Literatura de Cordel como recurso didático no ensino de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.686Palabras clave:
Literatura de Cordel, Ensino de Geometria, Educação Matemática, PoliedrosResumen
Este estudo é fruto de um projeto PIBID e de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), vinculados ao Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Descrevemos neste trabalho ações e resultados dos estudos citados, apresentando resultados de uma prática pedagógica de caráter exploratório, com abordagem qualitativa sobre a Literatura de Cordel, com o objetivo de analisar as contribuições da Literatura de Cordel como recurso didático no ensino de Matemática. O estudo explicita ações e faz reflexões sobre os resultados das intervenções em sala de aula nesses dois momentos: um primeiro na Escola de Ensino Fundamental atendida pelo PIBID e um segundo com alunos do 9º ano dos anos finais do Ensino Fundamental inserida no projeto de TCC, ambas da rede pública estadual de Maceió. A análise das vivências permitiu vislumbrar um horizonte de possibilidades, chegando ao entendimento de que o cordel pode ser um grande aliado ao ensino de conteúdos matemáticos, ao realizar uma abordagem regionalizada da Matemática, bem como as inúmeras possibilidades que este recurso didático pode trazer aos alunos.
Descargas
Citas
BOGDAN, R., BIKLEN, S. .Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto:Porto Editora. 1994.
Disponível em
https://www.academia.edu/6674293/Bogdan_Biklen_investigacao_qualitativa_em_educacaoAcesso em: 12 mai. 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC/SEF, 2017. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 28 jan. 2020
CAMPOS, Renato. Ideologia dos poetas populares do Nordeste. 2ed. Recife: Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais; Rio de Janeiro: FUNARTE, 1977.
DANTE, Luiz Roberto. Matemática. Volume único: livro do professor. 1.ed. São Paulo: Ática, 2005.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio - Dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: Ed. Nova Fronteira, 1999.
KALEFF, A. M. Tomando o ensino da Geometria em nossas mãos. Blumenau: SBEM, 1994. Disponível em: https://www.academia.edu/3569397/Kaleff_A.M.M._R-_Tomando_o_Ensino_da_Geometria_em_Nossas_M%C3%A3os..._Educa%C3%A7%C3%A3o_Matem%C3%A1tica_em_Revista_Sociedade_Brasileira_de_Educa%C3%A7%C3%A3o_Matem%C3%A1tica_Blumenau_2_1994_pp.19_-_25. Acesso em: 20 jul. 2020.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos da metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2001.
LUIZ, Robson. Poliedros. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/poliedros.htm. Acesso em: 10 jul. 2020.
MARINHO, A. C.; PINHEIRO, H. O Cordel no Cotidiano Escolar. São Paulo: Cortez, 2012.
MENEZESNETO, G. M. Sugestões para o Trabalho Com o Cordel na Sala De Aula. Revista Eletrônica Discente História.com, Cachoeira, vol. 1, n. 2, 2013.
PINHEIRO, Hélder; LÚCIO, Ana Cristina Marinho. Cordel na sala de aula. Coleção literatura e ensino. São Paulo: Duas Cidades, 2001.
RIBEIRO, Amanda Gonçalves. O que são poliedros de Platão. Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/matematica/o-que-sao-poliedros-platao.htm. Acesso em: 17. abr. 2020.
SANTOS, A. da S. Literatura de Cordel e Interdisciplinaridade: Rumos da Literatura Popular. Revista de Estudos Linguísticos, literários, culturais e da contemporaneidade. Garanhuns-PE: 03/2016.
SCOTTINI, A. Dicionário escolar língua portuguesa/compilado por Alfredo Scottini. Blumenau, SC: Todo livro Editora, 2017.
SERRA, K. C.; et al. Experiências de autoria na Construção de Cordéis de Física em contextos presenciais e online. In: SILVA, W. R.; SILVA, I. P. da; HECKLER, V. (Org.) Indagação Online em temas de Física: pesquisa-formação com professores. Maceió: Edufal, 2019. p.195-218.
SILVA, Silvio Profirio da.; ARCANJO, Jacineide Gabriel. E tal. Literatura de Cordel: Linguagem, comunicação, cultura, memória e interdisciplinaridade. Raído, Dourados, MS. v.4, nº7,2010. p. 303-322.
SÓLIDOS DE PLATÃO: Planificação e Demonstração. IN: IMEC. Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica. Disponível em: http://www.ime.unicamp.br/~apmat/solidos-de-platao. Acesso em: 11. Jun.2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Devir Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.