Profissionalização do ensino no espaço público institucional: os agentes do campo educacional na propaganda governamental do censo escolar

Autores

  • Regina Zanella Penteado Universidade Estadual Paulista - UNESP Rio Claro
  • Belarmino Cesar Guimarães da Costa Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP
  • Clayton José Budin Universidade Estadual Paulista - UNESP de Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.844

Palavras-chave:

Educação, Comunicação, Profissionalização Docente

Resumo

A partir da transversalidade e do diálogo entre as áreas de educação e comunicação, este artigo analisa o filme da propaganda governamental do censo escolar brasileiro de 2021 e observa os seus elementos estéticos e de linguagem fílmica para obter representações da educação no espaço público institucional e a maneira como nele está construída a ideia de docência como profissão. Ao destacar imagens da propaganda institucional, a abordagem é sobre os elementos cênicos, as padronagens de cores, a construção de personagens, as posturas, os gestos e os figurinos, para transcender a percepção dos detalhes em termos de reflexão sobre o texto/diálogo, metáforas e a simbolização imanente. A análise encontra fundamentação teórica nos aportes conceituais bourdieusianos de campo, agente e habitus. A propaganda governamental, naqueles momentos históricos de autoritarismo, expressa formas de representação (de escola e dos espaços de trabalho escolar; de agentes educacionais; dos relacionamentos que os profissionais da educação estabelecem no campo educacional, dentre outras) que reproduzem violências simbólicas, estereotipias de gênero e relações de dominação, segregação e colonialidade que tensionam a profissionalização do ensino, naquilo que envolve a docência evoluir de uma concepção de vocação para uma de profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Zanella Penteado, Universidade Estadual Paulista - UNESP Rio Claro

Pós-Doutorado em Educação - linha: Linguagem, Experiência, Memória e Formação  - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP/Rio Claro (2017); Doutorado em Educação - linha: Formação de Professores e Trabalho Docente - UNESP/Rio Claro (2022); Doutorado e Mestrado em Saúde Pública/Coletiva -  Faculdade de Saúde Pública FSP/USP (2003 e 2000 respectivamente); Graduações: Fonoaudiologia - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990) e Pedagogia - Universidade Virtual de São Paulo (2023); Magistério com Habilitação na Pré-Escola (1986).

Belarmino Cesar Guimarães da Costa, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Doutor em Educação - Unicamp (1999) área de Filosofia e História da Educação; Mestre em Educação - UFSCar (1993) área de Fundamentos da Educação; Jornalista - Unimep (1983). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (linha: História e Filosofia da Educação) e de Cursos de Jornalismo; Cinema e Audiovisual e Radio/TV/Internet da UNIMEP/Piracicaba. 

Clayton José Budin, Universidade Estadual Paulista - UNESP de Rio Claro

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Rio Claro (2022); Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Rio Claro (2014); Graduação em Geografia (bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp de Presidente Prudente (2010); Graduação em Geografia (licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp de Presidente Prudente (2007).  

Arquivos adicionais

Publicado

2024-05-20

Como Citar

Zanella Penteado, R., Guimarães da Costa, B. C., & Budin, C. J. (2024). Profissionalização do ensino no espaço público institucional: os agentes do campo educacional na propaganda governamental do censo escolar . Devir Educação, 8(1), e–844. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.844

Edição

Seção

Artigos