Mujeres negras en la educación profesional y tecnológica: una mirada a la producción científica

Autores/as

  • Jose Wellington da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
  • Natal Lânia Roque Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.612

Palabras clave:

Mulher Negra; Educação Profissional e Tecnológica; Gênero; Raça

Resumen

Este artículo tiene como objetivo presentar un panorama de la producción científica sobre temas relacionados con la mujer negra en el espacio educativo de la Educación Profesional y Tecnológica, con el fin de analizar cómo estos temas son abordados en el ámbito de la EPT. Se trata de una investigación bibliográfica, realizada a través de levantamiento de publicaciones de 2012 a 2022, con datos publicados en el Catálogo CAPES, Google Scholar, Base de datos SciELO Brasil, ordenados en tesis, disertaciones, artículos y monografías. Con base en el concepto de interseccionalidad, se analizaron ocho estudios que tratan sobre la relación entre género, raza y formación profesional. Se puede observar que los estudios sobre mujeres negras en la EPT son pocos y secundarios, mostrando un vacío que necesita ser superado por investigaciones que tengan en cuenta otras categorías, como la subjetividad, para analizar la presencia de mujeres negras en esos espacios.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jose Wellington da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, através do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT. Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (2009). Especialista em Biologia Parasitária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí e em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal do Ceará. Servidor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Sobral, com o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais. Tem experiência na área de educação, como professor da educação básica e também na área de Apicultura, com ênfase em manejo de colmeias de Apis Mellifera L.. Atualmente é chefe de gabinete da direção-geral do IFCE campus de Sobral

Natal Lânia Roque Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB, Especialização em Novas Tecnologias na Educação pela UFPB, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos-SP e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará, com período sanduíche na Universidade do Porto-Portugal. Professora do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo da Educação- GIPEE e do Grupo de estudo em (auto)biografia, currículo e identidade - BIOGRACI.

Citas

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 05 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília: 2021. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578 . Acesso em: 07 maio 2022.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação básica 2020: resumo técnico [recurso eletrônico] – Brasília: INEP, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas e indicadores/resumotecnicocensoescolar2020.pdf. Acesso em: 28 maio 2022.

BRASIL. Lei nº 12.711 de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília: 2021. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 01 abr. 2022.

BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 16/99 de 05 de outubro de 1999. Trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Brasília: 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legislacao/tecnico/legisla_tecnico_parecer1699.pdf. Acesso em: 01 abr. 2022.

BENTO, Maria Aparecida da Silva. A mulher negra no mercado de trabalho. Revista Estudos Feministas. v. 3, n. 2, 1995. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/16466>. Acesso em: 28 maio 2022.

CISNE, Mirla. Gênero, divisão sexual do trabalho e Serviço Social. São Paulo: Outras Expressões, 2012.

CONCEIÇÃO, Caliane Costa dos Santos; MOTA, Luiza Matos. Cientistas Negras na Educação Profissional e Tecnológica: Um Estudo no IFBA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, 2021. Disponível em: <https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12889>. Acesso em: 01 abr. 2022.

CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Trad. Liane Schneider. Dossiê III Conferência Mundial contra o Racismo. Revista de Estudos Feministas. 10 (1), 2002. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ref/a/mbTpP4SFXPnJZ397j8fSBQQ/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 19 maio 2022.

DAMASCENO, Heide de Jesus; ALMEIDA, Magali da Silva. O Acesso de Mulheres Negras à Educação Pública em Salvador: do Ensino Médio (IFBA) ao Superior (UFBA). In: XX REDOR, 2018, Salvador. Anais XX Encontro Internacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre Mulher e Relações de Gênero. Salvador, 2018. Disponível em: <https://www.sinteseeventos.com/site/redor/GT1/GT1-28_Heide.pdf>. Acesso em: 01 abr. 2022.

DIEESE. Mulheres no mercado de trabalho brasileiro: velhas desigualdades e mais precarização. Brasil, 2022. Disponível em: < https://www.dieese.org.br/boletimespecial/2022/mulher.html>. Acesso em: 05 abr. 2022.

EUCLIDES, Simone Maria. O acesso ao ensino agrotécnico como fator de emancipação profissional de jovens negras. 2012. 125f. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2012. Disponível em: <https://www.locus.ufv.br/bitstream/123456789/4163 /1/texto%20completo.pdf>. Acesso em: 01 abr. 2022.

FERREIRA, Cláudia Aparecida Avelar; NUNES, Simone Costa. Mulheres Negras no Mercado de Trabalho: Interseccionalidade entre Gênero, Raça e Classe Social. XLIII Encontro da ANPAD, São Paulo, 2019. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/abrir_pdf.php?e=MjcxMDU=>. Acesso em: 28 maio 2022.

FREITAS, Taís Pereira. Tintas pretas e papéis brancos: educadoras negras e emancipação. 2015. 230 f. Tese (Programa de Pós-graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, São Paulo, 2015. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/127847>. Acesso em: 01 abr. 2022

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1996.

GOMES, Nilma Lino. Mulheres Negras e Educação: Trajetórias de Vida, Histórias de Luta. In: I SIMPÓSIO INTERNACIONAL, 2000, Salvador. Anais Eletrônicos. Salvador, 2000. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2021.

GONZALEZ, Lélia. Por um Feminismo Afro-Latino-Americano: Ensaios, Intervenções e Diálogos Rio Janeiro: Zahar, 2020.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós estruturalista. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

IBGE. PNAD Contínua – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - Educação. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101736_informativo.pdf>. Acesso em: 28 maio 2022.

LIMA, Carolina Akie Ochiai Seixas. A Trajetória da Profissionalização do Negro em Mato Grosso (séc. XIX a XXI). Revista Outras Fronteiras, v. 1, p. 25-40, 2014. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/outrasfronteiras/index.php/outrasfronteiras/article/view/112>. Acesso em: 28 maio 2022.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Editora Atlas, 2003.

MENDES, Linidelly Rocha. Política de assistência estudantil no ensino técnico: um estudo sobre a permanência de alunas negras no IFB – campus São Sebastião. 2019. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/handle/10482/38439>. Acesso em: 02 abr. 2022.

MENDES, Linidelly Rocha. Desigualdade de gênero e raça no ensino técnico: influências no acesso e na permanência das alunas negras do Instituto Federal de Brasília Campus São Sebastião. 2015. Monografia (Bacharelado em Serviço Social) - Universidade de Brasília, Brasília, 2015. Disponível em: <https://bdm.unb.br/handle/10483/13096>. Acesso em: 02 abr. 2022.

MOREIRA, Maria Regina de Ávila et al. O lugar de gênero na formação da/o assistente social. In: X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIÇO SOCIAL. Anais. Recife, 2006. Disponível em: http://www.cpihts.com/PDF05/O%20lugar%20d

e%20g%C3%AAnero%20na%20forma%C3%A7 %C3%A3o%20do%20AS.pdf. Acesso em: 02 abr. 2022.

OLIVEIRA, Brenda Cardoso de; MACEDO, Cátia Oliveira. Mulheres Negras e o Trabalho: uma Discussão com o Ensino Médio Integrado a partir de Práticas Interdisciplinares entre a História e a Geografia na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, v. 3, n. 1, p. 38-64, 2021. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/55. Acesso em: 21 abr. 2022.

OLIVEIRA, Maria Aparecida Costa. et.al. A Presença da Mulher Negra e o Empoderamento Feminino no Currículo: um Estudo no Instituto Federal de Rondônia (IFRO). In: Revista EDUCAmazônia, Educação, Sociedade e Meio Ambiente. Universidade Federal do Amazonas. v. 22, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/5766. Acesso em: 02 abr. 2022.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

SCOTT, Joan Wallach. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. In: Educação & Realidade. Porto Alegre: Faculdade de Educação - UFRGS, v. 20, n. 2, 1995.

SOARES, Cecília Conceição Moreira et al. Mulher negra no mundo do trabalho identidade étnico-racial na educação profissional. In: Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação, v. 23, n. 52, 2017. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/20093>. Acesso em: 21 abr, 2022.

Archivos adicionales

Publicado

2023-07-31

Cómo citar

da Silva, J. W., & Roque Fernandes, N. L. (2023). Mujeres negras en la educación profesional y tecnológica: una mirada a la producción científica. Devir Educação, 7(1), e–612. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.612