Práticas exitosas de ensino no curso de nutrição envolvendo controle de qualidade de alimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.898

Palavras-chave:

Didática, Ferramentas google, Kahoot, Lista de exercícios, TIC

Resumo

A imensa responsabilidade do professor em atuar como mediador do processo de ensino e aprendizagem com a utilização de metodologias, recursos didáticos e tecnologias de informação e comunicação (TIC) retratam o novo perfil docente para tornar as práticas de ensino exitosas e eficientes. O objetivo do presente estudo foi verificar a eficiência de práticas exitosas de ensino, utilizadas em disciplinas envolvendo o processamento e o controle de qualidade de alimentos do curso superior de Nutrição: Bioquímica e Tecnologia de Alimentos e Higiene, Vigilância Sanitária e Controle de Qualidade. Para a realização do estudo, de caráter exploratório, quantitativo e qualitativo, foi elaborado um questionário estruturado utilizando o Google Formulários, com auxílio de escala Likert de 5 (cinco) pontos para avaliar a adequação de práticas exitosas e atuação docente, aplicado com 30 (trinta) estudantes, matriculados no semestre 2022.1. O uso de práticas exitosas de ensino foi perceptível para a maioria dos estudantes, cerca de 93% dos participantes da pesquisa, destacando-se o uso de ferramentas, técnicas, métodos e/ou recursos didáticos que favorecem a compreensão e assimilação de conteúdos ministrados em sala de aula, como exemplo Kahoot, lista de exercícios e seminários. Com uma satisfação discente acima de 85%, a atuação docente se mostrou satisfatória, retratando a condução do processo de ensino e aprendizagem com qualidade em relação à didática, critérios avaliativos, suporte/orientações, pontualidade e assiduidade.

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Biografia do Autor

Jéfferson Malveira Cavalcante, Centro Universitário UNICHRISTUS

Graduação em Pedagogia (UVA-2002), Engenharia de Alimentos (UFC-2006) e Tecnologia em Processos Químicos (IFCE-2014), especialização em Engenharia de Alimentos (UFSC-2009), Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos (UNIAMÉRICA-2022), Engenharia de Segurança do Trabalho (UNIMAIS-2022) e Formação em Energias Renováveis (CENTEC-2024), mestrado (UFC-2010) e doutorado (UFC-2014) em Engenharia Química e curso técnico em Segurança do Trabalho (CEFET-2004). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Processamento de Alimentos, Aproveitamento de Subprodutos, Química de Alimentos, Segurança Alimentar e Análise Sensorial, na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância e no Ensino Superior, e na área Ambiental, com ênfase em Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Atualmente faz parte do corpo docente do Centro Universitário Christus - UNICHRISTUS, atuando como docente nos cursos de Gastronomia e Nutrição, membro do NDE e coordenador de Pesquisa, Ensino e Extensão no curso superior de tecnologia em Gastronomia, e é avaliador ad-hoc BASIs/INEP/MEC.

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Publicado

2025-04-16

Como Citar

Malveira Cavalcante, J. (2025). Práticas exitosas de ensino no curso de nutrição envolvendo controle de qualidade de alimentos. Devir Educação, 9(1), e–898. https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.898

Edição

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Artigos