A nova reforma do Ensino Médio amparada pela lei 13.415 e suas ameaças para a disciplina de educação física

Autores/as

  • Bruna Beatriz da Rocha Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Marcio Norberto Farias UFLA - Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.224

Palabras clave:

Educação Física escolar; Reforma; Novo Ensino Médio

Resumen

Este estudo parte da preocupação com o debate sobre as mudanças propostas na reforma do Ensino Médio e seus possíveis impactos sobre a Educação Física. Nesse sentido, o recorte a ser realizado no trabalho busca esboçar uma interpretação sobre a lei 13.415 que se volta para o Ensino Médio em um processo que afeta a formação humana em meio às políticas educacionais e as propostas pedagógicas existentes. Pretende-se construir uma reflexão teórica para verificar a literatura produzida sobre o tema, especialmente aquelas obras que servem de subsídio para as proposta pedagógicas disponíveis dentro da Educação Física voltadas para o Ensino Médio. Com isso, espera-se obter respostas suficientes que contribuam para o esclarecimento do impacto da Nova Reforma do Ensino Médio em face de um contexto que tende a flexibilizar a educação o que se relaciona diretamente com a conjuntura capitalista do século XXI.

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Biografía del autor/a

Bruna Beatriz da Rocha, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Mestre em Educação, pela Universidade Federal de Lavras. Pós-graduanda em Didática e Trabalho Docente, pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerias - Campus São João Del Rei.

Marcio Norberto Farias, UFLA - Universidade Federal de Lavras

Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Campus Araraquara, com pós-doutoramento em Filosofia da Educação na Universidade de Leipzig (Alemanha). Docente do Departamento de Educação Física na Universidade Federal de Lavras, Lavras, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2020-08-12

Cómo citar

Rocha, B. B. da ., & Farias, M. N. (2020). A nova reforma do Ensino Médio amparada pela lei 13.415 e suas ameaças para a disciplina de educação física . Devir Educação, 85–100. https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.224