graduação em Letras pelo Centro Universitário Facvest de Santa Catarina e em História pela Universidade Cruzeiro do Sul (2021). Tem experiência na área de Filosofia com ênfase na História da Filosofia e Filosofia Política e em Teologia e Ciências da Religião com ênfase em História da Igreja e seus desdobramentos políticos e culturais. Atua como Professor do Ensino Fundamental na rede municipal em Minas Gerais. Vice-Presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb do Município de Madre de Deus de Minas.

Wanderley Cardoso de Oliveira, Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ

Graduação (PUC-MG,1989), mestrado (UFMG, 1994), doutorado (UFRJ, 2002) e pós-doutorado (Université Paris 1:Pantheon-Sorbonne, 2013) em Filosofia. Bolsista do Programa de Doutorado com Estágio no Exterior (PDEE/CAPES) durante um ano na Universidade de Paris-XII. Professor do Departamento de Ciências da Educação e dos Mestrados em Educação e Filosofia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Membro do International Merleau-Ponty Circle e do GT Filosofia Francesa Contemporânea (ANPOF). Pesquisador do Núcleo de Estudos Corpo, Cultura, Expressão e Linguagens (NECCEL/CNPq). Experiência nas áreas de Filosofia e Educação. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Fenomenologia, Filosofia Francesa Contemporânea, Educação e Corporeidade

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Publicado

2023-07-30

Como Citar

Santos, F. T., & Cardoso de Oliveira, W. . (2023). Perpectivas de uma Filosofia Política da Educação em John Dewey. Devir Educação, 7(1), e–660. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.660

Edição

Seção

Artigos