A EDUCAÇÃO NA IDADE MÍDIA
REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA SEM PARTIDO
DOI:
https://doi.org/10.30905/ded.v3i1.130Keywords:
Education, Teacher Training, School Without a Party, SemiformationAbstract
Esse trabalho tem o objetivo de apresentar alguns apontamentos, a partir dos pressupostos da Teoria Crítica da Sociedade, para discutir um dos movimentos que tem envolvido a educação brasileira nos últimos anos: o Escola Sem Partido. Visto inicialmente por muitos especialistas da educação como um movimento que não teria grandes repercussões, tornou-se atualmente uma temática urgente de discussão nos cursos de formação inicial e continuada de professores, bem como nos sistemas de ensino, ao verificar o número de adeptos aos projetos de lei protocolados em todo o país. Sendo assim, ao recuperar a concepção de educação em Adorno, pretende-se destacar alguns estudos que estão sendo realizados sobre a temática e denunciar como este movimento tem afetado a educação brasileira, trazendo mandamentos e deveres de forma imperativa aos docentes, determinando ações que efetivam uma educação “sem sentido”, opressora, que visa a manutenção da mercantilização dos processos formativos, a redução da formação à aquisição de habilidades e competências, a seleção de conteúdos para atender diretrizes de alguns grupos e a eliminação do pluralismo de ideais.
Downloads
References
ADORNO, Theodor W. Educação – Para quê?. In: ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. 3 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
CORREIA, Marlene de Castro. Como Drummond constrói "Nosso tempo". Alea, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 73-86, jun. 2009. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1517-106X2009000100007>. Acesso em: 29 Set. 2018.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A gênese das teses do Escola sem Partido: esfinge e ovo da serpente que ameaçam a sociedade e a educação. In: Escola “sem” partido: Esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: LPP/UERJ, 2017.
OBSERVATÓRIO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Todos pela educação. São Paulo, 2018. Disponível em: <http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/673/documento-referencia.pdf>. Acesso em: 29 Out. 2018.
RODRIGUES, Henrique Estrada. “Escola sem partido”: a escola de nosso tempo? In: MATTOS, Hebe; BESSONE, Tânia; MAMIGONIAN, Beatriz G. (Org.). Historiadores pela democracia: o golpe de 2016 e a força do passado. ed. São Paulo: Alameda, 2016.
SOBREIRA, Henrique Garcia. Indústria Cultural, semiformação e educação do educador. In: PUCCI, Bruno, RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton e ZUIN, Antônio Álvaro Soares (Org.). Ensaios Frankfurtianos. São Paulo: Cortez, 2004.
ZUIN, Vânia Gomes; ZUIN, Antônio Álvaro Soares. A Formação no Tempo e no Espaço da Internet das Coisas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 37, n. 136, p. 757-773, set. 2016. Disponível em: . Acesso em: 29 Out. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.