Weber, educação, sociologia da educação

Autores

  • Iael Souza Universidade Federal do Piauí - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.545

Palavras-chave:

racionalização; dominação (racional-legal); desencantamento; burocratização; educação.

Resumo

O presente artigo pretende construir uma aproximação, a mais adequada possível, à percepção de Max Weber sobre a educação numa sociabilidade racionalizada/burocratizada, como é o caso do mundo moderno, capitalista, selecionando alguns dos conceitos-chave desenvolvidos pelo autor que acredita-se manterem relação direta e indiretamente com a problemática educacional, visando contribuir com a elaboração de uma sistematização possível, dentre outras, para as reflexões na área de Sociologia da Educação.

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Biografia do Autor

Iael Souza, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí, lotada no Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), campus de Teresina. Pesquisadora do NETSS (Núcleo de Estudos em Trabalho, Saúde e Subjetividade), da UNICAMP/SP e do NESPEM (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Emancipação Humana), da UFPI/PI

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Publicado

2022-05-06

Como Citar

Souza, I. (2022). Weber, educação, sociologia da educação. Devir Educação, 6(1), e–545. https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.545

Edição

Seção

Artigos