A pesquisa na encruzilhada: perspectiva afro-brasileira e a pesquisa em educação

Autores

  • João Augusto Reis Neto Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ
  • Maria Jaqueline Grammont Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.257

Palavras-chave:

Pesquisa em educação, Metodologia da pesquisa, Cultura afro-brasileira, Encruzilhadas

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir de que modo elementos da cosmovisão afro-brasileira, enquanto fontes de conhecimento ancestral e possibilidade epistemológica, podem contribuir para a construção de outras abordagens e metodologias de pesquisa que busquem (se contrapor e) romper com a tradição monológica colonial no campo da pesquisa em educação. Para esta discussão estamos apoiados na perspectiva pós-colonial, a partir do pensamento social afro-latino-americano, nos saberes ancestrais do povo negro, sobretudo naqueles produzidos nas práticas educativas dos terreiros de religião de matriz africana. Além disso, dialogamos com o pensamento de Mikhail Bakhtin. Para isso tomamos a encruzilhada como imagem-conceito e referência epistemológica. A encruzilhada, nesta perspectiva, transcende o signo religioso e se torna uma referência analítica da realidade. Por fim, apresentamos os “círculos dialógicos” como possibilidade metodológica para construção de dados na pesquisa em educação. Com isto, podemos perceber que os círculos dialógicos permitem a construção de uma pesquisa humanizada, calcada na alteridade, no diálogo e no reconhecimento do outro como co-autor do conhecimento e busca romper com um ideal colonizado(r) na construção da pesquisa.

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Biografia do Autor

João Augusto Reis Neto, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João Del Rei e membro do grupo “Laroyê: Culturas Infantis e Pedagogias Descolonizadoras” (UFLA). 

Maria Jaqueline Grammont, Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ

Doutora em Educação, professora-pesquisadora no Departamento de Ciências da Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São João Del Rei.

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Publicado

2020-11-29

Como Citar

Reis Neto, J. A., & Grammont, M. J. (2020). A pesquisa na encruzilhada: perspectiva afro-brasileira e a pesquisa em educação. Devir Educação, 4(2), 291–313. https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.257

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo