The teacher and the use of technologies in the teaching and learning process

Authors

  • Marcos Batinga Ferro Centro Universitário UNINASSAU
  • Luiz Cláudio Correia Santos FUNDAÇÃO BRADESCO
  • Carlos Alberto de Vasconcelos Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.677

Keywords:

Teaching and Learning; Teacher Training; Technology Training and Communication.

Abstract

The scope of this work aims to show and reflect on the contributions of Information and Communication Technologies in the training of teachers who work and who will work in educational institutions. The bibliographic research highlights that the school institution cannot miss the opportunity to be a transforming agent, leaving itself to be on the sidelines of events or to influence the construction of new knowledge. It also showed that education through Information and Communication Technologies offers new possibilities for open and flexible learning. When planning the integration of ICT in teacher training, it is essential that educational institutions understand what skills and knowledge these professionals need to acquire to effectively use this technology in their classes, also understanding the extent to which the institution is prepared to carry out the integration. of ICT in curricula.

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Author Biographies

Marcos Batinga Ferro, Centro Universitário UNINASSAU

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade São Luís de França (2007). Doutorando em Educação, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2022). Pós-Graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior (2008); Pós-Graduado em Competência Pedagógica e Docência Universitária (2009); Pós-Graduado em Novos Cenários, Múltiplas Linguagens (2014); Pós-Graduado em Gestão Escolar (2015), pela Faculdade São Luís de França. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC). Membro da Liga de Estudos sobre Educação Especial da UNINASSAU. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, Educação de Jovens e Adultos, Práticas Pedagógicas, Alfabetização e Letramento, Formação Docente em Tecnologias da Informação e da Comunicação, Educação Especial, e Didática.  Foi Professor Pesquisador do Instituto Federal de Sergipe (IFS) na Educação a Distância (EAD) no ano de 2016. Atualmente, é Professor Adjunto da UNINASSAU, Aracaju/SE. 

Luiz Cláudio Correia Santos, FUNDAÇÃO BRADESCO

Mestrando em Educação da UFS, licenciado em Letras, Língua Portuguesa (2021); Pedagogia (2020); Bacharel em Administração de Empresas (2013); Especialização em Gestão Escolar: Pedagogia Empresarial (FSLF), Didática e Metodologia do Ensino Superior (FSLF), MBA em Recursos Humanos (FSLF). Professor da Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco. Atua nas áreas de Formação de Professores, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Educação Infantil. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação FOPTIC/ CNPq/UFS. 

Carlos Alberto de Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professor na Universidade Federal de Sergipe, lotado no Depto de Educação; Professor no Programa de Pós Graduação em Educação; no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e na Rede Nordeste de Ensino (RENOEN-Doutorado em Ensino). Com graduação em licenciatura Geografia, Pedagogia, Letras vernáculas e Letras Espanhol. Especialização em Geografia do Brasil (FUNESO), Atualização Pedagógica para Professores e Instrutores de Treinamento (UFRPE), Educação Ambiental (UFPE) e Desenvolvimento Sustentável para o Semiárido Nordestino (UFCG); Mestrado (2000) e Doutorado (2009) em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe; Estágio Pós Doutoral em Educação Contemporânea (2015-UFPE) e Estágio Pós-doutoral em Educação (UESB-2022). Atua nas áreas de Formação de Professores, Avaliação da Aprendizagem, Educação Ambiental, Trabalho Infantil, Ensino e Metodologia da Geografia e das Ciências Naturais,Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação a Distância. Integra o Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade (EDUCON) CNPQ/UFS; É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação - FOPTIC/CNPq/UFS e pertence a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação - ANFOPE

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Published

2023-06-20

How to Cite

Marcos Batinga Ferro, Santos, L. C. C., & Carlos Alberto de Vasconcelos. (2023). The teacher and the use of technologies in the teaching and learning process. Devir Educação, 7(1), e–677. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.677

Issue

Section

Dossiê temático: Múltiplos olhares sobre a formação de professores e as práticas pedagógicas

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