Avaliação de aprendizagem no contexto pandêmico

Autores

  • Matheus Luamm Santos Formiga Bispo Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Marcos Batinga Ferro Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Edelfrancla Gomes dos Reis Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.688

Palavras-chave:

Avaliação; educação; equidade; pandemia.

Resumo

O artigo investiga a realidade da educação básica com o foco na avaliação e na equidade em tempos de pandemia da covid-19. O texto traz referências bibliográficas de autores e pesquisadores na área educacional, como: Libâneo (1990), Luckesi (1994) e Hoffmann (2005), como também propostas de documentos normativos da educação brasileira. Também aborda e analisa a avaliação e a equidade na educação básica como desafio e trabalho dos professores, papel da escola, família e governo. Diante dos dados destacamos que o cenário atual da educação brasileira está abaixo do esperado, pois o país precisa avançar muito na democratização do ensino e ampliar os investimentos em educação e tecnologia.

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Biografia do Autor

Matheus Luamm Santos Formiga Bispo, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professor da Educação Básica e do Ensino Superior; Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); Especialista em Gestão Escolar e Educação Empresarial pela Faculdade Jardins (FAJAR); Licenciado em Letras Português pela Faculdade São Luís de França (FSLF); Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER); Membro do Núcleo de Estudos em Cultura da Universidade Federal de Sergipe (NEC-UFS); Membro e Secretário da Academia Sergipana de Contadores de Histórias (ASCH); Membro da Academia Capelense de Letras e Artes (ACLA); Associado de Lions Internacional, atualmente Presidente e Assessor Distrital de Leitura; Escritor de literatura infantojuvenil. Possui interesse de pesquisa nas áreas literárias: Período Pombalino e a legislação, Formação de professores, Avaliação Educacional, Metodologias ativas, Literatura Infantojuvenil e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.

Marcos Batinga Ferro, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutorando em Educação, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2022). Pós-Graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior (2008); Pós-Graduado em Competência Pedagógica e Docência Universitária (2009); Pós-Graduado em Novos Cenários, Múltiplas Linguagens (2014); Pós-Graduado em Gestão Escolar (2015), pela Faculdade São Luís de França. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC), cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Membro da Liga de Estudos sobre Educação Especial da UNINASSAU. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, Educação de Jovens e Adultos, Práticas Pedagógicas, Alfabetização e Letramento, Formação Docente em Tecnologias da Informação e da Comunicação, Educação Especial, e Didática. Atuou como professor da Faculdade São Luís de França durante 11 (onze) anos, na Graduação. Foi Professor Pesquisador do Instituto Federal de Sergipe (IFS) na Educação a Distância (EAD) no ano de 2016. Atualmente, é Professor Adjunto da UNINASSAU, Aracaju/SE

Edelfrancla Gomes dos Reis, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduada em Pedagogia pela Faculdade São Luís de França (2015). Especialista em Gestão Escolar e Educação Empresarial pela Faculdade Jardins (2021), Especialista em Educação Infantil, anos iniciais e educação inclusiva pela UNIBF (2021) e Especialista em AEE pela Faculdade BH (2022). Mestra em Ensino de Ciência e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (2023), Instrutora de Formação Profissional, atuando no SENAC/SE (2010). Técnica em Saúde e Segurança no Trabalho. Experiência como professora de Educação Profissionalizante e Brinquedista. Integrante do Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia Assistiva (NÚPITA/UFS/CNPq) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade (EDUCON/UFS/CNPq). Revisora Técnica da Revista Internacional Educon.

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Publicado

2023-06-20

Como Citar

Santos Formiga Bispo, M. L., Marcos Batinga Ferro, & Edelfrancla Gomes dos Reis. (2023). Avaliação de aprendizagem no contexto pandêmico. Devir Educação, 7(1), e–688. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.688

Edição

Seção

Dossiê temático: Múltiplos olhares sobre a formação de professores e as práticas pedagógicas

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