Pedagogical practices in Early Childhood Education:some implications of the teaching activity in the oral development

Authors

  • Priscila da Silva Rocha Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Amanda Valiengo Universidade Federal de São João del Rei/ UFSJ
  • Elieuza Aparecida de Lima Universidade Estadual Paulista/ UNESP

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.382

Keywords:

Education; Early Childhood Education; Oral language; Oral genders.

Abstract

This article aims to present and show implications of the teaching activity for the child development in Early Childhood Education context, especially in terms of the oral language development. The discussion starts with the result fragments of a completed master´s degree research that focused on the identification and analysis of pedagogical practices in a context where oral genders are teaching tools required for the oral language development in Early Childhood Education. According to this premise, the study is supported by the Cultural-Historic Theory principles designed to feature and discuss the social nature of the human development by considering the historicity and culture as part of the person’s constitution. Within this perspective, it employed the qualitative approach as per the assumptions of a participating research. This article presents, in particular, the perceptions of a regent teacher in a five-year-old children school class of the Early Childhood Education, which belongs to the municipal system in Minas Gerais. The results point out the need of the teaching activity; the urgent importance of the continuing education processes and reflections on the teacher’s role for the children oral language development in order to arrange situations, time, spaces and materials to provide opportunities to use the oral genders.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Priscila da Silva Rocha, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Mestra em Educação pela UFSJ. Professora da rede estadual de Minas Gerais. Estudante do curso de Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF.

Amanda Valiengo, Universidade Federal de São João del Rei/ UFSJ

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Marília (2005). Concluiu Mestrado em Educação (2008) e Doutorado em Educação, com estágio em Portugal (2012) pela mesma Universidade. Pós-doutora pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018). Atualmente, é professora Adjunta da Universidade Federal de São João Del Rei, MG, no Departamento de Ciências da Educação e no Mestrado em Educação. É pesquisadora na área de Educação Infantil, brincadeira e leitura para a infância. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa CRIA - Centro de respeito às infâncias e suas aprendizagens. Membro do grupo de pesquisa: Grupo de Estudos e de Pesquisa em Especificidades da docência na Educação Infantil (GEPEDEI, Unesp - Marília). Coordenadora de área no PIBID -Pedagogia. Desenvolve um projeto de extensão: CRIA, envolvendo a educação infantil e as artes. Foi professora na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, MG, nos Curso de Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Humanidades (2013-2016). Atuou como Vice-coordenadora da Licenciatura em Pedagogia (2013-2015). Coordenou o subprojeto PIBID Interdisciplinar Ler e Ser (UFVJM-Campus JK), envolvendo três áreas de conhecimento: Educação Física, Letras e Pedagogia (2014-2016). Exerceu atividades de docência nas séries iniciais do Ensino Fundamental na Prefeitura de Mogi das Cruzes, SP, de Vera Cruz, SP e na rede estadual de Ensino do estado de São Paulo. Foi professora universitária na UNISUZ (Suzano) (2008-2013) e Universidade Brás Cubas (Mogi das Cruzes) (2012-2013). 

Elieuza Aparecida de Lima, Universidade Estadual Paulista/ UNESP

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Marília (1996). Concluiu Mestrado em Educação (2001) e Doutorado em Educação (2005) pela mesma Universidade. Atualmente, exerce atividades de docência, pesquisa, extensão e gestão na Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília (SP)., junto ao Departamento de Didática. É docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC, Unesp, Marília, SP. Integra o quadro de assessores científicos "ad hoc" da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Formação e Atuação de Professore(a)s da/na Educação Infantil, e Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: Docência na Educação Infantil, Formação de Professore(a)s para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Currículo, Planejamento e Avaliação na Educação Infantil, Prática de Ensino, Didática, Educação e Desenvolvimento Infantis sob a perspectiva da Teoria Histórico Cultural, Formação de Leitores e Produtores de Textos. É membro líder do "Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Especificidades da Docência na Educação Infantil" - GEPEDEI e membro do Grupo de Pesquisa: "Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico Cultural", cadastrados junto ao CNPq.

References

AKURI, Juliana Guimarães Marcelino; LIMA, Elieuza Aparecida de; CASTRO, Rosane Michelli de. Sobre o currículo na educação infantil e os fundamentos da teoria histórico-cultural: questões e reflexões. Teoria e Prática da Educação, v. 21, n. 1, p. 15-27, nov. 2018.

ARENA, D. B.; ARENA, A. P. B. Palavras e seus sentidos em traduções de Marxismo e filosofia da linguagem. Revista Todas as letras (MACKENZIE. Online), v. 20, p. 223 - 235, 2018. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/9395 Acesso em: 05 de jan. 2021.


BAKHTIN, Mikhail /VOLOCHÍNOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem. 12.ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2006.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues; BORGES, Maristela Correa. A pesquisa participante: um momento da educação popular. Revista de Educação Popular, v. 6, n. 1, 2007.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE∕CEB nº 5/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 18 dez de 2009.

CASTRO, Rosane Michelli de; LIMA, Elieuza Aparecida de. Didática para a Educação Infantil: implicações do materialismo histórico dialético e da Teoria Histórico-Cultural. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v.12, n.35, p.121-142, jan./abril, 2012.

DORNELAS, Daniela Fernandes Lopes. Linguagem oral de crianças de zero a três anos: concepções e práticas de professoras de educação infantil. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2017.

GATTI, Bernardete Angelina. Formação continuada de professores: a questão psicossocial. Cadernos de pesquisa, n. 119, p. 191-204, 2003.

______. Por uma política de formação de professores. Revista Pesquisa FAPESP, São Paulo, maio 2018. Entrevista concedida a Bruno de Pierro. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/bernardete-angelina-gatti-por-uma-politica-de-formacao-de-professores/. Acesso em: 28 de fev. 2021.

LEONTIEV. Alexis. Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. 2.ed. São Paulo: Centauro, 2004.

______. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKII, Lev Semionovitch, LURIA, Alexander Romanovich, LEONTIEV, Alexis. Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone: Edusp, p. 103-117, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos. A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade. Educar em Revista, Editora UFPR, n.24, p. 113-147, 2004.

MAGALHÃES, Cassiana. GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelin Simões, SILVA, Greice Ferreira da. MELLO, Suely Amaral. Planejando a ação docente para o máximo desenvolvimento da infância. In: Sinara Almeida da; MELLO, Suely Amaral. (Org.). Teoria Histórico-Cultural na Educação Infantil: conversando com professoras e professores. 1.ed. Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 219-230.

MELLO, Suely Amaral. Contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a Educação da pequena infância. Revista Cadernos da Educação, n. 50, 2015.

______. Infância e Humanização: algumas considerações na perspectiva histórico-cultural. Perspectiva – Revista do Centro de Ciências da Educação, Florianópolis, v. 25, n. 1, p. 83-104, jan./jul., 2007.

______. A Escola da Vygotsky. In: CARRARA, Kester. (Org.). Introdução à Psicologia da Educação: seis abordagens. 1.ed. São Paulo: AVERCAMP, 2004, v. único, p. 135-155.

SACCOMANI, Maria Cláudia da Silva. A importância da educação pré-escolar para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. 342 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2018.

VIGOTSKII, Lev Semionovitch. Obras Escogidas III. Madrid: Visor, 1995.

______. Obras Escogidas IV. Madrid: Visor, 1996.

______. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, Lev Semionovitch, LURIA, Alexander Romanovich, LEONTIEV, Alexis. Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone: Edusp, 2010, p. 103-117.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Sete aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Organização [e tradução] Zoia Prestes, Elizabeth Tunes, Claudia da Costa Guimarães Santana. – 1.ed. Rio de Janeiro: E-Papers, 2018a.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e criação na infância. Trad. Zóia Prestes e Elizabeth Tunes. São Paulo: Expressão Popular, 2018b.

______. A brincadeira e seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais. p. 23-36, jun. 2008.

______. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Published

2022-05-09

How to Cite

Rocha, P. da S., Amanda Valiengo, & Elieuza Aparecida de Lima. (2022). Pedagogical practices in Early Childhood Education:some implications of the teaching activity in the oral development. Devir Educação, 6(1), e–382. https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.382

Issue

Section

Dossiê tematico 1 - Desenvolvimento profissional docente, práticas pedagógicas e avaliação na educação infantil: questões para o debate

Most read articles by the same author(s)