Media education and teaching practice in a pandemic context

Authors

  • Daiane Trabuco da Cruz Secretaria de Estado da Educação da Bahia
  • Nilcelio Sacramento de Sousa Universidade Federal do Tocantins - UFT https://orcid.org/0000-0002-8908-1841
  • Abinalio Ubiratan da Cruz Subrinho Universidade do Estado da Bahía - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.933

Keywords:

Media education and teaching practice in a pandemic context

Abstract

Incorporating media Education into the school curriculum is to encourage non-compartmentalized teaching based on the active attitude of students, inevitably immersed in the digital environment. From this perspective, it is essential to use content that allows exploration through interdisciplinary. In this work, we use Scientific Method theme in a proposal for teaching by investigation, based on a didactic sequence, applied to high school and youth and adult Education students at a college in the State of Bahia. The guiding question of the present work was to assess whether our students are media prepared to position themselves in the digital world, as it is urgent for them to know to check the sources of any information and the posts intention, declared or subliminal, that they access. Thus, this project constituted a valuable diagnosis to encourage future actions on this theme in loco or in different spaces, being able to subsidize the teaching practice, which must be articulated between the different cultures, including cybernetics, in which young people are inserted, as well as their future expectations.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daiane Trabuco da Cruz, Secretaria de Estado da Educação da Bahia

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana, com especialização em Gestão e Educação Ambiental pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, mestrado e doutorado em Ciências - Botânica, pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Educação e na área de pesquisa em Ciência - especialmente em Genética. Já atuou no ensino superior. Atualmente leciona no ensino fundamental e médio, etapas da educação básica, como servidora pública. 

Nilcelio Sacramento de Sousa, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professor Adjunto na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2022). Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (2016). Especialista em Gestão, Coordenação e Orientação Educacional pela Faculdade Católica de Ciências Educacionais da Bahia (2010). Pedagogo pela Universidade do Estado da Bahia (2008). Licenciado em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2012). Foi professor efetivo do município de Mairi-Bahia, de 2001 a 2023. Atuou como professor substituto na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e como formador no Programa Nacional de Formação de Professores (Parfor) na Universidade do Estado da Bahia. Atuou também como Secretário Municipal de Educação, município de Mairi-BA, Coordenador e Supervisor Pedagógico no mesmo município e como Tutor na Universidade Federal de Alfenas no Curso de Gestão Pública Municipal. Líder do Grupo de pesquisa ATRAVESSAMENTOS: Estudos e Pesquisas sobre os cotidianos da formação docente e diferenças UFT e pesquisador vinculado aos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas - Escola, Memória e Cotidiano (GEPEMC/UFF) e Políticas do Corpo e Diferenças (POC's/UFPel). Membro da Associação Brasileira de Currículo ABdC. Tem realizado estudos na área da Educação, tendo como foco formação docente, narrativas, diferenças, gêneros, sexualidades em perspectivas interseccional e currículo. 

Abinalio Ubiratan da Cruz Subrinho, Universidade do Estado da Bahía - UNEB

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL), e Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Pós-Graduado em Educação Contemporaneidade e Novas Tecnologias pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), e em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduado em Letras Língua Portuguesa e Literaturas (UNEB) e Pedagogia (UNINTER). Desenvolve pesquisa em Práticas de Ensino, Ensino da Literatura, Formação Leitora, e Tecnologias Digitais, com ênfase nas seguintes temáticas: Metodologias Ativas, Docência e Cibercultura, Influenciadores Digitais, Plataformização da Leitura; Mediação, Recepção e Comércio de Obras Literárias na Internet. Acumula experiências enquanto Professor da Escola Básica, Coordenador Pedagógico, Gestor de Unidade de Ensino de Grande Porte, membro de Comitês para Formulação, Acompanhamento e Avaliação de Políticas Públicas para Educação. Atualmente é docente na (UNEB), nos Cursos de Formação de Professores (Graduação), ministrando os Componentes: Estágio Curricular Supervisionado, Prática Pedagógica, Didática, Tecnologias e Educação, também ministra aulas na Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem (UNIVASF). Coordena o Programa Universidade Para Todos (UPT), Território de Irecê. É vice-líder do Grupo de Pesquisa - Linguagem, Estudos Culturais e Formação do Leitor (LEFOR) no qual Coordena a Linha; Leitura, Sociedade, Hipermídias e Formação do(a) Leitor(a).

References

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

BUCKINGHAM, David. Media Education: Literacy, Learning and Contemporary Culture. Cambridge: Polity, 2003.

BUCKINGHAM, David. Cultura digital, educação midiática e o lugar da escolarização. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 37-58, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/13077. Acesso em: 15 set. 2022.

DESJARDINS, Jeff. What happens in an internet minuet in 2019? Publicado em: 13/03/2019. Visual Capitalist. Disponível em: https://bit.ly/2Y0us0L. Acesso em: 11 fev. 2022.

ESTEVES, Eduarda. A evolução das vacinas contra a Covid-19 e a corrida pela imunização em 2020. Publicado em: 01/01/2021. Saúde IG. Disponível em: https://saude.ig.com.br/coronavirus/2021-01-01/a-evolucao-das-vacinas-contra-a-covid-19-e-a-corrida-pela-imunizacao-em-2020.html. Acesso em: 11 fev. 2022.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Tradução de Moacir Gadotti e Lillian Lopes Martin. 21 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. (Coleção Educação e Comunicação, v. 1).

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

GALLO, Silvio. Conhecimento, transversalidade e educação: para além da interdisciplinaridade. Impulso: Revista de Ciências Sociais e Humanas, Piracicaba, SP, v. 10, n. 21, p. 115-133, 1997. Disponível em: http://www.cedap.assis.unesp.br/cantolibertario/textos/0119.html. Acesso em: 15 set. 2022.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1993.

MOSANER, Eduardo Júnior. Arte-educação: leitura de obras e elaboração de propostas poéticas a partir do acervo da pinacoteca do estado de São Paulo. 2008. 233 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) – Faculdade de Educação, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo/SP, 2008.

PIMENTA, Selma Garrido. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 521-539, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/9HMYtvM7bpRtzLv6XyvwBxw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 11 fev. 2022.

SANTAELLA, Lúcia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 22, p. 23-32, dezembro 2003. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/download/3229/2493./0. Acesso em: 15 set. 2022.

SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina, PI: EDUFPI, 2019.

SPINELLI, Egle Müller; SANTOS, Jéssica de Almeida. Saberes necessários da educação midiática na era da desinformação. Revista Mídia e Cotidiano, Rio de Janeiro, v. 13, n. 3, p. 45-61, 2019. Disponível em: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38112. Acesso em: 11 fev. 2022.

SOUSA, Nilcelio Sacramento de. Viagens e narrativas sobre gênero e sexualidade na (des)formação docente: (re)invenção de mim e de nós. 2022. 311 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói/RJ, 2022.

TANAJURA, Laudelino Luiz Castro; BEZERRA, Ada Augusta Celestino. A Pesquisa-ação sob a ótica de René Barbier e Michel Thiollent: aproximações e especificidades metodológicas. Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos, SP, v. 07, n. 13, p. 10-23, jan./jun. 2015. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/408. Acesso em: 11 fev. 2022.

Published

2025-01-02

How to Cite

Trabuco da Cruz, D. ., Sacramento de Sousa, N., & da Cruz Subrinho, A. U. . (2025). Media education and teaching practice in a pandemic context. Devir Educação, 9(1), e–933. https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.933