A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, A CAMINHO DE UMA ECOLOGIA INTEGRAL
OS IMPEDITIVOS DA SEMIFORMAÇÃO E DA INDÚSTRIA CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.30905/ded.v3i1.128Palavras-chave:
Educação Ambiental Crítica, Semiformação, Indústria Cultural, Laudato Sì.Resumo
Os mecanismos do capitalismo, pelo acúmulo do capital, alimentam forças que não mais respeitam os limites do sistema do planeta Terra para a sua regeneração. Neste sentido, buscamos problematizar as raízes e identificar as possíveis respostas a este desafio, à medida que dialogamos com o pensamento de Adorno, principalmente com as categorias de “semiformação” e “indústria cultural”, com o intuito de contribuir na busca de uma Ecologia Integral. Este artigo pretende avançar no diálogo entre a Educação Ambiental Crítica e o conceito de Ecologia Integral, presente como proposta fundante da Encíclica Laudato Sì, documento redigido pelo Papa Francisco, que também procura desvelar nossa sociedade como reprodutora das relações que propiciam a atual crise socioambiental. A contribuição inevitável da educação para a construção de sociedades mais sustentáveis deve ser apoiada e apenas será possível por meio de uma educação crítica e transformadora, sentido para o qual que este texto pretende contribuir.
Downloads
Referências
ADORNO, T.W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
ADORNO, T.W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
AGOSTINI, N. Igreja Católica e ciências: por uma cultura do diálogo e da vida. Revista Pistis & Praxis (Impresso), Teol. Pastor., Curitiba, v. 5, n. 1, p. 185-205, jan./jun. 2013.
IGREJA CATÓLICA. Papa Francisco. Carta Encíclica Laudato Sì: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas, 2015.
LOUREIRO, C. F. B. Trajetórias e fundamentos da educação ambiental. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
LOUREIRO, C. F. B. Teoria Crítica. In. JÚNIOR, Luiz Antônio Ferraro (Org.). Encontros e Caminhos: formação de educadoras (es) ambientais e coletivos educadores (es). Brasília MMA. Diretoria de Educação Ambiental, 2005, p.323-332.
MARR, W. L. (agosto, 2003). Adorno, Semiformação e Educação. Educação e Sociedade, Campinas, 24(83), p. 459-476.
___________. A guisa de introdução: Adorno e a experiência formativa. In: ADORNO, T.W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995, p. 11-28.
MURAD. A. Laudato Sì e a Ecologia Integral. Revista Ecoteologia, n. 2, Brasília: REPAM, 2017.
PORTILHO, F. Sustentabilidade Ambiental, Consumo e Cidadania. São Paulo: Cortez, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.