El docente y el uso de las tecnologías en el proceso de enseñanza y aprendizaje

Autores/as

  • Marcos Batinga Ferro Centro Universitário UNINASSAU
  • Luiz Cláudio Correia Santos FUNDAÇÃO BRADESCO
  • Carlos Alberto de Vasconcelos Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.677

Palabras clave:

Enseñando y aprendiendo; Formación Docente; Formación en Tecnología y Comunicación.

Resumen

El alcance de éste trabajo pretende mostrar y reflexionar sobre los aportes de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) en la formación de los maestros que laboran y laborarán en las instituciones educativas. La investigación bibliográfica destaca que la institución escolar no puede perder la oportunidad de ser un agente transformador, quedándose al margen de los acontecimientos o incidiendo en la construcción de nuevos conocimiento. También mostró que la educación, a través de las Tecnologías de la Información y la Comunicación, ofrece nuevas posibilidades de aprendizaje abierto y flexible. Al momento de planificar la integración de las TIC en la formación docente, es fundamental que las instituciones educativas entiendan qué habilidades y conocimientos deben adquirir estos profesionales para utilizar de manera efectiva esta tecnología en sus clases, entendiendo también en qué medida la institución está preparada para llevar a cabo la integración de las TIC en los planes de estudios.

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Biografía del autor/a

Marcos Batinga Ferro, Centro Universitário UNINASSAU

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade São Luís de França (2007). Doutorando em Educação, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2022). Pós-Graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior (2008); Pós-Graduado em Competência Pedagógica e Docência Universitária (2009); Pós-Graduado em Novos Cenários, Múltiplas Linguagens (2014); Pós-Graduado em Gestão Escolar (2015), pela Faculdade São Luís de França. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC). Membro da Liga de Estudos sobre Educação Especial da UNINASSAU. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, Educação de Jovens e Adultos, Práticas Pedagógicas, Alfabetização e Letramento, Formação Docente em Tecnologias da Informação e da Comunicação, Educação Especial, e Didática.  Foi Professor Pesquisador do Instituto Federal de Sergipe (IFS) na Educação a Distância (EAD) no ano de 2016. Atualmente, é Professor Adjunto da UNINASSAU, Aracaju/SE. 

Luiz Cláudio Correia Santos, FUNDAÇÃO BRADESCO

Mestrando em Educação da UFS, licenciado em Letras, Língua Portuguesa (2021); Pedagogia (2020); Bacharel em Administração de Empresas (2013); Especialização em Gestão Escolar: Pedagogia Empresarial (FSLF), Didática e Metodologia do Ensino Superior (FSLF), MBA em Recursos Humanos (FSLF). Professor da Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco. Atua nas áreas de Formação de Professores, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Educação Infantil. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação FOPTIC/ CNPq/UFS. 

Carlos Alberto de Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professor na Universidade Federal de Sergipe, lotado no Depto de Educação; Professor no Programa de Pós Graduação em Educação; no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e na Rede Nordeste de Ensino (RENOEN-Doutorado em Ensino). Com graduação em licenciatura Geografia, Pedagogia, Letras vernáculas e Letras Espanhol. Especialização em Geografia do Brasil (FUNESO), Atualização Pedagógica para Professores e Instrutores de Treinamento (UFRPE), Educação Ambiental (UFPE) e Desenvolvimento Sustentável para o Semiárido Nordestino (UFCG); Mestrado (2000) e Doutorado (2009) em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe; Estágio Pós Doutoral em Educação Contemporânea (2015-UFPE) e Estágio Pós-doutoral em Educação (UESB-2022). Atua nas áreas de Formação de Professores, Avaliação da Aprendizagem, Educação Ambiental, Trabalho Infantil, Ensino e Metodologia da Geografia e das Ciências Naturais,Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação a Distância. Integra o Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade (EDUCON) CNPQ/UFS; É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação - FOPTIC/CNPq/UFS e pertence a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação - ANFOPE

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VASCONCELOS, Carlos Alberto de; Interfaces interativas na educação a distância: estudos sobre cursos de geografia. Recife: Ed, UFPE, 2017.

Publicado

2023-06-20

Cómo citar

Marcos Batinga Ferro, Santos, L. C. C., & Carlos Alberto de Vasconcelos. (2023). El docente y el uso de las tecnologías en el proceso de enseñanza y aprendizaje. Devir Educação, 7(1), e–677. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.677

Número

Sección

Dossiê temático: Múltiplos olhares sobre a formação de professores e as práticas pedagógicas

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