Prácticas Pedagógicas en la Educación Infantil: algunas implicaciones del trabajo docente en el desarrollo del lenguaje oral

Autores/as

  • Priscila da Silva Rocha Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Amanda Valiengo Universidade Federal de São João del Rei/ UFSJ
  • Elieuza Aparecida de Lima Universidade Estadual Paulista/ UNESP

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.382

Palabras clave:

Educación; Educación Infantil; Lenguaje oral; Géneros orales.

Resumen

Este artículo tiene como objetivo presentar y discutir sobre las implicaciones del trabajo docente en el desarrollo del niño dentro del contexto de la Educación Infantil, especialmente al referirse al desarrollo del lenguaje oral. La discución parte de temas de los resultados de una averiguación de maestria acabada, en que se há propuesto identificar y analizar prácticas pedagógicas en las cuales los géneros orales son instrumentos de enseñanza para el desarrollo del lenguaje oral en la Educación Infantil. Según esta consideración, el estúdio toma por base los princípios de la Teoría Histórico-Cultural para caracterizar y discutir la naturaleza social del desarrollo humano, considerando su historicidad y la cultura como fuente de constitución de la persona. Consistió de una averiguación realizada con característica cualitativa acerca de las suposiciones de la averiguación participante. Especialmente en este artículo, se presentan percepciones de una profesora administradora en una clase de niños de cinco años de edad de la Educación Infantil de una red municipal de Minas Gerais. Los resultados apuntan para la necesidad de la maestria ser actividad; la emergencia de los procesos de la formación continuada y reflexiones sobre el papel de la maestra en el desarrollo del lenguaje oral infantil, de forma a organizar situaciones, tiempos, espacios y materiales dando oportunidades al uso de los géneros orales.

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Biografía del autor/a

Priscila da Silva Rocha, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Mestra em Educação pela UFSJ. Professora da rede estadual de Minas Gerais. Estudante do curso de Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF.

Amanda Valiengo, Universidade Federal de São João del Rei/ UFSJ

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Marília (2005). Concluiu Mestrado em Educação (2008) e Doutorado em Educação, com estágio em Portugal (2012) pela mesma Universidade. Pós-doutora pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018). Atualmente, é professora Adjunta da Universidade Federal de São João Del Rei, MG, no Departamento de Ciências da Educação e no Mestrado em Educação. É pesquisadora na área de Educação Infantil, brincadeira e leitura para a infância. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa CRIA - Centro de respeito às infâncias e suas aprendizagens. Membro do grupo de pesquisa: Grupo de Estudos e de Pesquisa em Especificidades da docência na Educação Infantil (GEPEDEI, Unesp - Marília). Coordenadora de área no PIBID -Pedagogia. Desenvolve um projeto de extensão: CRIA, envolvendo a educação infantil e as artes. Foi professora na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, MG, nos Curso de Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Humanidades (2013-2016). Atuou como Vice-coordenadora da Licenciatura em Pedagogia (2013-2015). Coordenou o subprojeto PIBID Interdisciplinar Ler e Ser (UFVJM-Campus JK), envolvendo três áreas de conhecimento: Educação Física, Letras e Pedagogia (2014-2016). Exerceu atividades de docência nas séries iniciais do Ensino Fundamental na Prefeitura de Mogi das Cruzes, SP, de Vera Cruz, SP e na rede estadual de Ensino do estado de São Paulo. Foi professora universitária na UNISUZ (Suzano) (2008-2013) e Universidade Brás Cubas (Mogi das Cruzes) (2012-2013). 

Elieuza Aparecida de Lima, Universidade Estadual Paulista/ UNESP

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Marília (1996). Concluiu Mestrado em Educação (2001) e Doutorado em Educação (2005) pela mesma Universidade. Atualmente, exerce atividades de docência, pesquisa, extensão e gestão na Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília (SP)., junto ao Departamento de Didática. É docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC, Unesp, Marília, SP. Integra o quadro de assessores científicos "ad hoc" da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Formação e Atuação de Professore(a)s da/na Educação Infantil, e Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: Docência na Educação Infantil, Formação de Professore(a)s para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Currículo, Planejamento e Avaliação na Educação Infantil, Prática de Ensino, Didática, Educação e Desenvolvimento Infantis sob a perspectiva da Teoria Histórico Cultural, Formação de Leitores e Produtores de Textos. É membro líder do "Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Especificidades da Docência na Educação Infantil" - GEPEDEI e membro do Grupo de Pesquisa: "Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico Cultural", cadastrados junto ao CNPq.

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Publicado

2022-05-09

Cómo citar

Rocha, P. da S., Amanda Valiengo, & Elieuza Aparecida de Lima. (2022). Prácticas Pedagógicas en la Educación Infantil: algunas implicaciones del trabajo docente en el desarrollo del lenguaje oral. Devir Educação, 6(1), e–382. https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.382

Número

Sección

Dossiê tematico 1 - Desenvolvimento profissional docente, práticas pedagógicas e avaliação na educação infantil: questões para o debate

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